Questões de Concurso
Sobre editoração em comunicação social
Foram encontradas 232 questões
O planejamento editorial em publicações jornalísticas empresariais refere‑se ao design visual e à apresentação estética de publicações impressas ou digitais produzidas por empresas para comunicar informações relacionadas às suas atividades, sendo essencial para atrair a atenção dos leitores, transmitir as mensagens de forma clara e promover a identidade visual da organização.
O processo de edição de um jornal pressupõe a escolha e a hierarquia dos temas e sua apresentação gráfica ao leitor. A escolha das matérias mais importantes, a organização do material jornalístico, a concepção das páginas e seu conjunto, para apresentar as notícias de forma lógica e harmônica, são etapas do trabalho de edição.
Com o processo de editoração eletrônica, o princípio de “o que você vê é o que você obtém” já não é mais um sonho na reprodução gráfica. Os sistemas de gerenciamento de cores adaptáveis aos programas de impressão cumprem as expectativas mais exigentes.
A retrancagem, que é uma forma de disposição usada no leiaute da página, pode ser usada em páginas pares ou ímpares. Sua estrutura está fundamentada em um molde decrescente, de baixo para cima.
I - O grid ou diagrama é uma solução planejada e estruturada para organizar o conteúdo no espaço que irá ocupar; proporciona criar padrões e unidade visual
PORQUE
II - o designer habilidoso, sensível, busca as melhores proporções de acordo com regras de divisão do espaço: o quadrado, o duplo quadrado, a divisão áurea desenvolvendo layouts dinâmicos e funcionais.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.
É correto apenas o que se afirma em
Existem três fatores que influenciam a definição do tamanho final do impresso.
São eles:
Com relação à produção gráfica, julgue o item.
A diagramação horizontal é mais flexível que a diagramação vertical e organiza os conteúdos com base em blocos desenhados da esquerda para a direita em uma página.
Na modelagem de sólidos, a forma de representação aramada, ou por wire frame, na qual os objetos são descritos por um conjunto de arestas que definem as bordas do objeto, apresenta a vantagem de ser rápida na exibição dos modelos já que exibe apenas um conjunto de linhas. Porém, como pode ser percebido pela ilustração a seguir, há inconvenientes no uso da representação aramada.
O inconveniente a que se refere o texto é
Leia o texto a seguir sobre tipografia e relacione a primeira coluna com a segunda.
O conhecimento da anatomia tipográfica proporciona o fundamento para a comunicação concisa e consistente com o público. A capacidade de distinguir uma face, fonte ou família tipográfica é essencial para o desenvolvimento do senso estético de comunicadores e designers. À medida que o vocabulário tipográfico é dominado, torna-se mais fácil a escolha de um tipo de letra para comunicar significado e destacar a mensagem visual.
(Adaptado de CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 151)
I – Serifa.
II – Tracking.
III – Kerning.
IV – Entrelinhamento.
V – Justificado.
A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.
B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.
C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.
D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.
E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma
letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente
através do braço, haste ou cauda do caractere.