Questões de Concurso
Sobre jornalismo utilitário em comunicação social
Foram encontradas 26 questões
Prefeitura de Atibaia faz novo mutirão contra dengue e alerta sobre sintomas
Neste sábado (17) a Prefeitura de Atibaia realizará mais um mutirão contra a dengue, agora no Nova Atibaia e Casas Populares, visando combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o aumento dos casos de dengue na cidade, a Secretaria de Saúde de Atibaia alerta para a prevenção e também sobre os sintomas da doença.
Este é o segundo mutirão no mês, após a realização do primeiro no Jardim do Lago, Jardim Paulista e extensões, no dia 3. É fundamental que os moradores liberem a entrada dos agentes de endemias (que estarão uniformizados) em suas residências para vistoriar eventuais focos do mosquito e dar orientações, a fim de que evitem água parada em qualquer recipiente.
Sintomas
É importante ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Evite automedicação
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar a procurar um médico. A Secretaria de Saúde orienta a população que, em caso de suspeita da doença, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno não devem ser usados por pacientes que estão com suspeita de dengue ou que foram diagnosticados com a doença.
Denuncie possíveis criadouros
Para denunciar possíveis focos de dengue em Atibaia, a Ouvidoria da Saúde está disponível pelo telefone (11) 4414-3344 (WhatsApp).
Confira as datas e os locais dos mutirões pré-agendados (calendário pode ser alterado dependendo da incidência da doença):
17/02, às 8h - Nova Atibaia e Casas Populares;
24/02, às 8h - Jardim Brogotá e Tanque;
02/03, às 8h - Jardim Morumbi, Terceiro Centenário e Parque dos Coqueiros;
09/03, às 8h - Centro e Parque das Nações.
De acordo com a proposta do professor Marques de Melo para classificação dos gêneros jornalísticos, a matéria acima representa o gênero
E
Tipo de produção textual jornalística cuja finalidade é propiciar ao leitor dados, números, informações que lhe sejam úteis para o cotidiano de suas tarefas e atividades.
As definições apresentadas se referem a dois tipos de gêneros jornalísticos, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta estes dois tipos de gênero jornalístico, respectivamente.
Eles listam cinco gêneros jornalísticos e suas respectivas funções, a saber:
• Gênero informativo: vigilância social;
• Gênero opinativo: fórum de ideias;
• Gênero interpretativo: papel educativo e esclarecedor;
• Gênero diversional: distração e lazer;
• Gênero utilitário: auxilio nas tomadas de decisões cotidiana
De acordo com a “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, os formatos: 1. Perfil; 2. Caricatura; 3. Nota pertencem respectivamente aos gêneros
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis
Após quatro meses, a obra que liga a Avenida Tamandaré à Via Expressa será aberta nesta quinta-feira (24) e deve melhorar o fluxo para quem sai de Coqueiros
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS 23/09/2020
A alça de acesso que liga a Avenida Almirante Tamandaré e a Via Expressa da BR-282, em Florianópolis, será aberta nesta quinta-feira (24), segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A promessa é que a obra, orçada em R$ 150 mil, facilite o fluxo e favoreça especialmente quem vem do bairro Coqueiros.
Via Expressa da BR-282 terá nova alça de acesso em Florianópolis. A alça terá 100 metros e deve melhorar o fluxo de quem vem de Coqueiros –
O objetivo, segundo o órgão, é “equilibrar a distribuição do trânsito no bairro, que deixou de contar com a faixa preferencial na cabeceira da ponte Pedro Ivo para acesso à Ilha, após a implantação da 3ª faixa que priorizou a Via Expressa.” (…)
Contratada pelo DNIT para a construção das terceiras faixas nos 5,6 quilômetros de extensão da Via Expressa, a obra principal foi entregue em junho do ano passado.
Assinale a alternativa correta em relação aos critérios que tornaram a notícia acima notícia
Coluna 1
1. Gênero informativo.
2. Gênero opinativo.
3. Gênero interpretativo.
4. Gênero diversional.
5. Gênero utilitário.
Coluna 2
( ) Análise, perfil, enquete, cronologia, dossiê.
( ) Nota, notícia, reportagem, entrevista.
( ) Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura.
( ) Indicador, cotação, roteiro, serviço.
( ) História de interesse humano, história colorida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre os gêneros jornalísticos, classificados por Marques de Melo e Assis (2016), assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas a seguir.
( ) O gênero informativo visa à prestação de serviços e ao auxílio na tomada de decisões cotidianas, tais como indicadores, cotação, roteiro e serviços.
( ) O gênero opinativo tem finalidade educativa e esclarecedora, aprofunda e analisa o tema abordado.
( ) O gênero interpretativo visa ao debate de ideias, através de argumentação e posicionamento de uma pessoa ou do veículo, acerca de algum assunto relevante.
( ) O gênero diversional traz para pauta temas mais leves, para entreter, como as histórias de interesse humano.
( ) O gênero utilitário é baseado no factual, primando pela objetividade e imparcialidade no relato dos fatos, tendo como exemplo a entrevista.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Partindo de uma perspectiva funcionalista, é possível classificar os textos jornalísticos entre informativos, opinativos, interpretativos, diversionais e utilitários. II. O editorial é um formato de caráter opinativo que apresenta um posicionamento institucional. III. A notícia, assim como o artigo, deve garantir a imparcialidade e a objetividade jornalísticas, evitando apresentar opiniões do autor.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
Julgue o item subsequente no que se refere à produção, à elaboração e à edição de notícias no rádio.
Os trechos de entrevista para a produção de matéria para o rádio são escolhidos após a confecção do texto, de modo a serem selecionadas as partes mais adequadas e interessantes.