Questões de Concurso
Sobre ortografia em textos midiáticos em comunicação social
Foram encontradas 62 questões
I- Fazem cinco anos desde que o ministro deixou a pasta. II- Não sei por que o Presidente da República faltou à coletiva de imprensa. III- Ele chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos. IV- Tratam-se de documentos muito importantes para esclarecer o problema. V- A edição passada chegou atrasada, mas a dessa semana já está nas bancas.
Estão de acordo com as normas jornalísticas de estilo e de correção gramatical:
A construção de um texto jornalístico precisa seguir algumas regras básicas para que seja coerente e eficaz. A redação jornalística, seja para TV, rádio, jornal impresso, revista ou sites, conta com normas e princípios em comum.
Em relação às questões que fazem parte desses pressupostos, considere as afirmativas a seguir.
I. Utilizar frases curtas, diretas e objetivas.
II. Escrever textos breves, com palavras simples.
III. Procurar sempre entrevistar as fontes.
IV. É desnecessário delimitar e entender o público-alvo.
Assinale a alternativa correta.
A linguagem é um dos elementos fundamentais em notícias e reportagens. Sobre ela é correto afirmar que:
I. compreende enunciado linguístico e suas expressões.
II. envolve apenas o projeto gráfico e as estratégias cenográficas.
III. a forma do texto deve chamar atenção para si mesma.
IV. a forma do texto deve enfatizar o dito – a informação.
Estão corretos, apenas, os itens:
No processo editorial, a etapa de preparação de originais entende que a estrutura e o conteúdo do texto já foram revisados, portanto esta etapa trata da arte final, cabendo a ela somente uma última revisão ortográfica.
Jânio Quadros, na apresentação da versão brasileira de um livro, afirmou que a obra “estuda a linguagem – e seu componente básico, a palavra, – na terrível influência que exerce sobre o comportamento social, e as perigosas distorções que sofre, impeditivas do diálogo, do entendimento e da própria universalidade da cultura. É um clássico de uma ciência difícil e, sem embargo, quase ameno e com muito sentido prático”.
O ex-presidente procurava incentivar a leitura da obra que explica os motivos da incomunicação entre as pessoas e como resolver os conflitos que impedem uma comunicação eficaz. A ciência a que se refere o ex-presidente é a