Questões de Concurso
Sobre fotografia digital em comunicação social
Foram encontradas 146 questões
Segundo Armando Sant'Anna, "a ilustração é, como o texto, uma forma de expressar a mensagem". A opção que não está correta quanto à função das ilustrações na publicidade é:
Em sua análise sobre a fotografia, Dubois (1998) afirma que ela não deve ser vista como um “espelho neutro”, e sim como “um instrumento de transposição, de análise, de interpretação e até de transformação do real”. A partir dessa afirmação, indique a alternativa abaixo que melhor define o papel da fotografia.
A luz principal em um set de filmagem é conhecida por:
Sobre o processo de produção de um house organ é adequado afirmar que, EXCETO:
O formato de imagem que suporta transparência com 8 bits de profundidade de cor é
As imagens vetoriais são criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional. Assim, na composição dos desenhos com imagens de bitmap, novos pixels devem ser criados, enquanto na composição em vetores basta repetir o mesmo padrão matemático. Em consequência disso, diferentemente das imagens em bitmap, vetores não perdem qualidade qu ando redimensionados, independentemente
Uma imagem digital opõe-se a uma imagem analógica, na medida em que a segunda é representada como um conjunto contínuo e variável de valores e a primeira com um conjunto não-contínuo, finito e discreto de valores que correspondem a coordenadas espaciais limitadas e a intensidades finitas. Os elementos discretos que compõem uma imagem digital denominam-se
Existem algumas características determinadas pelo comportamento motor do aparelho óptico que influenciam, sobremaneira, o trabalho dos produtores de imagens. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
I Imagens próximas são mais adequadas à apresentação tridimensional, e imagens distantes são mais adequadas à representação plana. Tal noção de volume, aplicada às cores, resulta que o azul é a cor mais volúmica, enquanto o amarelo é a mais plana.
II Imagens com maior iluminação exigem menos esforço da visão do que imagens com baixa iluminação. Dentre as cores primárias e secundárias, o amarelo é a cor de maior luminosidade, enquanto o violeta é a cor de menor luminosidade.
III A diferença de foco é tanto maior quanto maior for a abertura pupilar. Disso decorre que a imagem melhor iluminada possibilita uma melhor profundidade de campo, valorizando, além do objeto principal, todos os elementos do campo visual.
IV O centro óptico de uma imagem, que naturalmente favorece o equilíbrio visual, está localizado um pouco abaixo do centro geométrico do campo visual.
Estão corretas apenas as afirmações
As imagens usadas por todos os computadores e a maioria dos arquivos de imagens existentes são geradas em um formato que possui várias extensões, tais como: .tiff; .tif; .jpeg; .jpg; .psd; .cpt; .rif; .raw; .bmp; .pict; .pict-2; .gif; . png; dentre outros.
Esse formato é o
Um diretor de fotografia faz todos os ajustes para obter maior profundidade de campo. Qual dos itens abaixo será determinante para este objetivo:
O pixel é a abreviatura para Picture element, que é a menor unidade de uma imagem digital. Da relação imagem e pixel, está correto o que se afirma em:
Filmar é materializar uma ideia, traduzindo-a em linguagem audiovisual, assim sendo, qual dos quesitos abaixo está corretamente relacionado aos fundamentos técnicos e práticos da fotografia de uma obra audiovisual.
Observe as fotos a seguir. Sendo X a foto à esquerda e Y a foto à direita, pode-se afirmar que a foto:
Sendo X a foto à esquerda e Y a foto à direita, pode-se afirmar que a foto:
Observe a foto a seguir.
Ela representa qual tipo de composição fotográfica?
A importância do efeito de profundidade de campo em uma fotografia é:
De acordo com Lacayo e Russell (1990), de alguma maneira, pode situar-se na _____ o nascimento do fotojornalismo moderno. Após a Primeira Guerra, floresceram nesse país as artes, as letras e as ciências. Este ambiente repercutiu-se na imprensa. Assim, entre os anos vinte e os anos trinta do século XX, tornou-se o país com mais revistas ilustradas. Essas revistas tinham tiragens de mais de cinco milhões de exemplares para uma audiência estimada em 20 milhões de pessoas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
De acordo com o jornalista Juvenal Zanchetta Junior (2004), a fotografia jornalística pode se revestir de outras intenções, nem sempre superficiais. Algumas delas, bastante comuns no cotidiano da informação passada pela imagem de jornal. Quanto à fotografia jornalística, analise as afirmativas abaixo.
I. Entretenimento: quando a fotografia tem a intenção de ilustrar, decorar ou quando tem um sentido lúdico.
II. Descrição: torna-se evidente quando os elementos retratados na foto ajudam o mais possível a levar à composição do contexto noticiado, situando o leitor em relação ao que está sendo tratado.
III. Narração: a carga de elementos disponíveis leva a uma ideia mais consistente do encadeamento da história noticiada.
IV. Expressividade: embora presente na maioria das fotos jornalísticas, a função expressiva surge realçada quando a fotografia, por si própria ou por uma ação deliberada do fotógrafo, faz predominar sua capacidade de sensibilização do leitor.
Assinale a alternativa correta.
O Zoom Digital é um recurso: