Questões de Concurso
Sobre identidade visual na comunicação social em comunicação social
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Um recurso editorial muito usado no jornalismo impresso é a sub-retranca, texto editado abaixo do principal, para o qual traz informações complementares ou análise ou contextualização. A sub-retranca tem como marca gráfica título em corpo menor do que o de um texto autônomo.
O processo de edição de um jornal pressupõe a escolha e a hierarquia dos temas e sua apresentação gráfica ao leitor. A escolha das matérias mais importantes, a organização do material jornalístico, a concepção das páginas e seu conjunto, para apresentar as notícias de forma lógica e harmônica, são etapas do trabalho de edição.
Os caracteres usados na impressão de jornais e revistas são elementos independentes e diferentes dos caracteres usados nos demais trabalhos gráficos de textos. Nos dois casos, os caracteres usados não guardam qualquer identidade quanto a inclinação, espessura ou força de suas hastes como nos demais, que compõem as chamadas famílias de tipos.
Nos projetos gráficos, não é importante o processo técnico a ser utilizado para reprodução. Embora os processos sejam diferentes, o trabalho do projeto pode ser feito independentemente da melhor técnica de impressão gráfica, o que pode ser decidido a partir da finalização do trabalho.
A seleção do suporte é fundamental para a boa apresentação de um veículo impresso. No caso dos jornais diários, a característica básica do papel é a sua alta resistência, bem como a excelente reprodutibilidade, fácil para ilustrações a traço ou em tom contínuo.
Quais elementos compõem o suporte visual?
I - O grid ou diagrama é uma solução planejada e estruturada para organizar o conteúdo no espaço que irá ocupar; proporciona criar padrões e unidade visual
PORQUE
II - o designer habilidoso, sensível, busca as melhores proporções de acordo com regras de divisão do espaço: o quadrado, o duplo quadrado, a divisão áurea desenvolvendo layouts dinâmicos e funcionais.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
O primeiro diz respeito à linha jornalística adotada; o segundo vincula-se ao primeiro, pois coloca no espaço físico as idéias estipuladas pela linha escolhida. Enquanto o projeto editorial trata de temas, editoriais e colunas, o projeto visual cuida da apresentação, tentando fazer o veículo agradável.