Questões de Concurso Sobre coesão em comunicação social

Foram encontradas 216 questões

Q2609257 Comunicação Social

Qual é a principal estratégia textual no relato noticioso, pautada pela objetividade, simplicidade e pela hierarquia de informações, a partir dos critérios de atualidade e interesse público?

Alternativas
Q2609256 Comunicação Social

Ao estruturar um texto jornalístico, alguns recursos corroboram para a efetividade da comunicação. Quanto à escrita especificamente, há sugestões importantes que auxiliam seu trabalho. Algumas orientações a respeito da redação do texto jornalístico em meios impressos foram propostas a seguir.


No entanto, há uma alternativa inconsistente, assinale-a:

Alternativas
Q2380443 Comunicação Social
Texto X (este texto é a sinopse de um artigo, que sofreu algumas alterações)


O presente artigo, meticulosamente elaborado, tem como objetivo apresentar breve revisão de literatura, que se destaca pela sua abrangência, abordando o vasto campo das cidades inteligentes (smart cities) para subsidiar a proposição de uma agenda de pesquisa. Mais especificamente, procedemos a uma contextualização detalhada do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para geração de novas oportunidades econômicas e sociais no âmbito da vida urbana e para o desenvolvimento de soluções para diversos problemas relacionados às demandas urgentes por equipamentos de infraestrutura e por acessibilidade aos serviços urbanos. Buscando ir além da superficialidade do tema, direcionamos nosso olhar crítico para o espectro da ação governamental, explicitando os arranjos de política, seus mecanismos de governança e indicando possibilidades de avaliar impactos efetivos, decorrentes da adoção das TICs para soluções digitais inovadoras.


SILVA, M. S.; AVELLAR, A. P.; FURTADO, B. A.; POMPERMAYER, F. M.; KUBOTA, L. C. Tecnologias digitais para cidades inteligentes: notas para uma agenda de pesquisa. Boletim Radar, n.74, dez. 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/ radar/temasrdar/ciencia-tecnologia-2/14813-teconologias-digitais-para-cidades-inteligentes-notas-para-uma-agenda-de-pesquisa. Acesso em: 17 dez. 2023. Adaptado.
Considerando-se que o Texto X é uma sinopse e buscando-se sua máxima concisão, sem a perda de informações relevantes, pode ser feita a transformação do fragmento
Alternativas
Q2380439 Comunicação Social
Texto VII





DELGADO, G. Diagnóstico do mercado de trabalho para a Previdência Social - 1980-2006. Nota Técnica n. 3. Brasília, DF: Ipea, 2007. p. 7. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/ portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/2007_nt03_marco_ disoc.pdf . Acesso em: 29 nov. 2023. Adaptado.
Os gráficos abaixo são os que foram referenciados no segundo parágrafo do Texto VII.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se os gráficos acima, constata-se que a ordem em que eles devem aparecer para dar prosseguimento ao Texto VII, mantendo-se sua coesão, está adequadamente apresentada em
Alternativas
Q2380406 Comunicação Social
Na preparação de texto, também chamada de copidesque, o revisor faz uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais como também 
Alternativas
Q2380356 Comunicação Social
Ao fazer a cobertura da entrevista coletiva, realizada em 4 de dezembro de 2023, em que a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, apresentou o Planejamento Estratégico Integrado (PEI) para os próximos quatro anos em conjunto com presidentes do Ipea e do IBGE, o repórter deve apresentar um texto jornalístico que seja claro, conciso e acessível a todos os perfis de leitor.
Para tal, é preciso que o repórter incorpore a função de  
Alternativas
Q2158807 Comunicação Social
O livro é um objeto complexo. Sua primeira função é a de suporte material de um texto – literário ou não, teórico ou prático, ensaio ou livro de culinária, romance, teatro ou poesia. O recorte deste texto, entretanto, não corresponde ao livro, cujos limites mais amplos abrigam outros textos que cercam, introduzem, sustentam o texto dito principal e se denominam: título, nome do autor, orelha, prefácio, dedicatória, epígrafe, notas, bibliografia, sumário, apêndices, anexos. Esses elementos que circundam o texto podem ser apenas verbais, mas também gráficos e plásticos: é o caso das ilustrações, da composição, da capa e da própria disposição da massa textual. 
Composições de palavras e imagens que se organizam no espaço do livro como postos avançados que preparam o acesso do leitor ao texto principal e, nas últimas páginas do volume, indicam-lhe a saída do mundo textual, esses textos, em razão de sua função de acompanhamento, constituem
Alternativas
Q2158806 Comunicação Social
A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão: 
Alternativas
Q2158805 Comunicação Social
A preparação de originais: A função do preparador de originais é realizar a normalização do texto de acordo com as exigências do conteúdo e o estilo da casa, e eliminar aparas, constituindo com seu trabalho uma espécie de controle de qualidade. De suas mãos os originais saem prontos para serem diagramados e compostos.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 11

Pensado na organização do trabalho do texto em um livro, indique abaixo as definições de (1) colofão, (2) guarda e (3) mancha.

( ) Página colada na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. ( ) É um recuo de segurança em relação aos limites da página. É a área onde deve-se acomodar o conteúdo na hora da diagramação. ( ) Inscrição localizada na parte final de um livro ou manuscrito onde o tipógrafo marca a data e o lugar em que a obra foi feita.
Feita a relação, a numeração correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2133121 Comunicação Social

Relativamente aos elementos estruturais do texto e a linguagem e argumentação, julgue o item a seguir. 


A coesão referencial ocorre quando algum elemento textual faz referência a outro.  

Alternativas
Q2048901 Comunicação Social
Levando em consideração as características de recepção, a redação da notícia radiofônica deve, preferencialmente, usar
Alternativas
Q1979500 Comunicação Social
A linguagem publicitária utiliza alguns recursos estilísticos, como objetividade, concisão, adequação, originalidade, correção, coesão, coerência, precisão e clareza, além de recursos estilísticos da língua portuguesa, para chamar atenção. O nome do recurso relativo à repetição de sons em palavras diferentes denomina-se  
Alternativas
Q1966919 Comunicação Social
Para que a informação multimidia seja atrativa e inteligível para o público é necessário que os elementos que a compõem estejam devidamente interligados. O texto, o som, as imagens e o vídeo devem estar devidamente coordenados para que o resultado seja harmonioso. Neste sentido, segundo Ramón Salaverría, alguns critérios foram criados para facilitar a correta coordenação de elementos multimédia na composição de uma informação. Assinale a alternativa correta que apresenta todos os critérios. 
Alternativas
Q1944254 Comunicação Social
Assinale a opção correta no que concerne às funções da linguagem e a sua aplicação na redação publicitária.
Alternativas
Q1917906 Comunicação Social

A respeito dos elementos estruturais do texto e dos fundamentos da retórica, julgue o item.


No aspecto estrutural, textos informativos são compostos por introdução, desenvolvimento e conclusão, utilizando uma linguagem clara, direta e objetiva e fazendo menção a conceitos concretos e reais, juntamente com a referência de fontes e(ou) exemplos. 

Alternativas
Q1916633 Comunicação Social
Um título chamativo pode fazer a diferença no universo digital. Estudos demonstram que um leitor comum demora - mais ou menos - cinco segundos para ler um título e decidir se vai clicar ou não naquela notícia. São várias as características de um bom título, entre elas: a concisão, a objetividade, a utilização de verbo e números, priorizar palavras chaves. Baseado nessas características, escolha o melhor título para a notícia de posse de novos vereadores na Câmara Municipal.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Jornalista |
Q1902054 Comunicação Social
Para tornar-se público, um acontecimento deve atender a critérios de noticiabilidade, além de passar por diferentes agentes e grupos, que influenciam nesta construção. Sobre a notícia institucional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A linguagem jornalística, que prima pela clareza, objetividade, concisão e simplicidade, também é adotada na notícia institucional.
( ) Diferentes atores fazem parte do processo de construção de uma notícia, que podem ser conceituados de acordo com três categorias: os news promoters, os promotores de notícia, pessoas públicas ou que se tornam públicas temporariamente; os news assemblers, os jornalistas; e os news consumers, que são o público em geral.
( ) Nas instituições públicas, a obrigatoriedade de prestar contas à sociedade através de notícias vem sendo adaptada para o conceito de accountability, que moderniza as relações entre governo e cidadão, visando à transparência, responsabilização, fiscalização e controle dos atos públicos em uma sociedade democrática.
( ) As organizações tendem a buscar visibilidade pública nos fatos marcados pela incerteza, imprevisibilidade, polêmica e necessidade de manutenção de sigilo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


Alternativas
Q1861214 Comunicação Social
O editor selecionou determinada matéria para figurar na escalada de um radiojornal e solicitou ao responsável pela função que compusesse o título. Sabe-se que tanto a escalada como os títulos que a compõem apresentam especificidades.
Para tornar o título direto e conciso, é recomendável a utilização de técnicas jornalísticas, a saber: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CFT Prova: Quadrix - 2021 - CFT - Jornalista |
Q1851552 Comunicação Social
Em relação ao jornalismo e aos meios de comunicação de massa no Brasil, julgue o item.
A linguagem jornalística é preferencialmente formal e descritiva, privilegia o uso da primeira pessoa como jornalista-narrador e recomenda o uso de verbos no modo indicativo, como forma de demonstrar exatidão.  
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Jornalista |
Q1806940 Comunicação Social
Analise as construções textuais a seguir.
I- Fazem cinco anos desde que o ministro deixou a pasta. II- Não sei por que o Presidente da República faltou à coletiva de imprensa. III- Ele chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos. IV- Tratam-se de documentos muito importantes para esclarecer o problema. V- A edição passada chegou atrasada, mas a dessa semana já está nas bancas.
Estão de acordo com as normas jornalísticas de estilo e de correção gramatical:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: D
5: A
6: E
7: A
8: D
9: D
10: C
11: A
12: C
13: A
14: C
15: C
16: C
17: A
18: D
19: E
20: D