Questões de Comunicação Social - Nota e Notícia para Concurso

Foram encontradas 557 questões

Q2457176 Comunicação Social
Apesar de o telejornalismo ser marcado pelo uso das imagens, em algumas circunstâncias, quando há uma notícia importante de última hora, ou quando não foi possível captar imagens é necessário que o apresentador do telejornal dê toda a informação relevante sem a cobertura de imagens.

Esse recurso é conhecido como
Alternativas
Q2452445 Comunicação Social
“A astronomia já viveu grandes revoluções em sua história. Das esferas de cristal, que sustentavam os astros em seus postos fixos, à revolução de Nicolau Copérnico (1473-1543) e às elipses de Johannes Kepler (1571-1630), muitos séculos de observação foram necessários para mudar a imagem do céu. O século 20 não poderia fugir à regra. Uma descoberta anunciada na semana passada pela revista britânica "Nature" confirma o padrão. Astrônomos do Observatório Austral Europeu (ESO, na sigla em inglês) detectaram o primeiro planeta fora do Sistema Solar”. Esse caso, extraído do Manual de Produção da Folha de São Paulo, é considerado, no jornalismo factual, um:
Alternativas
Q2452441 Comunicação Social
A respeito dos gêneros jornalísticos, analise as assertivas a seguir:

I.   Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II.  História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2433678 Comunicação Social

Como a produção de textos em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão, a redação em assessoria de imprensa também possui parâmetros próprios, delimitados conforme necessidades específicas. Cada situação envolvendo o assessorado, por sua vez, poderá gerar um tratamento determinado em termos de elaboração de mensagem. O release é um material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa e destinado aos veículos de comunicação. É escrito em linguagem e segundo critérios essencialmente jornalísticos, embora não tenha a pretensão de ser aproveitado na integra como texto pronto. Existe um tipo de release, que é produzido levando em consideração as particularidades de um determinado espaço jornalístico. Em geral, é distribuído a colunistas e deve primar pela adequação da mensagem às necessidades da seção cujo público pretende atingir. As informações se referem ao seguinte tipo de release:

Alternativas
Q2433675 Comunicação Social

Até o começo do século XX, os jornais eram essencialmente opinativos. Não que a informação/notícia estivesse ausente das páginas, mas a forma como era apresentada é que era diferente. As narrativas eram mais retóricas do que informativas. Antes de ir ao verdadeiro assunto da matéria, os textos faziam longas digressões relacionando-o com a linha de pensamento do veículo, o que, hoje, os jornalistas chamam de nariz de cera. Não havia objetividade ou imparcialidade. Por volta de 1950, chega ao país, pelas mãos do jornalista Pompeu de Souza, um conceito já muito utilizado na imprensa americana que prometia revolucionar as redações e trazer objetividade ao jornalismo. Este recurso tem a vantagem de dar ao leitor uma ideia imediata daquilo que se segue; é o início de uma notícia, artigo ou outro gênero jornalístico. As informações se referem ao seguinte recurso:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: B