Questões de Concurso
Sobre sociologia como ciência em sociologia
Foram encontradas 187 questões
“A sociologia é um campo muito amplo e diverso, e quaisquer generalizações sobre ela são questionáveis. Mas podemos destacar três concepções amplamente defendidas, derivadas em parte do prolongado impacto da teoria social clássica na sociologia, que inibem uma análise satisfatória das instituições modernas”.
(GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Ed. da Unesp, 1991 - p. 15-16.)
Que concepção NÃO faz parte das destacadas por Anthony Giddens?
(BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 11.)
Segundo Pierre Bourdieu, a chamada “violência simbólica”
I. ocorre pela imposição de normas, crenças e valores por parte de uma estrutura de poder dominante.
II. acaba por ser internalizada pelos oprimidos, moldando visões de mundo e comportamentos.
III. tem no uso da linguagem - mediante sistemas de significados e símbolos - sua principal forma de disseminação.
IV. caracteriza-se pela ostensividade, não se diferenciando, nesse aspecto, da violência física.
Estão corretas as afirmativas
Considerando as características dessas abordagens, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I. Teoria funcionalista II. Sociologia compreensiva III. Interacionismo simbólico IV. Teoria crítica
( ) Ênfase nas desigualdades e nas divisões acentuadas que geram conflitos de poder.
( ) Análise dos significados atribuídos pelos indivíduos nas relações sociais.
( ) Foco na integração social e na manutenção das instituições da sociedade.
( ) Interpretação da conduta social a partir dos sentidos e intenções dos indivíduos.
A sequência correta da associação, de cima para baixo, é
Qual abordagem representa uma crítica comum ao funcionalismo?
I. Em um mundo global cada vez mais interconectado, os sociólogos devem ter uma visão igualmente global de seu assunto se quiserem compreendê-lo e explicá-lo corretamente.
PORQUE
II. a sociologia é apenas um campo intelectual abstrato e não tem implicações práticas na vida das pessoas.
Assinale a alternativa correta:
I. Auguste Comte, considerado o “pai da sociologia”, defendia que a sociedade deveria ser estudada de forma científica, buscando padrões e leis universais que explicassem o comportamento humano.
II. Em sua obra, Comte propõe a “Lei dos Três Estados”, na qual as sociedades evoluem do estado teológico, passando pelo estado metafísico até chegar ao estado positivo, onde a ciência orienta o desenvolvimento humano.
III. Karl Marx, ao contrário de Comte, via as mudanças sociais como resultado direto das relações de produção e dos conflitos entre classes sociais, sendo essas forças os motores da história.
IV. A sociologia surge como uma resposta ao caos social e ao colapso das instituições tradicionais, propondo-se a entender e, de certa forma, controlar as transformações sociais.
Está correto o que se afirma em
Como ele necessita elaborar um perfil socioeconômico desse grupo, na sua metodologia de pesquisa, ele recorre aos métodos de abordagem
Para isso, o profissional ou a profissional deve se atentar à(ao)
Em relação ao referencial teórico do sociólogo Florestan Fernandes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O autor empreendeu uma análise extensa da cultura Tupinambá, que alguns classificam como a fase “funcionalista” do autor, e outros, como sua “antropologia esquecida”.
( ) Definiu o capitalismo dependente brasileiro como resultado de um processo atípico de revolução burguesa, sem um episódio histórico específico fundacional, gerando uma relação imbricada entre arcaísmo e modernidade.
( ) Para Florestan, o engajamento social dos sociólogos desvirtuaria os propósitos da disciplina e sua objetividade científica, tornando-a uma ideologia militante.
