Questões de Concurso Sobre jornalismo utilitário em comunicação social

Foram encontradas 23 questões

Q2457183 Comunicação Social
Os autores José Marques de Melo e Francisco de Assis definem gênero jornalístico como uma categoria que agrupa diferentes formatos com características comuns e desempenha uma função social.
Eles listam cinco gêneros jornalísticos e suas respectivas funções, a saber:

• Gênero informativo: vigilância social;
• Gênero opinativo: fórum de ideias;
• Gênero interpretativo: papel educativo e esclarecedor;
• Gênero diversional: distração e lazer;
• Gênero utilitário: auxilio nas tomadas de decisões cotidiana


De acordo com a “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, os formatos: 1. Perfil; 2. Caricatura; 3. Nota pertencem respectivamente aos gêneros
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: FAPESC Prova: FEPESE - 2022 - FAPESC - Jornalista |
Q2049301 Comunicação Social
Leia o texto abaixo:
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis
Após quatro meses, a obra que liga a Avenida Tamandaré à Via Expressa será aberta nesta quinta-feira (24) e deve melhorar o fluxo para quem sai de Coqueiros
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS 23/09/2020
A alça de acesso que liga a Avenida Almirante Tamandaré e a Via Expressa da BR-282, em Florianópolis, será aberta nesta quinta-feira (24), segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A promessa é que a obra, orçada em R$ 150 mil, facilite o fluxo e favoreça especialmente quem vem do bairro Coqueiros.
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis. A alça terá 100 metros e deve melhorar o fluxo de quem vem de Coqueiros –
O objetivo, segundo o órgão, é “equilibrar a distribuição do trânsito no bairro, que deixou de contar com a faixa preferencial na cabeceira da ponte Pedro Ivo para acesso à Ilha, após a implantação da 3ª faixa que priorizou a Via Expressa.” (…)
Contratada pelo DNIT para a construção das terceiras faixas nos 5,6 quilômetros de extensão da Via Expressa, a obra principal foi entregue em junho do ano passado.

Assinale a alternativa correta em relação aos critérios que tornaram a notícia acima notícia
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Jornalista |
Q1902055 Comunicação Social
Dentre os gêneros jornalísticos, há diferentes tipos de textos. Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, de acordo com o gênero e seus respectivos exemplos de texto. 
Coluna 1
1. Gênero informativo.
2. Gênero opinativo.
3. Gênero interpretativo.
4. Gênero diversional.
5. Gênero utilitário.

Coluna 2
( ) Análise, perfil, enquete, cronologia, dossiê.
( ) Nota, notícia, reportagem, entrevista.
( ) Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura.
( ) Indicador, cotação, roteiro, serviço.
( ) História de interesse humano, história colorida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1868011 Comunicação Social

Sobre os gêneros jornalísticos, classificados por Marques de Melo e Assis (2016), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas a seguir.


( ) O gênero informativo visa à prestação de serviços e ao auxílio na tomada de decisões cotidianas, tais como indicadores, cotação, roteiro e serviços.

( ) O gênero opinativo tem finalidade educativa e esclarecedora, aprofunda e analisa o tema abordado.

( ) O gênero interpretativo visa ao debate de ideias, através de argumentação e posicionamento de uma pessoa ou do veículo, acerca de algum assunto relevante.

( ) O gênero diversional traz para pauta temas mais leves, para entreter, como as histórias de interesse humano.

