Questões de Concurso
Sobre reportagem em comunicação social
Foram encontradas 247 questões
A respeito da edição de vídeos e do jornalismo, julgue o item.
Quando se faz uma reportagem, preocupa‐se com o valor‐notícia, que é um critério para a seleção e o destaque de um fato como produto noticioso, por meio de uma avaliação quanto ao que pode ter muita audiência. Nessa avaliação, não se leva em consideração a questão cultural.
A intertextualidade e a polifonia são recursos estilísticos empregados em diversos gêneros textuais jornalísticos. Com base na compreensão desses conceitos e considerando a estrutura e o propósito dos diferentes tipos de textos jornalísticos, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que identifica corretamente a aplicação de tais recursos.
I. Em uma reportagem, a polifonia manifesta-se pela inclusão de diferentes vozes, como entrevistas com especialistas, testemunhas e partes interessadas no tema, proporcionando uma visão ampla e diversificada do assunto.
II. A intertextualidade em artigos de opinião é frequentemente utilizada para fundamentar a argumentação do autor, por meio da referência a outros textos, estudos e obras relevantes, reforçando a credibilidade e a profundidade da análise.
III. Em um editorial, a intertextualidade e a polifonia são limitadas, prevalecendo a voz única da linha editorial do veículo de comunicação, que expressa uma posição institucional sem a inclusão de outras perspectivas.
IV. Crônicas, apesar de sua estrutura mais livre e subjetiva, raramente recorrem à intertextualidade, elas se atêm à narrativa direta e pessoal do autor evitando alusões a outros textos e contextos.
Assinale a alternativa correta.
I. Perfil, dossiê e enquete integram o jornalismo interpretativo.
II. História colorida, serviço e roteiro são exemplos de jornalismo diversional.
III. O gênero informativo abarca entrevista, reportagem e notícia.
IV. Na classificação do opinativo, há resenha, coluna e crônica.
Quais estão corretas?
De acordo com Nilson Lage, em A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística (2006), as pautas jornalísticas (cobertura de fatos) têm diversas origens e tipo de seleção.
A esse respeito, assinale com F as afirmativas falsas e com V as verdadeiras.
( ) A cobertura de eventos programados, que podem ser desde julgamentos de acusados, votações em assembleias, até inauguração de obras é exemplo de pauta de reportagem.
( ) As pautas lacônicas evitam as distorções, pois são muito detalhadas, e suas linhas editoriais rígidas auxiliam o repórter, contribuindo para a redução do tempo de apuração.
( ) Referem-se geralmente à pauta de reportagem: explorar as implicações ou desdobramentos de um fato, levantar antecedentes, investigar e interpretar.
( ) As pautas de notícias devem conter, entre outras informações: qual é o evento, hora e local, exigências para cobertura e indicação de recursos e equipamentos.
Assinale a alternativa correta.
Essa contestação se justifica pelo fato de tal valor-notícia representar um(a)
Assinale a alternativa que pode ser relacionada corretamente à interatividade descrita acima.
Assinale a alternativa que pode ser corretamente relacionada à produtividade de uma fonte jornalística, levando em consideração os estudos de newsmaking, relacionados à Teoria do Jornalismo.
Assinale a alternativa que pode ser relacionada corretamente ao formato desse tipo de reportagem on line verticalizada.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo técnico, em telejornalismo, relacionado à leitura de uma cabeça seguida apenas de um off.
Não há reportagem, seja qual for o tema, sem gente. E a identificação correta das personagens depende da relevância de cada elemento de identidade dentro da notícia: idade, sexo, profissão ou moradia.
Analise as afirmativas abaixo sobre esses eventos e sua relação com o jornalismo digital.
1. O jornalismo digital trouxe mais agilidade. Nesses grandes eventos, ganha-se em rapidez e agilidade, propiciando cobertura mais dinâmica.
2. Numa grande cobertura, a agilidade, imediaticidade do jornalismo digital auxiliam na busca do factual, mas isso não dispensa a análise apurada, para a audiência compreender o acontecido.
3. A migração para o digital trouxe a convergência. Isso assinala o fim do jornalismo especializado, em função da proeminência da generalidade. Nas grandes coberturas, esse fenômeno também é observado com coberturas mais genéricas.
4. A convergência não implica o império da generalidade, já que o jornalismo especializado também será importante em função da segmentação da notícia. E isso também vai ocorrer nos grandes eventos. Um desastre ambiental se valerá muito bem de um profissional especializado em meio ambiente.
5. Com o digital, veio a convergência; no entanto, as máximas do bom jornalismo seguem as mesmas. Nos grandes eventos, a prática do jornalismo de qualidade se põe em xeque ainda mais, exigindo apuração e contextualização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Em consonância com o exposto no texto anterior, uma pauta adequada à produção de uma grande reportagem também deve, necessariamente, levar em conta, exceto:
Sobre as atividades jornalísticas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Apuração
2 Produção
3 Reportagem
4 Edição (TV)
5 Chefia de Reportagem
6 Edição (Jornal)
( ) Coordenação feita pela redação dos repórteres na rua.
( ) Verificação do texto dos repórteres, correções e muitas vezes redação do título da reportagem.
( ) Verificação do texto dos repórteres, correções e auxílio na escolha das imagens da reportagem.
( ) Redação das pautas e marcação das entrevistas.
( ) Realização de entrevistas e redação de matérias.
( ) Coleta de informações em várias mídias, ronda e radioescuta.
A alternativa que contém a ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: