Questões de Concurso
Sobre nota e notícia em comunicação social
Foram encontradas 558 questões
Leia o seguinte trecho de um texto jornalístico:
"A greve dos caminhoneiros, que já dura mais de uma semana, causou impactos significativos na economia brasileira. O abastecimento de combustíveis e alimentos foi comprometido em diversas regiões do país, gerando falta de produtos em diversas regiões do país e alta de preços."
É correto afirmar que:
Esse recurso é conhecido como
I. Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II. História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.
Quais estão corretas?
Como a produção de textos em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, delimitados conforme necessidades específicas. Cada situação envolvendo o assessorado, por sua vez, poderá gerar um tratamento determinado em termos de elaboração de mensagem. O release é um material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. É escrito em linguagem e segundo critérios essencialmente jornalísticos, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na integra como texto pronto. Existe um tipo de release, que é produzido levando em consideração as particularidades de um determinado espaço jornalístico. Em geral, é distribuído a colunistas e deve primar pela adequação da mensagem às necessidades da seção cujo público pretende atingir. As informações se referem ao seguinte tipo de release:
Até o começo do século XX, os jornais eram essencialmente opinativos. Não que a informação/notícia estivesse ausente das páginas, mas a forma como era apresentada é que era diferente. As narrativas eram mais retóricas do que informativas. Antes de ir ao verdadeiro assunto da matéria, os textos faziam longas digressões relacionando-o com a linha de pensamento do veículo, o que, hoje, os jornalistas chamam de nariz de cera. Não havia objetividade ou imparcialidade. Por volta de 1950, chega ao país, pelas mãos do jornalista Pompeu de Souza, um conceito já muito utilizado na imprensa americana que prometia revolucionar as redações e trazer objetividade ao jornalismo. Este recurso tem a vantagem de dar ao leitor uma ideia imediata daquilo que se segue; é o início de uma notícia, artigo ou outro gênero jornalístico. As informações se referem ao seguinte recurso:
De acordo com Nilson Lage, em A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística (2006), as pautas jornalísticas (cobertura de fatos) têm diversas origens e tipo de seleção.
A esse respeito, assinale com F as afirmativas falsas e com V as verdadeiras.
( ) A cobertura de eventos programados, que podem ser desde julgamentos de acusados, votações em assembleias, até inauguração de obras é exemplo de pauta de reportagem.
( ) As pautas lacônicas evitam as distorções, pois são muito detalhadas, e suas linhas editoriais rígidas auxiliam o repórter, contribuindo para a redução do tempo de apuração.
( ) Referem-se geralmente à pauta de reportagem: explorar as implicações ou desdobramentos de um fato, levantar antecedentes, investigar e interpretar.
( ) As pautas de notícias devem conter, entre outras informações: qual é o evento, hora e local, exigências para cobertura e indicação de recursos e equipamentos.
Assinale a alternativa correta.
Dentre os vários aspectos positivos do gênero que atraem o público, destacam-se os seguintes:
Essas atitudes reforçam duas características essenciais para esse caso, próprias do texto jornalístico do gênero informativo, que são
I. O lide de uma notícia serve para revelar o ponto de vista do jornal acerca de um fato, por isso deve responder às perguntas: o quê? quem? quando? onde? como? por quê?
II. São características das notícias: texto com informatividade, impessoalidade, descritividade, narratividade; preferência pela linguagem formal, clara e objetiva; presença de títulos; uso de discurso indireto; abordagem de atos reais, atuais e cotidiano.
Marque a alternativa CORRETA:
( ) É capaz de suportar mais dados em pouco espaço. ( ) É a que mais satisfaz a necessidade de noticiar um fato sobre o qual não se conhecem todos os detalhes. ( ) Pode ser aplicada em notícias de resultados, em que sabemos os efeitos, não as causas. ( ) É recomendada quando se tem uma apuração com muitos detalhes e personagens de uma história.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: