Questões de Concurso Comentadas sobre relação entre indivíduo e sociedade em sociologia

Foram encontradas 1.282 questões

Q3029022 Sociologia
Na obra As Consequências da Modernidade (1991), Antony Giddens explora as visões de sociólogos clássicos como Durkheim, Marx e Weber sobre a modernidade. Qual das alternativas a seguir NÃO está alinhada com as perspectivas desses autores?
Alternativas
Q3029017 Sociologia
Segundo Weber, para chegar ao conhecimento que pretende, o cientista social deve efetuar quatro operações (QUINTANEIRO; BARBOSA; OLIVEIRA, 2002), assinale a alternativa CORRETA:

I. Estabelecer leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo.
II. Analisar e expor ordenadamente o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação.
III. Remontar ao passado para observar como se desenvolveram as diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procurar fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores.
IV. Avaliar as constelações possíveis no futuro. 
Alternativas
Q3029016 Sociologia
De acordo com pensamento de Durkheim discutido em Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), a predominância de certas normas do Direito é um indicador da presença de um ou de outro tipo de solidariedade, por isso, que:
Alternativas
Q3029015 Sociologia
Leia o texto a seguir.

“(...) refere-se às formas estabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada sociedade e em um período histórico determinado. Ele expressa o modo como os homens se organizam entre si para produzir; que formas existem naquela sociedade de apropriação de ferramentas, tecnologia, terra, fontes de matéria-prima e de energia, e eventualmente de trabalhadores; quem toma decisões que afetam a produção; como a massa do que é produzido é distribuída, qual a proporção que se destina a cada grupo, e as diversas maneiras pelas quais os membros da sociedade produzem e repartem o produto.”

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.p. 32 e 33)
Qual conceito de Karl Marx está descrito no texto acima?
Alternativas
Q3029014 Sociologia
Considerando as ideias contidas na obra Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), assinale a alternativa CORRETA sobre o pensamento de Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon:
Alternativas
Q3029010 Sociologia
Conforme as ideias debatidas por Randall Collins, na obra Quatro Tradições Sociológicas (2009), qual a opção que caracteriza a tradição racional-utilitarista?
Alternativas
Q3023533 Sociologia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

4. Pierre Bourdieu.


Coluna 2


( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.


( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.


( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.


( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3023511 Sociologia

De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Q3023510 Sociologia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2 


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3023508 Sociologia
De acordo com a abordagem de Karl Marx, as sociedades se formam na dinâmica do intercâmbio entre sociedade e natureza por meio do trabalho (Bottomore, 2001). Para o autor, o processo histórico que caracteriza os distintos tipos de sociedade está marcado, fundamentalmente:
Alternativas
Q3023505 Sociologia

Em relação a Émile Durkheim e seu arcabouço teórico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Define “fato social” como objeto de estudo distintivo da Sociologia em relação a outras ciências.


II. Fatos sociais são reconhecíveis por serem capazes de exercer sobre as consciências particulares uma influência coercitiva.


III. Chamou de “espírito de adesão ao grupo” a disposição individual em aderir a uma sociedade.

Alternativas
Q3023504 Sociologia

Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel, e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:


I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da construção da Sociologia.


II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus objetos de estudo à época.


III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais fundadores da Sociologia em algumas obras. 


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2949066 Sociologia

Evidências históricas indicam que a cultura humana esteve, desde seus primórdios, intimamente ligada à noção da distinção e da discriminação entre grupos sociais. Mais recentemente, pode-se observar que o processo histórico vem revelando uma marcante tendência à diferenciação e uma crescente complexidade das sociedades. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2949054 Sociologia

Quanto às teorias a respeito da expansão da pobreza no mundo ocidental e às críticas ao capitalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2949046 Sociologia

Com o advento da burguesia, a sociologia no Brasil passou por profundas mudanças em seu modo de pensar a realidade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2949042 Sociologia

Ainda acerca do desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta no que se refere ao início do século XIX.

Alternativas
Q2949039 Sociologia

Com relação ao desenvolvimento da sociologia no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2949024 Sociologia

Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral no que se refere a uma sociedade. Nesse contexto, assinale a opção correta com relação a fato social.

Alternativas
Q2934124 Sociologia
A sociologia clássica compreende três perspectivas de análise da sociedade, cada qual com uma abordagem teóricometodológica distinta. Tendo em vista o contexto histórico das primeiras análises sociológicas, as teorias e os conceitos então produzidos, considere as seguintes afirmativas:

1. A sociologia de Durkheim buscava conhecer os fenômenos que explicariam a integração social e tinha, entre seus principais conceitos, os de coesão social, solidariedade mecânica e orgânica, instituições sociais e consciência coletiva.

2. Uma das principais contribuições de Karl Marx para a Sociologia foi a análise da mudança social, em especial o conhecimento da dinâmica da sociedade capitalista. Entre os conceitos que fazem parte de sua teoria, tem-se conflito de classe, modo de produção, contradição social, trabalho e mais-valia.

3. Tendo por objetivo conhecer e transformar a sociedade de seu tempo, Marx analisou-a segundo a dialética materialista (ou método dialético).

4. Visando estabelecer uma metodologia própria para a Sociologia, Weber escreveu “As regras do método sociológico”, obra na qual sistematizou seu percurso analítico.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2934123 Sociologia
Levando em conta seus conhecimentos sobre Durkheim, Marx e Weber, e a relação entre indivíduo e sociedade, considere as seguintes afirmativas: 1. Max Weber propôs interpretar o sentido da ação social. Assim, a partir do indivíduo, seria possível compreender os fenômenos sociais. 2. O indivíduo criativo e empreendedor, independentemente de sua posição na estrutura social, teria poder revolucionário, segundo Marx. 3. As análises de Durkheim sobre a relação entre indivíduo e sociedade mostraram que o indivíduo tem poder e autonomia frente à sociedade e a modifica, independentemente das instituições sociais e da tradição. 4. Para Durkheim, a sociedade é totalmente determinada pelo ambiente físico. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: A
6: C
7: E
8: D
9: D
10: C
11: A
12: C
13: D
14: B
15: B
16: B
17: C
18: A
19: D
20: A