( ) O gênero utilitário é baseado no factual, primando pela objetividade e imparcialidade no relato dos fatos, tendo como exemplo a entrevista.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1850582 Comunicação Social
Considerando os diversos gêneros e formatos jornalísticos em suas características principais, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Partindo de uma perspectiva funcionalista, é possível classificar os textos jornalísticos entre informativos, opinativos, interpretativos, diversionais e utilitários. II. O editorial é um formato de caráter opinativo que apresenta um posicionamento institucional. III. A notícia, assim como o artigo, deve garantir a imparcialidade e a objetividade jornalísticas, evitando apresentar opiniões do autor.
Alternativas
Q1845658 Comunicação Social
    O gênero jornalístico é definido como a classe de unidades da comunicação massiva periódica que agrupa diferentes formas e respectivas espécies de transmissão e recuperação oportuna de informações da atualidade, por meio de suportes mecânicos ou eletrônicos, potencialmente habilitados para atingir variadas audiências.  Disponível em: <https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJ vnRjDR/?lang=pt>. Acesso em: 24 ago. 2021, com adaptações.  Com base nessa definição, são considerados gêneros jornalísticos  
Alternativas
Q1821065 Comunicação Social
De acordo com Melo e Assis (“Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório”, 2016), gênero é um termo que remete a agrupamento e coliga certos elementos, os formatos, os quais podem ser entendidos como formas de expressão com certas características comuns, mas com lógicas próprias. No jornalismo, a tradicional “Classificação Marques de Melo” divide os gêneros em informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. De acordo com essa classificação, são formatos que pertencem ao gênero interpretativo
Alternativas
Q1630747 Comunicação Social
Para o professor e pesquisador em Televisão, José Carlos Aronchi de Souza (2004), a “programação é o conjunto de programas transmitidos por uma rede de televisão” (In: SOUZA, J. C. A. de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004). Sobre os gêneros e formatos audiovisuais, assinale a alternativa que NÃO apresentam o conjunto de programas:
Alternativas
Q1248909 Comunicação Social
São gêneros jornalísticos, EXCETO:
Alternativas
Q1112726 Comunicação Social
O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1086550 Comunicação Social
Os gêneros na comunicação jornalística são determinados pelo modo de produção dos meios de comunicação de massa e por manifestações culturais de cada sociedade. Medina (2001) propõe uma nova classificação dentro do jornalismo a partir do diálogo com Marques Melo. Dentre os gêneros apresentados quanto à classificação de Medina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Jornalista |
Q993648 Comunicação Social
Na “classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil – e que se fundamenta “em observações empíricas do jornalismo brasileiro no quinquênio 2002-2007” (MARQUES DE MELO, 2009, p.35) –, a distribuição dos formatos é assim sugerida: Gêneros informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. Pertencem ao gênero diversional:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Jornalista |
Q993645 Comunicação Social
De acordo com Marques de Melo (2016), o Jornalismo como categoria pertencente à modalidade de comunicação periódica, é inserida no conjunto da comunicação massiva, dentro do campo da comunicação. O autor aponta duas características básicas para a definição de um gênero: sua aptidão para agrupar diferentes formatos e sua função social. Como panorama dos gêneros jornalísticos e de suas respectivas funções, temos o informativo, o opinativo, o interpretativo, o diversional e o utilitário. São características do gênero utilitário:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2018 - UFRJ - Jornalista |
Q881045 Comunicação Social
Os jornais destinados às classes B, C e D integram um mercado caracterizado por um público que:
Alternativas
Q765216 Comunicação Social
O texto do rádio tem características peculiares que devem ser consideradas para a transmissão da informação em um veículo no qual o ouvinte cria a imagem da notícia mentalmente. No que se refere ao texto do rádio, é correto afirmar que a (o)
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2013 - FUB - Jornalista |
Q571194 Comunicação Social

A respeito da classificação do conteúdo jornalístico a partir dos gêneros textuais, julgue o item seguinte.

Os gêneros são tipos relativamente estáveis dos enunciados e caracterizam-se por um conteúdo temático, um estilo de linguagem e uma estrutura composicional.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2015 - FUB - Jornalista |
Q549172 Comunicação Social

Julgue o item subsequente no que se refere à produção, à elaboração e à edição de notícias no rádio.

Os trechos de entrevista para a produção de matéria para o rádio são escolhidos após a confecção do texto, de modo a serem selecionadas as partes mais adequadas e interessantes.

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Comunicação Social |
Q417030 Comunicação Social
A respeito de redação em jornalismo impresso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q409416 Comunicação Social
Um redator de qualquer veículo de comunicação deve sempre ter em mente que sua mensagem precisa ser entendida. Clareza não é apenas evitar palavras difíceis, até porque usar palavras novas traz conhecimento para o leitor. Ter clareza significa a capacidade de não misturar opiniões, e sim articulá-las. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que outra característica importante para o texto jornalístico é a fluência, que.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: IF-RR Prova: FUNCAB - 2013 - IF-RR - Jornalista |
Q363992 Comunicação Social
A maioria dos jornais brasileiros divide os gêneros jornalísticos em quatro grandes grupos: informativo; opinativo; utilitário e ilustrativo. Qual das opções é um exemplo de gênero jornalístico utilitário?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: A
6: C
7: A
8: D
9: B
10: C
11: B
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: E
18: A
19: E
20: C