Questões de Concurso
Sobre texto jornalístico em comunicação social
Foram encontradas 767 questões
Sobre as leis compositivas específicas em produção gráfica, numere corretamente a coluna da direita de acordo a da esquerda.
(1) Duas unidades da mesma espécie sustentam-se por estar em evidência a de maior área.
(2) A variação da tonalidade dos caráteres do layout deve ser um fato, porém usado com bom senso.
(3) A distribuição de diversas formas proporciona compensação e equilíbrio.
(4) Objetiva a atenção do receptor a uma determinada mensagem, quer numa ilustração quer no texto.
(5) Aplicação correta dos grises e brancos de uma página para proporcionar o agradável hábito de leitura.
( ) Variedade
( ) Harmonia
( ) Destaque
( ) Equilíbrio
( ) Contraste
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Sobre os parâmetros que auxiliam na definição das cores em produção gráfica, numere corretamente a coluna da direita de acordo a da esquerda.
(1) Introvertida, feminina e discreta, é a cor preferida pelos adultos, exprimindo lembranças distantes.
(2) Transmite misticismo e meditação, sua tonalidade mais clara já nos impõe a sensação de magia.
(3) Libera sensações de alegria, força, vitalidade. É uma cor que se impõe sem discrição.
(4) É a mais calma das cores. Estática e fria, está associada à estabilidade.
(5) Exprime compactação. É uma cor realista, que não vulgariza nem brutaliza.
( ) Verde
( ) Azul
( ) Marrom
( )Vermelho
( ) Violeta
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Sobre os sistemas de impressão na produção gráfica, “o alto custo da impressão rotográfica faz com que a opção pelo sistema compense quando se tratar de altas tiragens editoriais”. O sistema a que se refere a afirmação é:
O lide, muito comum em despachos internacionais, que sumariza os fatos principais de forma uniforme e objetiva, é chamado de
O elemento que orienta a cobertura dos acontecimentos noticiosos, definindo a filosofia do veículo de comunicação no que se refere à execução das pautas, redação de textos e edição das matérias é chamado de
Do ponto de vista da produção, a reportagem que aplica técnicas literárias na construção de episódios e situações é conhecida como
Em telejornalismo o termo “espelho” está relacionado com:
Crime Organizado
Advogada deMarola é ouvida em
CPI Crime Organizado
Em sua análise sobre a fotografia, Dubois (1998) afirma que ela não deve ser vista como um “espelho neutro”, e sim como “um instrumento de transposição, de análise, de interpretação e até de transformação do real”. A partir dessa afirmação, indique a alternativa abaixo que melhor define o papel da fotografia.
No âmbito da comunicação organizacional, o jornalismo corporativo se insere como uma subárea importante, realizando diversas atividades de divulgação. Entre as alternativas abaixo, há uma que não faz parte do rol de atividades do jornalista que atua na área. Assinale qual.
Entre tantas inovações observadas nos últimos anos no âmbito da produção jornalística, um dos mais consistentes é o chamado “jornalismo de serviço”. Nascido a partir de demandas da sociedade atual, esse tipo de jornalismo caracteriza-se por:
Na diagramação jornalística, vários elementos visuais são utilizados, na maioria das vezes com o intuito de complementar ou destacar mensagens e informações contidas em uma notícia ou reportagem. Assinale abaixo a alternativa que menciona a explicação correta sobre o elemento “intertítulo”.
Autores como Vilas Boas (1996) e Scalzo (2006) defendem que o jornalismo de revista traz algumas vantagens em relação a outros meios de informação, como TV e internet. Um desses diferenciais diz respeito ao texto, cuja característica principal é ser:
A mídia institucional inclui entre outros instrumentos e técnicas a utilização de
1 hot lines e tool free.
2 open house.
3 portais corporativos.
Está (ão) correta(s)
A pirâmide invertida é um jargão jornalístico usado para identificar textos em que a parte mais importante da notícia ou informação é apresentada no início. Sobre a pirâmide invertida, analise as assertivas abaixo.
I. Poupa o tempo do leitor e permite que o texto seja cortado mais facilmente na hora da edição. II. O contrário da pirâmide invertida, assim como do lead, é o “nariz de cera”. III. Técnica para prender a atenção do leitor e conduzi-lo para o corpo da matéria, onde o fato será explicado com maiores detalhes. É correto o que se afirma emNo mundo dos jornalistas, faz-se uso de termos que dizem respeito unicamente à prática jornalística e que inauguram um vocabulário específico desses profissionais. Pertencer ao mundo dos jornalistas é, de alguma forma, conhecer e compartilhar esses códigos, muitos dos quais são apontados e discutidos por Mário Erbolato em Técnicas de codificação em jornalismo. De acordo com tal leitura, analise as sentenças abaixo.
I. Suíte é a sequência que se dá a um assunto, nas edições subsequentes do jornal, quando a matéria é quente e continua a despertar o interesse dos leitores.
II. O lead seria o parágrafo sintético, vivo e leve com o que se inicia a notícia, na tentativa de prender a atenção do leitor.
III. Barriga é o termo usado para denominar a notícia falsa ou errada.
IV. Espelho: fotografia, gráfico, desenho ou mapa, publicados em jornal ou revista.
Das afirmativas apresentadas, está(ão) correta(s) somente