Questões de Concurso
Sobre técnicas de vídeo em comunicação social
Foram encontradas 362 questões
No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir.
O plano americano é, entre os planos de câmera, a melhor escolha para ressaltar de forma ampla a imagem de um edifício inteiro, por exemplo.
No que diz respeito à linguagem cinematográfica, julgue o item a seguir.
Na linguagem cinematográfica, denomina-se contra-plongée o ângulo em que a cena é filmada de cima para baixo, o qual possibilita uma visão centrada no personagem em destaque.
A respeito da edição de vídeos e do jornalismo, julgue o item.
As quatro funções atribuídas pelo autor Herbert Zettl à atividade de edição de vídeo são: combinar; ordenar; corrigir; e construir.
A velocidade de projeção estabelecida pelos sistemas de vídeo analógico NTSC e PAL, são respectivamente:
Um editor está finalizando um filme comercial. No processo de edição, ele criou várias sequências de imagens e sons. O local em que essas sequências serão disponibilizadas para serem alteradas e coladas na edição recebe o nome de:
Filmar é materializar uma ideia, traduzindo-a em linguagem audiovisual, assim sendo, qual dos quesitos abaixo está corretamente relacionado aos fundamentos técnicos e práticos da fotografia de uma obra audiovisual.
Um cliente analisando uma peça publicitária a ser exibida na televisão, demonstrou o seu descontentamento pelo uso de stop-motion em uma das sequências de cena.
O stop-motion é
A palavra que completa a lacuna é
Segundo os profissionais de cinema televisão, a noção de enquadramento é a mais importante linguagem da imagem cinematográfica.
A respeito dessa linguagem, é correto afirmar que no
Com relação à fluência nos cortes, analise os itens a seguir.
I. A regra dos 30 graus recomenda colocar dois planos, um em seguida do outro, de tamanhos parecidos que tenham diferença de ângulo inferior a 30 graus. II. Deve-se prestar especial atenção a continuidade de movimento, continuidade de posição e a relação dos olhares (eixo da ação). III. Um corte que mecanicamente não está muito fluente pode ser suavizado estendendo-se o áudio por entre os planos.
Está correto o que se afirma em
I. Evite jogar a cabeça de um lado para o outro pois qualquer movimento parece maior na televisão. II. O repórter é tão importante quanto a notícia, pela identificação que ele cria com o espectador. III. Use o microfone de forma que ele cubra a boca na imagem, ainda mais se ele tiver a canopla da emissora. Essa atitude dá mais visibilidade à empresa e melhora a altura e a qualidade do áudio.
Está correto o que se afirma em
I. O contraplano é a inserção da imagem do repórter durante a entrevista; nele, o repórter aparece perguntando ou ouvindo a resposta. II. Nunca se deve deixar claro para o espectador onde ocorreu o ponto de corte de uma entrevista editada. III. Para neutralizar a sensação de “pulo da imagem” (resultante da justaposição da imagem de uma pessoa para outra dela mesma no mesmo lugar) pode ser usado um efeito especial como “take branco rápido”. IV. Um quadro parado nunca deve ser usado para neutralizar o pulo da imagem.
Estão corretas apenas
“Muitas vezes esse relato atualizado do repórter se completa com uma entrevista. Nesse caso, ele abre olhando para a câmera, dá início ao assunto e depois volta para o entrevistado”.
O texto define
I. Ao ler uma nota sobre economia é bom que os principais números sejam apresentados na tela. II. Usar a “lapada” ajuda a aprofundar o noticiário. III. Prefira notas “peladas” a notas “cobertas”. IV. Ao apresentar mapas e gráficos, como da previsão do tempo, o âncora deve alternar entre olhar para a câmera e para o mapa.
Estão corretas
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.