Questões de Sociologia - Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas para Concurso
Foram encontradas 47 questões
Onde quer que sejam colocadas em prática, iniciativas de ação afirmativa – a política de cotas raciais sendo recentemente o exemplo mais notório no Brasil – suscitam debates e polêmicas de diversos teores na esfera pública.
Do ponto de vista de sua fundamentação filosófica, os argumentos mobilizados para justificá-las enquanto ações moralmente válidas são:
Em sua definição primeira, o termo refere‑se a processos de mudança das paisagens urbanas, aos usos e significados de zonas antigas e(ou) populares das cidades que apresentam sinais de degradação física, passando a atrair moradores de rendas mais elevadas. Essas pessoas mudam‑se gradualmente para tais locais, cativados por algumas de suas características – arquitetura das construções, diversidade dos modos de vida, infraestrutura, oferta de equipamentos culturais e históricos, localização central ou privilegiada, baixo custo em relação a outros bairros –, passando a demandar e consumir outros tipos de estabelecimentos e serviços inéditos.
Internet: <www.ea.fflch.usp.br> (com adaptações).
TEXTO II
A segunda maior cidade do País, o Rio de Janeiro, também sofre com tal problema, e não é de hoje. A reforma higienista realizada há mais de um século formatou a capital fluminense a partir de uma tendência que ainda se repete. Para ampliar as vias e implementar praças no Rio, houve um custo humano. Os cortiços foram fechados, e a população foi despejada para o que viria a se consolidar como as favelas atuais.
Internet: <www.summitmobilidade.estadao.com.br> (com adaptações).
Os textos I e II referem‑se à questão social intitulada
Laraia, R.B. Cultura, um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: 2009.
No trecho acima, o autor faz uma crítica ao:
Maria, ao analisar a afirmação de João, observou corretamente que
SOARES, Antonio Mateus de Carvalho. Revista de C. Humanas, Viçosa, v.14, n.1, p. 75-190, jan./jun. 2014.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:
( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.
( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.
( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.
( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2006.
Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:
I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.
II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.
III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.
É correto o que se afirma em
Adaptado de HARVEY, David. A liberdade da cidade, GEOUSP Espaço e Tempo (v. 13, n. 2, 2009, p. 9.
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito de pensar a cidade como um direito.
I. O direito à cidade deve ultrapassar o direito ao acesso do que já está disponível, permitindo transformar a cidade em algo que esteja de acordo com os interesses de seus cidadãos. II. O direito à cidade se expressa em duas demandas recorrentes na metrópole paulistana: a ocupação democrática dos espaços urbanos e o fortalecimento da cultura de participação política. III. O direito à cidade opera como um conceito aglutinador, na medida em que alinha uma série de outras políticas de inclusão, participação e uso dos espaços públicos urbanos.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao pensamento de DaMatta, assinale a alternativa correta.
“Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações.” (Darcy Ribeiro, 1995).
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.
Transição demográfica, fator evocado pelos defensores
da reforma da previdência, significa crescimento exponencial
da população de um país.
A ideia de território ganha centralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja através da autonomia outorgada aos referenciais curriculares de cada município, estado ou do Distrito Federal, seja considerando a diversidade das juventudes e a própria experiência do estudante nas diferentes regiões e contextos. No contexto educacional, o conceito de territorialidade designa identidades, sentidos e sentimentos de pertencimento a determinado lugar ou situação social, considerando, desse modo, a concepção humana integral, cognitiva e socioemocional.
Adaptado de IGNEZ, M. Integração curricular: o que, por que e como? In https://nossoensinomedio.org.br/
As afirmativas a seguir identificam corretamente a importância da referência da territorialidade para a proposta curricular do Novo Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.
O fato das cidades segregarem populações colaboraria, nos termos de Weber, para a criação de estilos de vida condicionados à condição econômica.
Sobre o planejamento como um processo burocratizante e formal nas políticas públicas e sociais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É marcado por um excesso de procedimentos técnicos com centralidade na eficiência.
( ) Os princípios e as finalidades das políticas ficam subordinados aos contingenciamentos e às determinações institucionais justificados pela falta de recursos.
( ) Apresenta fragilidade na formulação e consecução das políticas, derivando atividades fundadas no senso comum.
Assinale a sequência correta.
“A formulação de políticas públicas é uma ati v idade sociocultural (regida por lei s ) profundamente imersa nos processos sociais cotidianos, nos “mundos de sentido” humanistas, nos protocolos linguísticos e nas práticas culturais que criam e sustentam esses mundos” (Shore, 2010).
Nesse sentido, leis como Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Estatuto do Idoso (2003) e Maria da Penha (2006) protegem determinados grupos sociais: crianças, adolescentes, idosos e mulheres em relações afetivas. Segundo Shore (2010), pela perspectiva da antropologia, políticas desse tipo tem como função simbólica:
1. As tensões sociopolíticas na Venezuela, em 2018, provocaram o ingresso de milhares de venezuelanos no território brasileiro. 2. O governo brasileiro, por meio de medida provisória, limitou a 800 mil o número de refugiados autorizados a adentrar no país durante o ano de 2018. 3. Em agosto de 2018, por meio de ordem judicial, impediu-se temporariamente a entrada de venezuelanos no território brasileiro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.