Questões de Concurso
Sobre nota e notícia em comunicação social
Foram encontradas 568 questões
Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.
Não se considera notícia a narração de fatos ingênuos, sem nenhuma pessoa importante envolvida, sem nenhum impacto ou significância social.
Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.
Esse tipo de notícia costuma ser chamado de notícias de interesse humano, features ou, ainda, faits divers.
Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.
É correto afirmar que notícias como a mencionada no texto estão mais presentes nos jornais populares, embora apareçam também nos jornais mais tradicionais.
Considerando o texto apresentado, julgue o seguinte item, relativo à teoria da notícia.
Para ser notícia, um fato deve ter atualidade, proximidade, proeminência (da pessoa envolvida), impacto e significância, qualidades atribuídas ao próprio fato ou evento.
Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.
Noticiabilidade é o composto de requisitos que um determinado fato ou acontecimento precisa ter para ser entendido pelo jornalista como notícia.
I. A pauta cross-media prevê a adaptação do conteúdo para diferentes plataformas, mas mantém a essência da narrativa inalterada em todos os meios.
II. O conceito de "pauta fria" tornou-se obsoleto com o advento das redes sociais, uma vez que todas as notícias agora exigem imediatismo na publicação.
III. A curadoria de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) tem se tornado um elemento cada vez mais relevante na composição de pautas jornalísticas contemporâneas.
IV. A utilização de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial na elaboração de pautas diminui a importância do "faro jornalístico" do profissional.
V. A pauta multimídia requer que o jornalista preveja, desde a concepção, quais elementos (texto, áudio, vídeo, infográficos) serão mais adequados para contar cada aspecto da história.
Estão corretas apenas as afirmações:
Assinale a alternativa que apresenta os cinco gêneros jornalísticos.
Analise o trecho a seguir:
Informa os problemas atuais, reporta objetivamente com dados qualitativos, transmite a opinião argumentada de um especialista, orienta quanto a temas do cotidiano e tem a capacidade de refletir ou influenciar a opinião das massas.
Estas são características especificas dos:

Leia o seguinte trecho de um texto jornalístico:
"A greve dos caminhoneiros, que já dura mais de uma semana, causou impactos significativos na economia brasileira. O abastecimento de combustíveis e alimentos foi comprometido em diversas regiões do país, gerando falta de produtos em diversas regiões do país e alta de preços."
É correto afirmar que:
Qual dos conceitos a seguir foi elaborado corretamente?
Esse tipo de nota caracteriza-se por:
Esse recurso é conhecido como
I. Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II. História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.
Quais estão corretas?
Dentre os vários aspectos positivos do gênero que atraem o público, destacam-se os seguintes:
Essas atitudes reforçam duas características essenciais para esse caso, próprias do texto jornalístico do gênero informativo, que são
I. O lide de uma notícia serve para revelar o ponto de vista do jornal acerca de um fato, por isso deve responder às perguntas: o quê? quem? quando? onde? como? por quê?
II. São características das notícias: texto com informatividade, impessoalidade, descritividade, narratividade; preferência pela linguagem formal, clara e objetiva; presença de títulos; uso de discurso indireto; abordagem de atos reais, atuais e cotidiano.
Marque a alternativa CORRETA:
Como a produção de textos em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, delimitados conforme necessidades específicas. Cada situação envolvendo o assessorado, por sua vez, poderá gerar um tratamento determinado em termos de elaboração de mensagem. O release é um material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. É escrito em linguagem e segundo critérios essencialmente jornalísticos, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na integra como texto pronto. Existe um tipo de release, que é produzido levando em consideração as particularidades de um determinado espaço jornalístico. Em geral, é distribuído a colunistas e deve primar pela adequação da mensagem às necessidades da seção cujo público pretende atingir. As informações se referem ao seguinte tipo de release: