Questões de Concurso Sobre cinema em comunicação social

Foram encontradas 262 questões

Q3063417 Comunicação Social

No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir. 


O plano americano é, entre os planos de câmera, a melhor escolha para ressaltar de forma ampla a imagem de um edifício inteiro, por exemplo.

Alternativas
Q3063416 Comunicação Social

No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir. 


Na linguagem cinematográfica, denomina-se contra-plongée o ângulo em que a cena é filmada de cima para baixo, o qual possibilita uma visão centrada no personagem em destaque. 

Alternativas
Q3063415 Comunicação Social

No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir. 


Ponto de virada ocorre quando, em um filme, acontece um incidente que impacta a história e a reverte em outra direção.

Alternativas
Q3063414 Comunicação Social

No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir. 


No roteiro cinematográfico, a sequência é a unidade dramática completa em si mesma, formada por uma série de cenas conectadas por uma única ideia, com início, meio e fim definidos. 

Alternativas
Q3063413 Comunicação Social

No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir. 


Durante a ação narrativa de um filme, a música que faz parte da trilha sonora incidental selecionada para acompanhar uma cena é denominada diegética. 

Alternativas
Q2525854 Comunicação Social
Segundo Laura Maria Coutinho (Audiovisuais: arte, técnica e linguagem, p. 66), “a linguagem cinematográfica é feita de cenas artificialmente criadas por pequenas imagens que se juntam. Essas cenas são registradas por meio de planos que, no filme, podem ser: o espaço rodado sem interrupção, constituído de uma série ordenada de fotogramas que são as imagens fixas que, projetadas em sequência, dão a ilusão de movimento.

Em relação aos planos, é correto afirmar que o plano
Alternativas
Q2521861 Comunicação Social
Os limites de enquadramento para fotografia e planos de cinema são importantes linguagens de edição de imagens. O enquadramento que, por exemplo, capta a imagem de uma modelo, da cabeça até a altura da cintura, corresponde ao seguinte plano:
Alternativas
Q2158786 Comunicação Social
“O cinema interativo ainda é considerado um desafio para o campo científico, que encontra barreiras tecnológicas para desenvolver essa modalidade audiovisual. Simultaneamente, o receptor contemporâneo, agora participativo, exige interatividade nos processos aos quais é envolvido, deixando de apresentar, gradativamente, o tradicional comportamento passivo e a leitura linear. Corroborando com esse cenário, o desenvolvimento da TV digital encontra, atualmente, uma carência de conteúdo que atenda às características diferenciadas e contemple a interatividade.” 
(Renó. 2007)
Em estudo publicado em 2007, o pesquisador Denis Porto Renó elaborou um estudo científico em que 100% dos entrevistados que responderam a ele entenderam ter vivenciado uma experiência de cinema interativo após seguir o que foi proposto na pesquisa. Reunindo a fortuna crítica sobre interatividade e interação midiática e a referência bibliográfica “Narrativa audiovisual: uma possibilidade de interatividade na Internet” que experimento foi entendido como cinema interativo na Internet no referido estudo:
Alternativas
Q2135201 Comunicação Social
“Inicia-se com a Primeira Guerra Mundial a decadência do cinema europeu e o estabelecimento da supremacia norte-americana. (...) É nos Estados Unidos, porém, que o cinema deixa de arruinar empresários e se destaca do espaço teatral para desenvolver sua própria linguagem.” (MARTÍN-BARBERO, 2001).
Sobre o meio cinema é correto afirmar, EXCETO:  
Alternativas
Q2135180 Comunicação Social
A produção de um roteiro é fundamental para o desenvolvimento de todo o processo de produção. Sobre o roteiro, associe o termo ao seu conceito.

TERMOS
1 – Ideia 2 – Plot 3 – Argumento 4 – Roteiro literário 5 – Escaleta 6 – Roteiro técnico 7 – Conflito
CONCEITOS
( ) esquema que define a estrutura de um programa ou roteiro. ( ) definido (a) pelo diretor, garante a linguagem do vídeo/filme. ( ) texto base para motivação da produção do vídeo/ filme. ( ) torna a história do filme/vídeo interessante. ( ) apresenta informações importantes sobre o enredo. ( ) faz a história do filme/vídeo acontecer. ( ) escrito (a) sem informações técnicas, foco nas ações e descrições.

A sequência correta é: 
Alternativas
Q2135179 Comunicação Social
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A produção de filme é divida em etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A produção é a etapa mais importante de qualquer produto audiovisual, e com o vídeo publicitário não é diferente

PORQUE,

II - nessa etapa de produção, tudo o que foi planejado anteriormente, alinhado em reuniões e aprovado será executado. Todas as checagens, procedimentos e organização devem ser feitos de forma ágil, procurando atingir o objetivo do projeto e do briefing.

Sobre as asserções, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2084129 Comunicação Social
Segundo Syd Field, em seu livro Manual do Roteiro, “o roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática”. E para se contar essa história o roteiro é decomposto em três atos que são denominados como:
Alternativas
Q2070413 Comunicação Social
Preencha as lacunas do texto a seguir.
Nas palavras de Melo (1995, p. 40), a cultura de massa é caracterizada pelo “[...] seu alcance, [pela] possibilidade de chegar a um grande número de pessoas ao mesmo tempo”. Nesse sentido, é correto afirmar que a cultura de massa implica avanços tecnológicos veiculados às indústrias, como _________ e _________ no contexto social.

A sequência que preenche adequadamente as lacunas é
Alternativas
Q2070394 Comunicação Social
Conforme Comparato (2009), as seis etapas que levam à construção de um roteiro final são:  
Alternativas
Q2060156 Comunicação Social

Segundo os profissionais de cinema televisão, a noção de enquadramento é a mais importante linguagem da imagem cinematográfica.


A respeito dessa linguagem, é correto afirmar que no

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049277 Comunicação Social
Analise o texto abaixo:
Terror é eficiente e com bons sustos
Filme bagunça realidade e ficção, o que levou jornais do Alasca a reclamarem da imagem negativa que passa do local
ANDRÉ BARCINSKI - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA – Folha de S. Paulo, 01/01/2010
Numa época de ameaças terroristas, aquecimento global e profecias apocalípticas, será que a realidade mete mais medo do que a ficção? Com tantos “Big Brothers” e YouTubes, ainda conseguimos nos impressionar com a imaginação? Ou só a realidade nos apavora?
“Contatos de 4º Grau” é mais um filme recente que usa o recurso da não ficção para atrair o espectador. Como “Atividade Paranormal”, outro thriller sobrenatural em cartaz, finge ser uma experiência verdadeira. Mas “Contatos” vai mais longe: enquanto “Atividade” apenas se passa por documentário, este incorpora cenas (supostamente) reais e aumenta seu impacto. O resultado, verdadeiro ou não, é apavorante.
O filme segue a psicanalista Abigail Tyler (Milla Jovovich), que mora em Nome, no Alasca, uma cidade que, segundo o filme, tem um dos maiores índices de pessoas desaparecidas nos EUA (humm…). Tyler percebe estranhas coincidências entre seus pacientes: sofrem de insônia, acordam toda noite à mesma hora e veem uma enigmática coruja no jardim. (…)
Como filme de terror, “Contatos” é eficiente. Não são poucos os sustos, e a combinação das cenas “reais” e ficcionais realmente impressiona. Já como documento de presença alienígena, não tem a mesma sorte: jornais do Alasca acusam os produtores de terem inventado toda a história e reclamam da imagem negativa que o filme passa de Nome. Buscas pela verdadeira dra. Tyler não deram em nada. Famosos críticos de cinema, como Roger Ebert, reclamam que a farsa foi “uma enorme decepção”.
Minha reação foi exatamente a oposta: isso só me fez gostar mais ainda de “Contatos”. O que era apenas um bom terror barato virou um evento. Que audácia desse diretor, mentir para o público! Ora, não é exatamente a mesma coisa que Orson Welles fez quando simulou uma invasão alienígena pelo rádio, assustando meio mundo? Quer dizer que Welles pode, mas Osunsanmi não? Devíamos é agradecer a “Contatos”, por mostrar que a ficção ainda pode bagunçar a realidade.

Assinale a alternativa correta quanto à classificação do gênero jornalístico do texto:
Alternativas
Q2022373 Comunicação Social
Na edição de filmes e vídeos, dentro da linguagem da narrativa clássica, é importante a construção de uma continuidade lúcida, ou seja, obtenção de fluência.
Com relação à fluência nos cortes, analise os itens a seguir.
I. A regra dos 30 graus recomenda colocar dois planos, um em seguida do outro, de tamanhos parecidos que tenham diferença de ângulo inferior a 30 graus. II. Deve-se prestar especial atenção a continuidade de movimento, continuidade de posição e a relação dos olhares (eixo da ação). III. Um corte que mecanicamente não está muito fluente pode ser suavizado estendendo-se o áudio por entre os planos.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2018689 Comunicação Social
“Oito horas da noite. O vento sopra, vindo do lago, e faz uma chuvinha miúda bater nas janelas da avenida das Figueiras, na parte residencial de Lausanne, Suíça. Também afugenta o cortejo habitual de turistas que vêm do mundo inteiro ver a casa do escritor vivo mais popular do planeta, Georges Simenon. Na rua deserta, de vez em quando um carro passa e risca o asfalto molhado com linhas de luzes. Ilumina com seus faróis, o portão de ferro trabalhado, a pequena alameda gramada, a fachada da casinha cor-de-rosa onde mora o velho senhor, ainda emocionado com a festa dos seus 80 anos, no última dia 13.”
O texto jornalístico acima apresenta uma abertura:
Alternativas
Q1983260 Comunicação Social
A Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - CONDECINE possui três modalidades de remessa: Condecine Título, Condecine Remessa e Condecine Teles.
A primeira
Alternativas
Q1983259 Comunicação Social
Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em sua Resolução nº 222, encontra-se
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: E
6: E
7: E
8: E
9: E
10: D
11: E
12: E
13: A
14: D
15: D
16: A
17: B
18: A
19: E
20: D