Questões de Concurso Sobre socialização secundária: educação em sociologia

Foram encontradas 49 questões

Q3082579 Sociologia
Sociologicamente, a educação é considerada uma instituição social importante para a consolidação dos processos de socialização nas sociedades contemporâneas. Como qualquer instituição, esta possui funções importantes para atender as demandas da sociedade.
Numa perspectiva crítica, a educação deve combater a
Alternativas
Q3023530 Sociologia

“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem a:

Alternativas
Q2929796 Sociologia

Segundo o paradigma sociológico do consenso, a escola é um lugar no qual a sociedade transmite valores e prepara seus membros para a vida adulta. Conforme a sociologia durkheimiana, o papel da escola na educação moral é o de desenvolver nos alunos regularidade e autodomínio. Assim, é correto afirmar que o paradigma sociológico do consenso

Alternativas
Q2929784 Sociologia

Para a elaboração de um plano de aula, o professor de sociologia, segundo os PCN, deve ter como critério para seleção de conteúdo

Alternativas
Q2902030 Sociologia

Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2902029 Sociologia

Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2902027 Sociologia

Ao construir o quadro teórico de sua obra Escola, Estado e Sociedade, Barbara Freitag afirma existir concordância entre quase todos os autores no que diz respeito aos pontos fundamentais do conceito de educação. Acerca dos pontos de concordância arrolados por essa autora, julgue os itens que se seguem.

I A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, que, implícita ou explicitamente, se baseia em uma filosofia de vida, concepção de homem e sociedade.

II A educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, um processo globalizado que visa à formação integral da pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social.

III Em uma realidade educacional concreta, o processo educacional se dá por meio de instituições específicas — família, igreja, escola, comunidade — que se tornam portavozes de determinada doutrina pedagógica.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UDESC Órgão: FATMA Prova: UDESC - 2008 - FATMA - Sociólogo |
Q2857184 Sociologia

É incorreto afirmar, sobre o surgimento da Sociologia no Brasil, e sua relação com a educação:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Sociologia |
Q2798658 Sociologia

Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche CORRETAMENTE a lacuna.


A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a_________. Ela tem como objetivo suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos tanto pelo conjunto da sociedade política quanto pelo meio específico ao qual ela está destinada em particular.(DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 54-55).

Alternativas
Q2733723 Sociologia

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE ,T: 1978; 248 , diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação

Alternativas
Q2563759 Sociologia
Considere as seguintes situações hipotéticas.

I     Um sociólogo planeja realizar um estudo em uma comunidade indígena para entender as práticas culturais relacionadas à preservação ambiental. Ele viverá na comunidade por 12 meses e participará das atividades diárias, como a coleta de alimentos, rituais e reuniões comunitárias. Durante esse tempo, ele observará como a comunidade interage com o ambiente ao redor e como essas interações são influenciadas por suas crenças culturais. Com a aplicação desse método, o pesquisador espera obter uma visão detalhada e interna dos processos culturais que guiam a sustentabilidade ambiental na comunidade estudada.
II     Um grupo de especialistas na área de adoção pretende examinar a experiência de uma família específica ao adotar um jovem adolescente de outro país. O foco do estudo é entender como a família lida com os desafios culturais e linguísticos que surgem. Os pesquisadores coletarão dados por meio de entrevistas periódicas com os pais e o adolescente, de observações das interações familiares em casa e de análises de diários escritos pelos pais sobre o processo de adaptação familiar. Espera-se que o estudo proporcione insights sobre estratégias que facilitem a integração de crianças adotivas em novos ambientes culturais de forma a ajudar profissionais e futuras famílias adotivas a se prepararem melhor para desafios similares.
III     Em estudo sobre os desafios enfrentados por oficiais de justiça, um pesquisador entrevistará diversos oficiais de justiça para coletar dados detalhados sobre suas experiências individuais na execução de mandados judiciais em áreas urbanas. O pesquisador agendará sessões individuais com os oficiais, nas quais cada um discutirá suas vivências, desafios logísticos e de segurança e as estratégias empregadas para lidar com situações adversas. Por meio dessas entrevistas, o pesquisador espera produzir uma análise das condições de trabalho e dos impactos emocionais e práticos associados ao cotidiano de um oficial de justiça, e oferecer insights valiosos para melhorias nas políticas e práticas atuais.
IV     Uma pesquisa deverá explorar as percepções e as dificuldades da prática de condução coercitiva de menores de idade no cotidiano de um tribunal de justiça. Os participantes, como oficiais de justiça, comissários de justiça, advogados, promotores, defensores públicos e diretores de secretaria das varas do tribunal, serão organizados e reunidos em grupos próprios. Cada sessão de grupo será estruturada para a discussão das experiências dos participantes com a condução coercitiva e exploração tanto de aspectos positivos quanto de aspectos negativos dessa prática. As discussões serão guiadas por um moderador.

Julgue o item a seguir, relacionado às situações hipotéticas apresentadas. 

Na situação II, é descrito o método observação participante. 
Alternativas
Q2501920 Sociologia
Socialização é o processo pelo qual as pessoas são induzidas a adotar padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu ambiente social. Deste modo, marque a alternativa que define o tipo de socialização chamada secundária. 
Alternativas
Q2485426 Sociologia
“A escola, enquanto organização social, é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida. Assim, estando a sociedade organizada sob o modo de produção capitalista, a escola enquanto instância dessa sociedade, contribui tanto para manutenção desse modo de produção, como também para sua superação, tendo em vista que é constituída por relações contraditórias e conflituosas estabelecidas entre grupos antagônicos” (Dourado, 2012:30). A gestão escolar poderá ser vista, de acordo com o descrito acima, como: 
Alternativas
Q2414999 Sociologia
A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também para se realizar plenamente como pessoa. Neste sentido podemos entender que socialização é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Pedagogo |
Q2352041 Sociologia

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações ao longo dos anos, especialmente no âmbito da ciência e tecnologia. Tais mudanças também refletem nas relações familiares da sociedade a que se está inserida. Análise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), para as novas modalidades de família.



(  ) O que antes era considerado como estrutura de família tradicional, composta pelas figuras paterna, materna e os filhos da relação, acabou tornando-se apenas mais uma modalidade de entidade familiar.


(  ) Os novos grupos atualmente tutelados sempre existiram, apenas passaram a ser reconhecidos e aceitos pela atual sociedade.


(  ) Os novos modelos de famílias contemporâneas, surge uma diversidade de composições fundamentadas na afetividade, solidariedade e livre escolha dos indivíduos, onde na atualidade, o primeiro modelo de família, qual seja, a família patriarcal e matrimonializada, acabou ficando na história do tempo.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Pedagogo |
Q2352035 Sociologia

A Sociologia se ocupa dos fatos relacionados à vida em sociedade, a fim de ______ a estrutura básica da sociedade humana, identificando as principais forças que mantêm os grupos unidos ou que os ______ e verificando quais condições transformam a vida social, a Sociologia da Educação, como um dos ramos dessa ciência, se ocupa dos fatos relacionados ao fenômeno educacional, atentando, sobretudo, para o sistema educacional em sociedades complexas, tendo a escola como um de seus principais objetos. Ademais, trata das funções sociais da escola, das relações educacionais em diferentes contextos sociais, da relação entre professores e alunos; da ______ da igualdade de oportunidades, da constituição de identidades, das transmissões de saber e de tudo o que envolve o processo de socialização e de reprodução social e cultural. 



Analise o trecho acima e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Alternativas
Q2186034 Sociologia
Quando se aborda, de forma generalizada, os processos de socialização a que os indivíduos estão sujeitos, percebe-se que, invariavelmente, estão divididos em dois momentos mais ou menos definidos: a socialização primária, que ocorre no interior da unidade familiar ou grupal reduzida e a socialização secundária, no contexto da vida social, particularmente nos processos educativos ou formadores, institucionalmente estabelecidos. Pierre Bourdieu desenvolve, em meados do século XX (Escritos da Educação, 2007), um profundo estudo sobre os reflexos da origem social nos resultados desta socialização, principalmente no ambiente escolar. Assinale a alternativa que melhor defina a relação entre classe social de origem e oportunidades de ascensão social, segundo os parâmetros definidos por Bourdieu.
Alternativas
Q2115204 Sociologia
Peter L. Berger e Thomas Luckman (2006), em sua obra, “A Construção Social da Realidade”, defenderam o processo de socialização como algo existente desde os primórdios da evolução humana, sendo essencial para a construção das sociedades em diferentes âmbitos do mundo. A definição literal de socialização é entendida como coletividade, como ato ou efeito de socializar, enquanto na sociologia ela é vista como um processo pelo qual o indivíduo é biologicamente integrado numa sociedade. De acordo com os mesmos autores, um ser humano não se insere em uma sociedade de fato, caso esteja sozinho. A ideia de que ele se torne um homem estando isolado é utópica. A construção de uma sociedade provém da relação entre um grupo de indivíduos, ou seja, o processo de socialização se inicia quando uma comunidade interage entre si, criando hábitos, costumes e, por fim, regras a serem seguidas. Dessa forma, analisam a atividade humana como conduta no ambiente material e também na exteriorização de significados subjetivos, além de afirmarem que toda atividade humana está sujeita a hábitos.
(BERGER, P. L; LUCKAMANN, 2006.)

Para a sociedade moderna entender o processo de socialização é importante para construir sociedades em vários contextos sociais. De acordo com as ideias do sociólogo francês Émily Durkheim:
Alternativas
Q2064667 Sociologia
“Um dos grandes problemas que se encontram no ensino de Sociologia tem sido a simples transposição de conteúdos e práticas de ensino do nível superior – tal como se dá nos cursos de Ciências Sociais – para o nível médio. Esquecem-se as mediações necessárias ou por ignorância ou por preconceito: por ignorância porque muitos professores de cursos superiores desconhecem metodologias de ensino, estratégias, recursos, etc. que permitiriam um trabalho mais interessante, mais proveitoso, mais criativo e produtivo; ignora-se mesmo que a aula expositiva seja um caso, talvez o mais recorrente, mas não o único, com que se podem trabalhar os conteúdos de ensino; o preconceito deve-se à resistência a preocupações didáticas ou metodológicas no que se refere ao ensino, acreditando-se que basta ter o conhecimento – as informações? – para que se possa ensinar algo a alguém. É necessário, mas não suficiente. Os professores do nível superior prevalecem-se de uma situação peculiar desses cursos: os alunos que ali estão o fazem por escolha e não por obrigação, enquanto os alunos da escola básica ali estão por obrigação e não por escolha – não estão ali para serem sociólogos, historiadores, matemáticos, físicos ou literatos”.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
Com base nas Orientações curriculares para o ensino médio, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As dificuldades do ensino de Sociologia começam nas universidades, com cursos desprovidos de estratégias pedagógicas para transposição dos conteúdos ensinados no ensino superior para o ensino médio.
PORQUE
II. Entre outros problemas, os professores universitários não dispõem de formação didática adequada para o ensino em nível médio, além de não desenvolverem estratégias para o ensino de um público não constituído por interesse na matéria.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2063602 Sociologia
Leia atentamente a citação a seguir.
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004).
Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: B
5: B
6: C
7: B
8: D
9: A
10: E
11: E
12: D
13: B
14: D
15: C
16: C
17: C
18: C
19: A
20: E