Questões de Concurso
Comentadas sobre revolução e transformação social em sociologia
Foram encontradas 118 questões
“Há cerca de um século, os dois termos ‘reformas’ e ‘revolução’, com frequência unidos no enunciado interrogativo ‘reformas ou revolução’, indicam as duas estratégias alternativas que foram sucessivamente adotadas no âmbito do movimento operário para transformação da sociedade no sentido socialista ou, para usar uma expressão corrente (ainda que tudo, menos clara), durante o estado de transição.”
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. Campus, 2000. P. 577
Sobre o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação ao sistema de segurança pública brasileiro em vigor, desenvolvido a partir da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu um compromisso legal com a segurança individual e coletiva no país, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.
A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de
A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:
Historicamente, a distância entre os projetos das elites e as visões de mundo dos diferentes conjuntos populacionais no Brasil originou importantes conflitos sociais e políticos. Um dos mais conhecidos foi a guerra de Canudos no interior da Bahia, pouco tempo depois da Proclamação da República. José Murilo de Carvalho descreve que sob a liderança de um líder messiânico, Antonio Conselheiro, formou-se uma comunidade irmanada por práticas religiosas tradicionais. Entre as razões do conflito, que acabou envolvendo o Estado e as forças militares contra milhares de sertanejos, estava a discordância do Conselheiro com relação a medidas adotadas pela República, entre elas,
Para José Murilo de Carvalho, o processo de aquisição dos direitos civis para o exercício da cidadania no Brasil é ainda hoje difícil de ser resolvido. Historicamente, o autor destaca três empecilhos principais:
A construção da cidadania é um processo longo e difícil. José Murilo de Carvalho relata que no caso brasileiro, até o final do período colonial, a maioria da população estava excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. A independência não introduziu mudança radical neste panorama. Durante o período do Império, algumas pequenas medidas trouxeram alguns avanços como a aprovação pela Câmara dos deputados, em 1881, da lei que introduzia o voto direto. Entretanto, essa lei trazia uma série de restrições, o que dificultava a ampliação dos direitos civis e que provocaram os protestos de Joaquim Nabuco. Entre estas restrições constavam
No Brasil, o surgimento da República instaura o Estado laico, considerando juridicamente todas as religiões em pé de igualdade e garantindo a liberdade religiosa. Entretanto, Emerson Giumbelli observa que demoraria algum tempo para que o campo religioso estivesse suficientemente livre do jugo da Igreja Católica. Para que a liberdade religiosa viesse a ocorrer de fato no Brasil, este autor assinala a importância de duas circunstâncias:
Martin Carnoy, em sua obra Estado e Teoria Política, discute o papel do Estado nas atuais sociedades capitalistas. Acerca desse papel, assinale a opção correta.
Acerca do papel inicial da sociologia, assinale a opção correta.
Considerando o contexto histórico do surgimento da sociologia, assinale a opção correta.
“Nos últimos 30 anos, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.” (LIMA, 2013).
Tendo por base o texto apresentado e as análises sociológicas atuais sobre a instituição Família, é correto afirmar:
Tendo como base os estudos atuais sobre instituições familiares, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) Apesar do ingresso das mulheres no mercado de trabalho, estudos constatam que as práticas tradicionais familiares ligadas à divisão de tarefas não se modificaram de forma expressiva.
( ) No Brasil, os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.
( ) O conceito sociológico de “família” é definido como agrupamento biológico produzido pelo acaso.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
“Aproxima-se o dia em que será preciso limitar os direitos e poderes do automóvel, não sem dificuldade e destruição. A rua? É o lugar (topia) do encontro, sem o qual não existem outros encontros possíveis nos lugares determinados (cafés, teatros, salas diversas). (…) Nela efetua-se o movimento, a mistura, sem os quais não há vida urbana, mas separação, segregação estipulada e imobilizada.”
Henri Lefèbvre.
Partindo-se do pressuposto de que existe uma relação entre o trecho apresentado e os movimentos sociais ocorridos recentemente no Brasil, é correto afirmar:
É incorreto afirmar, sobre o surgimento da Sociologia no Brasil, e sua relação com a educação:
Sobre a Sociologia, é incorreto afirmar.
Analise as afirmativas abaixo, sobre a origem da Sociologia.
I - A Sociologia é uma forma de saber científico originada no século XIX.
II - Como qualquer ciência, ela é fruto do mero acaso e responde às necessidades dos homens de seu tempo.
III - Do ponto de vista histórico-social, inúmeros fatores poderiam ser apontados como marcantes para o surgimento da Sociologia. Três acontecimentos, no entanto, podem ser destacados como fundamentais para esse processo: o Iluminismo, a Revolução Industrial e a Revolução Americana.
IV - A herança francesa do Iluminismo e as ondas de choque da Revolução Francesa levaram Augusto Comte (1798-1857), em seu quinto volume do curso Curso de Filosofia Positiva , a examinar a solicitação por uma disciplina dedicada ao estudo científico da sociedade.
V - Uma tática que Comte empregou para fazer com que a Sociologia parecesse legítima foi postular a lei dos três estados , na qual o conhecimento está sujeito, em sua evolução, a passar por três estados diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo.
VI - O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) defendeu a pesquisa por leis sociológicas e adotou a posição comteana de que o conhecimento sociológico poderia ser usado para construir uma sociedade melhor. Para Durkheim, a questão central da Sociologia era propor explicações para a integração da sociedade, quando esta se torna maior e mais complexa.
VII - Como Comte e Durkheim, que construíram suas teorias sociológicas com base no primado do sujeito, Weber vai orientar toda a sua produção sociológica na idéia de que o indivíduo é o elemento fundante na explicação da realidade social.
Assinale a alternativa correta.
Considerando a discussão sobre cidadania e direitos sociais no Brasil, José Murilo de Carvalho cunha a expressão “estadania” em oposição à concepção de cidadania em seu sentido pleno. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA: