Questões de Concurso Sobre jornalismo interpretativo em comunicação social

Foram encontradas 39 questões

Q2527307 Comunicação Social
Considerando as divisões, características e classificações de gêneros jornalísticos no Brasil, o Gênero Interpretativo
Alternativas
Q2457183 Comunicação Social
Os autores José Marques de Melo e Francisco de Assis definem gênero jornalístico como uma categoria que agrupa diferentes formatos com características comuns e desempenha uma função social.
Eles listam cinco gêneros jornalísticos e suas respectivas funções, a saber:

• Gênero informativo: vigilância social;
• Gênero opinativo: fórum de ideias;
• Gênero interpretativo: papel educativo e esclarecedor;
• Gênero diversional: distração e lazer;
• Gênero utilitário: auxilio nas tomadas de decisões cotidiana


De acordo com a “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, os formatos: 1. Perfil; 2. Caricatura; 3. Nota pertencem respectivamente aos gêneros
Alternativas
Q2452441 Comunicação Social
A respeito dos gêneros jornalísticos, analise as assertivas a seguir:

I.   Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II.  História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2158780 Comunicação Social

Leia com atenção os dois anúncios abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/ hemeroteca-digital/.

Acesso em: 23 jan.2023.


Veiculados, respectivamente, nos séculos XIX e XX, os dois anúncios acima, comparados indicam: 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049279 Comunicação Social
Analise as afirmativas abaixo acerca dos gêneros jornalísticos.
1. Os artigos e crônicas são textos opinativos, revelam a posição do autor. A diferença entre eles é o fato de que as crônicas não têm compromisso com o factual.
2. A resenha é um gênero bastante encontrável no jornalismo, que tem como finalidade central fazer análise crítica de obra de arte, seja um livro, seja uma peça teatral.
3. Os editoriais e os artigos são textos opinativos, dissertativos. O que os distingue é o fato de que os primeiros expressam a posição da instituição, do veículo; por sua vez os artigos revelam a posição do autor, que pode ser um colaborador eventual ou sistemático sempre identificado no texto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Jornalista |
Q1902055 Comunicação Social
Dentre os gêneros jornalísticos, há diferentes tipos de textos. Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, de acordo com o gênero e seus respectivos exemplos de texto. 
Coluna 1
1. Gênero informativo.
2. Gênero opinativo.
3. Gênero interpretativo.
4. Gênero diversional.
5. Gênero utilitário.

Coluna 2
( ) Análise, perfil, enquete, cronologia, dossiê.
( ) Nota, notícia, reportagem, entrevista.
( ) Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura.
( ) Indicador, cotação, roteiro, serviço.
( ) História de interesse humano, história colorida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1868011 Comunicação Social

Sobre os gêneros jornalísticos, classificados por Marques de Melo e Assis (2016), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas a seguir.


( ) O gênero informativo visa à prestação de serviços e ao auxílio na tomada de decisões cotidianas, tais como indicadores, cotação, roteiro e serviços.

( ) O gênero opinativo tem finalidade educativa e esclarecedora, aprofunda e analisa o tema abordado.

( ) O gênero interpretativo visa ao debate de ideias, através de argumentação e posicionamento de uma pessoa ou do veículo, acerca de algum assunto relevante.

( ) O gênero diversional traz para pauta temas mais leves, para entreter, como as histórias de interesse humano.

( ) O gênero utilitário é baseado no factual, primando pela objetividade e imparcialidade no relato dos fatos, tendo como exemplo a entrevista.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1857669 Comunicação Social
No jornalismo opinativo, existem algumas estruturas que são usadas para expressar opinião do jornal e do próprio jornalista. Qual das alternativas também pode ser usada como texto interpretativo?
Alternativas
Q1850582 Comunicação Social
Considerando os diversos gêneros e formatos jornalísticos em suas características principais, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Partindo de uma perspectiva funcionalista, é possível classificar os textos jornalísticos entre informativos, opinativos, interpretativos, diversionais e utilitários. II. O editorial é um formato de caráter opinativo que apresenta um posicionamento institucional. III. A notícia, assim como o artigo, deve garantir a imparcialidade e a objetividade jornalísticas, evitando apresentar opiniões do autor.
Alternativas
Q1845658 Comunicação Social
    O gênero jornalístico é definido como a classe de unidades da comunicação massiva periódica que agrupa diferentes formas e respectivas espécies de transmissão e recuperação oportuna de informações da atualidade, por meio de suportes mecânicos ou eletrônicos, potencialmente habilitados para atingir variadas audiências.  Disponível em: <https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJ vnRjDR/?lang=pt>. Acesso em: 24 ago. 2021, com adaptações.  Com base nessa definição, são considerados gêneros jornalísticos  
Alternativas
Q1821065 Comunicação Social
De acordo com Melo e Assis (“Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório”, 2016), gênero é um termo que remete a agrupamento e coliga certos elementos, os formatos, os quais podem ser entendidos como formas de expressão com certas características comuns, mas com lógicas próprias. No jornalismo, a tradicional “Classificação Marques de Melo” divide os gêneros em informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. De acordo com essa classificação, são formatos que pertencem ao gênero interpretativo
Alternativas
Q1630747 Comunicação Social
Para o professor e pesquisador em Televisão, José Carlos Aronchi de Souza (2004), a “programação é o conjunto de programas transmitidos por uma rede de televisão” (In: SOUZA, J. C. A. de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004). Sobre os gêneros e formatos audiovisuais, assinale a alternativa que NÃO apresentam o conjunto de programas:
Alternativas
Q1287773 Comunicação Social
O gênero jornalístico que busca organizar os fatos dando-lhes sentido, conforme critérios de um saber ou ciência, é chamado:
Alternativas
Q1246764 Comunicação Social
O universo jornalístico é composto por gêneros jornalísticos de grande circulação na sociedade ante aos vários suportes que os mediam, tais como os jornais, revistas, televisão e internet, o que os constituem como uns dos mais lidos, justamente porque estão presentes no dia a dia das pessoas. Qual a alternativa que não faz parte dos gêneros textuais jornalísticos?
Alternativas
Q1246754 Comunicação Social
Acerca de jornalismo interpretativo, pode-se afirmar:
Alternativas
Q1112726 Comunicação Social
O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1103992 Comunicação Social

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). No universo das reportagens jornalísticas podemos destacar três tipos de textos: informativo, interpretativo e opinativo.


( ) No gênero interpretativo, o objetivo é mostrar ao leitor as várias consequências que um fato pode gerar, estudando suas origens e analisando suas implicações.

( ) No gênero informativo trata-se apenas de relatar os fatos conforme a estrutura da notícia, bastando responder as perguntas clássicas.

( ) No texto opinativo retrata claramente o pensamento do jornal (editorial) ou do articulista (matéria assinada).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q1088000 Comunicação Social
Segundo Medina (2001), a maioria dos jornais brasileiros divide os gêneros jornalísticos em quatro grandes grupos: opinativo, informativo, interpretativo e entretenimento. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo.
I. Opinativo, com a preocupação de relatar os fatos de uma forma mais objetiva possível. II. Informativo, que, além de informar, procura interpretar os fatos. III. Entretenimento, que são informações que visam à distração dos leitores.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1086550 Comunicação Social
Os gêneros na comunicação jornalística são determinados pelo modo de produção dos meios de comunicação de massa e por manifestações culturais de cada sociedade. Medina (2001) propõe uma nova classificação dentro do jornalismo a partir do diálogo com Marques Melo. Dentre os gêneros apresentados quanto à classificação de Medina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Jornalista |
Q993648 Comunicação Social
Na “classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil – e que se fundamenta “em observações empíricas do jornalismo brasileiro no quinquênio 2002-2007” (MARQUES DE MELO, 2009, p.35) –, a distribuição dos formatos é assim sugerida: Gêneros informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. Pertencem ao gênero diversional:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: E
6: B
7: D
8: C
9: A
10: C
11: A
12: D
13: E
14: D
15: B
16: C
17: C
18: D
19: B
20: C