( ) Seus estudos demonstraram os elementos positivos da miscigenação para a cultura nacional e o racismo como fator residual na sociedade de classes brasileira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Daflon e Sorj, “Qualquer pessoa familiarizada com os manuais e os cursos acadêmicos de sociologia clássica é capaz de recitar de cor os pensadores canônicos. Os mesmos autores são apontados como os pais fundadores das ciências sociais quase sem variações. Apesar das inúmeras diferenças que os separam, os autores que compõem esse cânone possuem uma característica comum: todos são homens. Em defesa dessa escolha, costuma-se dizer que a subordinação e a opressão das mulheres ao longo do período crítico para o desenvolvimento das ciências sociais foram tão profundas que isso impediu que elas se apoderassem dos meios necessários para produzir e difundir pensamento. [...] a despeito de imensas dificuldades, houve efetivamente uma produção intelectual significativa e impactante feita por mulheres no século XIX. Muitas delas se esgueiraram pela margem de sociedades patriarcais para escrever e se fazer ler; foram ‘marginais’ ou mesmo ‘malditas’ em seu tempo. Outras foram intelectuais influentes, amplamente lidas, difundidas e atuantes dentro dos mesmos círculos frequentados pelos autores tradicionais” (DAFLON, V. T.; SORJ, B. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021).
Em relação à perspectiva apresentada no trecho acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As autoras buscam recuperar elos e genealogias do pensamento de mulheres invisibilizadas no campo da Sociologia.
( ) O argumento principal é de que acadêmicos de Sociologia não saberiam recitar de cor os pensadores canônicos, caso se tratassem de mulheres.
( ) O texto sugere que as intelectuais do período foram marginalizadas por não abordarem temas de interesse social à época.
( ) Questiona-se que a ausência de mulheres no cânone sociológico se explique exclusivamente pela subordinação feminina socialmente mais profunda no período de surgimento da disciplina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I Um sociólogo planeja realizar um estudo em uma comunidade indígena para entender as práticas culturais relacionadas à preservação ambiental. Ele viverá na comunidade por 12 meses e participará das atividades diárias, como a coleta de alimentos, rituais e reuniões comunitárias. Durante esse tempo, ele observará como a comunidade interage com o ambiente ao redor e como essas interações são influenciadas por suas crenças culturais. Com a aplicação desse método, o pesquisador espera obter uma visão detalhada e interna dos processos culturais que guiam a sustentabilidade ambiental na comunidade estudada.
II Um grupo de especialistas na área de adoção pretende examinar a experiência de uma família específica ao adotar um jovem adolescente de outro país. O foco do estudo é entender como a família lida com os desafios culturais e linguísticos que surgem. Os pesquisadores coletarão dados por meio de entrevistas periódicas com os pais e o adolescente, de observações das interações familiares em casa e de análises de diários escritos pelos pais sobre o processo de adaptação familiar. Espera-se que o estudo proporcione insights sobre estratégias que facilitem a integração de crianças adotivas em novos ambientes culturais de forma a ajudar profissionais e futuras famílias adotivas a se prepararem melhor para desafios similares.
III Em estudo sobre os desafios enfrentados por oficiais de justiça, um pesquisador entrevistará diversos oficiais de justiça para coletar dados detalhados sobre suas experiências individuais na execução de mandados judiciais em áreas urbanas. O pesquisador agendará sessões individuais com os oficiais, nas quais cada um discutirá suas vivências, desafios logísticos e de segurança e as estratégias empregadas para lidar com situações adversas. Por meio dessas entrevistas, o pesquisador espera produzir uma análise das condições de trabalho e dos impactos emocionais e práticos associados ao cotidiano de um oficial de justiça, e oferecer insights valiosos para melhorias nas políticas e práticas atuais.
IV Uma pesquisa deverá explorar as percepções e as dificuldades da prática de condução coercitiva de menores de idade no cotidiano de um tribunal de justiça. Os participantes, como oficiais de justiça, comissários de justiça, advogados, promotores, defensores públicos e diretores de secretaria das varas do tribunal, serão organizados e reunidos em grupos próprios. Cada sessão de grupo será estruturada para a discussão das experiências dos participantes com a condução coercitiva e exploração tanto de aspectos positivos quanto de aspectos negativos dessa prática. As discussões serão guiadas por um moderador.
Julgue o item a seguir, relacionado às situações hipotéticas apresentadas.
As situações I e III são exemplos de pesquisas qualitativas.