Questões de Concurso
Sobre entrevista na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 137 questões
Em relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue o item a seguir.
O assessor nunca pode assumir o papel de porta-voz, porque quem trata dos assuntos da empresa é o presidente ou algum diretor escolhido para essa função de autoridade.
I. Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II. História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.
Quais estão corretas?
Do ponto de vista dos objetivos, as entrevistas podem ser de vários tipos.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o tipo de entrevista ao seu respectivo conceito / característica, conforme descrito por Nilson Lage (2022) em seu livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística.
COLUNA I
1. Ritual
2. Temática
3. Testemunho
4. Em profundidade
COLUNA II
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição (da voz, da figura) do entrevistado do que no que ele tem a dizer, por exemplo, entrevistas de jogadores ou técnicos, após a vitória ou a derrota, ou de visitantes ilustres, logo após sua chegada.
( ) Consiste, geralmente, na exposição de versões ou interpretações de acontecimentos e pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista ou reiterar uma linha editorial com o argumento de autoridade (a validação pelo entrevistado).
( ) Caracteriza-se pelo fato de a entrevista não possuir como foco um tema particular ou um acontecimento específico, mas a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, geralmente relacionada com outros aspectos de sua vida.
( ) Caracteriza-se pela reconstituição do evento do ponto de vista particular do entrevistado, que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações. Em geral, esse tipo de depoimento não se limita a episódios em que o entrevistado se envolveu diretamente, mas inclui informações a que teve acesso e impressões subjetivas.
Assinale a sequência correta.
Esse cuidado existe porque o papel essencial do jornalista que atua em assessoria de imprensa dentro dos conceitos éticos do jornalismo é
Para tal, é preciso que o repórter incorpore a função de
Ao chegar na redação, o repórter deverá transcrever as perguntas que fez e as respostas do atleta, cabendo ao editor fazer apenas um título. A publicação desse material será acompanhada de fotos e vídeos da carreira do esportista.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo relacionado à publicação da sequência de perguntas do repórter e transcrição das respectivas respostas do entrevistado.
Em relação a essa entrevista, é correto afirmar que:
(Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima. “Manual do Radiojornalismo”)
Segundo profissionais da área, dentre as funções e as responsabilidades do setor de produção no segmento de radiojornalismo estão:
Na pesquisa quantitativa, o caráter subjetivo das experiências e ideias dos entrevistados é a base do quadro amostral e sua leitura auxilia na compreensão dos dados obtidos, que podem ser traduzidos em percentuais.
Nas auditorias de opinião, a qualidade do público entrevistado auxilia na análise de problemas.
Considerando a organização de entrevistas coletivas, julgue o item que se segue.
As entrevistas coletivas, ou coletivas de imprensa, são utilizadas por assessorias com o objetivo de reunir profissionais da mídia e transmitir informações ou tratar de assuntos determinados que o assessorado deseje anunciar aos
veículos de imprensa.
Acerca de assessoria de imprensa, julgue o item.
Entrevistas coletivas constituem um evento à parte, já
que mobilizam vários jornalistas ao mesmo tempo em
torno do assessorado e exigem estratégia específica em
todas as etapas de realização.