Questões de Concurso
Sobre linguagens e suportes midiáticos em comunicação social
Foram encontradas 2.033 questões
“Estamos diante de um destes momentos de incertezas com relação à TV aberta. Entretanto a História tem nos mostrado que, após um período de turbulências e adequações, os veículos conseguem sobreviver, após readaptarem seus conteúdos e linguagens para preencher lacunas deixadas pela nova mídia. Isto aconteceu, por exemplo, com o Rádio, desacreditado por muitos quando a TV ofereceu a imagem para complementar a informação sonora. Entretanto, foi exatamente a inexistência da imagem que permitiu ao Rádio se consolidar como “o companheiro que dispensa os olhos”.
FONTE: Disponível em: Teixeira, Stanley. In: FERRARI, Pollyanna. Comunicação digital na era da participação.p.95. Porto Alegre: RS Editora Fi, 2016.
A partir do texto acima, pode-se afirmar que:
1. Pré-produção.
2. Produção.
3. Pós-produção.
( ) Planilha de orçamento.
( ) Storyboard.
( ) Tratamento de imagens.
( ) Montagem de imagem e som.
( ) Gravação.
( ) Realização de entrevistas.
A sequência CORRETA dessa associação é:
I. A produção do ao vivo depende de tecnologias que possuem um alto custo, como o micro-ondas. Por isso, sua viabilidade é restrita a poucas empresas de mídia.
II. O ao vivo, na transmissão analógica, permite que os participantes da situação midiática (audiência, comunicadores, entrevistados, etc.) estejam em uma mesma dimensão temporal.
III. Os dispositivos móveis e a melhoria da qualidade de transmissão de dados pela internet têm possibilitado um maior uso do ao vivo na atualidade.
IV. O uso do ao vivo em eventos culturais não é indicado devido ao distanciamento com o público, sendo ainda uma prática pouco comum no contexto recente do Brasil.
Está CORRETO o que se afirma em:
O termo em questão é a(o):

Em uma cena de discussão entre os personagens A e B, o diretor utiliza um plongée sobre o personagem A e um contraplongée no personagem B. O efeito narrativo e simbólico dessa escolha técnica busca: