Questões de Concurso
Sobre produção gráfica em comunicação social
Foram encontradas 885 questões
“Olho” é um recurso utilizado pelos editores para destacar outras informações a respeito da matéria principal que, necessariamente, não caberiam na estrutura do texto principal.
O espaçamento ou o entrelinhamento das fontes e dos blocos de texto estão relacionados diretamente ao tamanho da fonte utilizada.
A opção justificado forçado tem como característica principal o ajuste da última linha do parágrafo, formando um bloco único. Essa não é uma opção recomendada, pois, nem sempre, a última linha acaba com a quantidade certa de letras para o preenchimento.
O formato tabloide é o resultado da duplicação do formato standard. Cada página possui uma mancha gráfica de 26 cm horizontais por 29,7 cm verticais. O papel total de duas páginas impressas é de 56 por 32 cm, o mesmo que duas páginas standard impressas.
No formato standard, a mancha gráfica da página mede 53,5 por 29,7 cm. A área total de papel depois de impresso é de 56 por 32 cm. Para a confecção, é necessário um equipamento de impressão rotativo, que, geralmente, é disponibilizado em grandes editoras e parques gráficos de jornais diários e periódicos de grande circulação.
No jornalismo, uma lauda possui o que corresponde a um ofício de 20 linhas de 70 toques, em tamanho 12 mais ou menos.
Os títulos tentam mostrar que as notícias sobre as quais foram colocados são melhores que as outras.
Em geral, o título é o primeiro processo na composição de um texto.
Toda a formação gráfica do sistema offset é composta de pontos denominados retículas. Esses pontos são transportados eletronicamente para os fotolitos, em que são criadas as matrizes para offset.
Define‑se da seguinte forma o sistema CMYK: ciano; magenta; vermelho; e azul, que são cores primárias aditivas, pois, quando somadas, produzem luz branca, que, na quadricromia, são reproduzidas com as primárias subtrativas.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente e respectivamente, as lacunas do seguinte texto:
Impor significa montar as páginas em cadernos de impressão. Atualmente a imposição faz-se de forma eletrônica, gerando o esquema de montagem para o trabalho em questão. A conferência é feita por meio de uma prova em ______ (ozalide digital) e, após a aprovação, é executada a saída do trabalho em ______ (CTF) ou chapa (CTP).
O planejamento editorial é um dos passos do projeto gráfico, que tem como um de seus principais objetivos tornar o visual da publicação atraente ao leitor. Além da escolha adequada de fontes e cores, é necessário organizar as linhas de composição em uma página. Se a equipe do jornal em que você trabalha optar por um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas, o alinhamento será:
A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia. Para diagramar o conteúdo editorial, a atividade de diagramação precisa lidar com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Considere as definições a seguir e assinale a incorreta.
Segundo José Marque de Melo, são características gráficas da coluna:
I. Historicamente, a coluna originou-se dentro da antiga diagramação vertical, quando as matérias eram dispostas de cima para baixo, passando, se necessário, à coluna vizinha.
II. Hoje, com a diagramação horizontal, a coluna já não mais ocupa o espaço disposto verticalmente e se alarga pelo espaço fronteiriço. Por isso, é comum o uso da palavra seção para denominar a coluna.
III. As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante e são diagramadas, geralmente, numa posição fixa e sempre na mesma página, o que facilita a sua localização imediata.
Está correto o que se afirma em:
No Brasil, a concepção de que o jornalismo é um simples espelho da realidade ainda encontra um grande espaço nas redações e faculdades de Jornalismo. Autores como Luiz Amaral (1987) e Juarez Bahia (1990) definem a atividade jornalística como uma simples técnica, reduzindo-a a uma operação meramente mecânica de meia dúzia de regras. Em oposição a essa visão mecanicista temos um campo de estudos ainda em construção que procura entender o jornalismo:
As notícias de jornal e a de televisão são semelhantes ao serem variedades de jornalismo, o que significa que ambas consistem num relato atual de acontecimentos atuais. Essa dupla contemporaneidade - o presente como ''assunto'' e o presente como a perspectiva no tempo em que é descrito - é o que explica o apelo intenso e universal ao jornalismo, e também a extraordinária dificuldade com que o jornalismo se depara para conseguir um relato dos acontecimentos que a experiência e a crítica afirmem ser coerente, equilibrado e fidedigno. Mas em outros aspectos são também diferentes. Aponte em quais.
São diversos os gêneros jornalísticos encontrados nos meios de comunicação de massa que têm como objetivo informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação. As notícias publicadas em jornais impressos possuem alguns recursos e características próprios. Analise as afirmativas a seguir.
I. O ''sublead'', segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante do desdobramento do lead, é criação do jornalismo brasileiro, e inexistia na imprensa norte-americana e também na inglesa, de onde importamos a técnica do lead, na década de 50.
II. A sub-retranca é um texto editado abaixo do principal, para o qual traz informações complementares, análise ou contextualização.
III. ''Suelto'', em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.
IV. Suíte é um termo usado para designar um outro lado , da matéria. E onde se publicam assuntos paralelos.
V. Sutiã é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria.
Quantas afirmativas estão corretas?
''Subiu a 650 o número de mortos no terremoto que atingiu anteontem a região central do Irã, deixando mais de 1.000 feridos, e destruindo totalmente dezenas de cidades. Segundo as autoridades, serão necessários vários meses para que os 5.500 sobreviventes das 12 cidades atingidas possam levar uma vida normal." Esse tipo de lead sumariza todos os fatos principais de maneira clara e sempre uniforme, e é muito comum nos despachos internacionais. Podemos afirmar que se trata de um lead:
Leia as seguintes afirmações:
I. Segundo Mauro Wolf, o conjunto de fatores que determina a noticiabilidade dos acontecimentos permite efetuar, cotidianamente, a cobertura informativa, mas dificulta o aprofundamento e a compreensão de muitos aspectos significativos dos fatos apresentados como notícias.
II. A noticiabilidade, dentro dessa visão, constitui um elemento da distorção involuntária contida na cobertura informativa dos mass media. Isso significa que os critérios de relevância são, por um lado, flexíveis e variáveis quanto à mudança de certos parâmetros e, por outro, são sempre considerados em relação à forma de operar do organismo que faz a informação.
É correto afirmar que: