Questões de Concurso Sobre recursos linguísticos em comunicação social

Foram encontradas 368 questões

Q3037683 Comunicação Social
Determinada teoria afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais. Analise as alternativas e marque a opção CORRETA que define a teoria relacionada a essa afirmação.
Alternativas
Q2609256 Comunicação Social

Ao estruturar um texto jornalístico, alguns recursos corroboram para a efetividade da comunicação. Quanto à escrita especificamente, há sugestões importantes que auxiliam seu trabalho. Algumas orientações a respeito da redação do texto jornalístico em meios impressos foram propostas a seguir.


No entanto, há uma alternativa inconsistente, assinale-a:

Alternativas
Q2521845 Comunicação Social
Os pesquisadores constatam que o discurso da publicidade e da propaganda nasce da conjugação de vários fatores. Destacam-se entre esses fatores o uso de efeitos retóricos como figuras de linguagem e técnicas ar-gumentativas. Na frase “Cada biscoito é uma aventura diferente em sua boca”, o redator usou a seguinte figura de linguagem.
Alternativas
Q2436287 Comunicação Social

De acordo com Thompson (1998), o self pode ser explicado como um projeto simbólico que é construído pelo indivíduo a partir de materiais disponíveis com os quais ele cria narrativas “coerentes da própria identidade”.


THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

Alternativas
Q2380452 Comunicação Social
Texto XIII





FERNANDES JR., O. Cada vez mais distantes. Desafios do desenvolvimento, Brasília, DF, ano 2, n.16, nov. 2005. Disponível em: https:// repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12501/1/Desafios_Desenvolvimento_v.2_n.16_2005_cada_vez_mais_distante.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023. Adaptado.

Observa-se, no desenvolvimento do Texto XIII, o uso da figura de retórica
Alternativas
Q2372444 Comunicação Social
A habilidade de falar em público de maneira clara e eficaz é chamado de oratória e sua função principal é transmitir uma mensagem direta, persuasiva e memorável para um público específico. O conjunto de técnicas, regras e práticas que ajudam um indivíduo a falar e se expressar bem em público traz benefícios como:

I. Cativar a audiência
II. Excitar conflitos
III. Atarracar o público.
IV. Incentivar a imaginação do ouvinte.
V. Influenciar uma decisão.

Assinale a alternativa que contempla as sentenças corretas: 
Alternativas
Q2174694 Comunicação Social
A modalidade de texto jornalístico em que o jornalista assume a personalidade do seu público leitor, incorporando à redação da notícia o uso de gírias, expressões idiomáticas e até palavras do código da comunidade, é bem aceita em
Alternativas
Q2158807 Comunicação Social
O livro é um objeto complexo. Sua primeira função é a de suporte material de um texto – literário ou não, teórico ou prático, ensaio ou livro de culinária, romance, teatro ou poesia. O recorte deste texto, entretanto, não corresponde ao livro, cujos limites mais amplos abrigam outros textos que cercam, introduzem, sustentam o texto dito principal e se denominam: título, nome do autor, orelha, prefácio, dedicatória, epígrafe, notas, bibliografia, sumário, apêndices, anexos. Esses elementos que circundam o texto podem ser apenas verbais, mas também gráficos e plásticos: é o caso das ilustrações, da composição, da capa e da própria disposição da massa textual. 
Composições de palavras e imagens que se organizam no espaço do livro como postos avançados que preparam o acesso do leitor ao texto principal e, nas últimas páginas do volume, indicam-lhe a saída do mundo textual, esses textos, em razão de sua função de acompanhamento, constituem
Alternativas
Q2158806 Comunicação Social
A revisão de provas gráficas consiste na verificação da fidelidade entre original e composição/formatação do texto. Tarefa de suma importância dentro de uma editora, requer do revisor de provas, além de um bom conhecimento normativo da língua, extrema capacidade de concentração. O revisor de provas deverá ser capaz de captar quaisquer erros que tenham sido cometidos na composição/ formatação, dar instruções para sua correção e, também, zelar para que os enganos cometidos pelo preparador de originais (responsável pela revisão de textos e sua normalização) sejam evitados, chamando, se for o caso, a atenção deste. Erros gramaticais e ortográficos, linhas deslocadas, salto de palavras ou trechos, letras defeituosas, alterações de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em mente ao conferir as provas gráficas.
QUEIROZ, Sônia – Editoração: arte e técnica. Belo Horizonte/MG, FALE/UFMG, 2015, p. 47
O procedimento mais corriqueiro de revisão, feito em dupla é o seguinte: O revisor, com a prova já composta, é auxiliado pelo leitor, que lê o original. Ao surgir qualquer discordância entre o original e a prova, o leitor deve chamar a atenção do revisor (ou vice-versa), e este procederá à emenda na prova. Tal definição está relacionada ao seguinte tipo de revisão: 
Alternativas
Q2135185 Comunicação Social
A estrutura de um livro pode ser dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual, além de elementos extratextuais. Sobre essa estrutura, avalie as afirmações a seguir.

I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.

É correto apenas o que se afirma em  
Alternativas
Q2133123 Comunicação Social

Julgue o item seguinte, acerca da retórica e da teoria da argumentação, bem como de temas emergentes da comunicação. 


A utilização da retórica a partir de argumentos lógicos e de formas intencionais no discurso auxilia na obtenção de aprovação da audiência e reconfirma as opiniões dos destinatários. 

Alternativas
Q2133121 Comunicação Social

Relativamente aos elementos estruturais do texto e a linguagem e argumentação, julgue o item a seguir. 


A coesão referencial ocorre quando algum elemento textual faz referência a outro.  

Alternativas
Q2112507 Comunicação Social
Acerca da teoria da comunicação, julgue o item a seguir.

A principal teoria da corrente funcionalista é a teoria da persuasão, a qual foi pensada a partir de um sistema em que o processo de transmissão de uma mensagem a um destinatário é realizado através de um canal.
Alternativas
Q2105950 Comunicação Social
A criação publicitária faz uso de uma linguagem centrada no destinatário da mensagem, buscando convencê-lo a tomar uma atitude favorável ao produto, serviço ou causa anunciada.
Imagem associada para resolução da questão

Por esse motivo, a função da linguagem nas peças ilustradas acima é
Alternativas
Q2105947 Comunicação Social
Os manuais de redação costumam ressaltar a importância de evitar cacófatos mesmo nos veículos impressos.
Identifique a sentença a seguir que não apresenta esse problema.
Alternativas
Q2105931 Comunicação Social
A First Draft propõe sete categorias para tentar classificar os tipos de desordem informacional. São elas: Conexão Falsa; Conteúdo Enganoso; Contexto Falso; Sátira; Conteúdo Impostor; Conteúdo Manipulado e Conteúdo Fabricado.
Imagem associada para resolução da questão

A peça acima se enquadra na categoria
Alternativas
Q2084110 Comunicação Social
“Ao longo da história das teorias da linguagem e das teorias da comunicação, modelos diversos apresentaram os elementos básicos do processo de comunicação, ou seja, tudo aquilo que é necessário, para que a comunicação aconteça. Uma conversa é uma situação de comunicação, por exemplo, pois nela existem vários elementos que a caracterizam. Dentre os vários elementos da comunicação, existe um que referente a um conjunto de sinais que devem ser organizados de maneira em que o emissor e o receptor tenham conhecimento; pode ser visual, sonoro e/ou tátil.” As informações se referem a:
Alternativas
Q2048901 Comunicação Social
Levando em consideração as características de recepção, a redação da notícia radiofônica deve, preferencialmente, usar
Alternativas
Q1979500 Comunicação Social
A linguagem publicitária utiliza alguns recursos estilísticos, como objetividade, concisão, adequação, originalidade, correção, coesão, coerência, precisão e clareza, além de recursos estilísticos da língua portuguesa, para chamar atenção. O nome do recurso relativo à repetição de sons em palavras diferentes denomina-se  
Alternativas
Q1979499 Comunicação Social
Discurso deliberativo é o gênero de discurso mais encontrado no texto publicitário, cujo objetivo é aconselhar o público-alvo a julgar favoravelmente um produto, um serviço ou uma marca. Esse discurso procura sempre resultar em uma ação futura de compra. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a etapa em que se mostram os fatos, dando-se importância a eles. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: B
5: B
6: B
7: E
8: A
9: D
10: C
11: E
12: C
13: E
14: A
15: C
16: E
17: C
18: A
19: C
20: D