Questões de Concurso Sobre texto em comunicação social

Foram encontradas 663 questões

Q3037683 Comunicação Social
Determinada teoria afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais. Analise as alternativas e marque a opção CORRETA que define a teoria relacionada a essa afirmação.
Alternativas
Q2957757 Comunicação Social

Assinale a alternativa em que há um título encampado.

Alternativas
Q2957754 Comunicação Social

“Presbítero é preso preventivamente em Presidente Prudente” Se essa frase fosse um título, ele não seria aprovado por um editor experiente porque é

Alternativas
Q2609257 Comunicação Social

Qual é a principal estratégia textual no relato noticioso, pautada pela objetividade, simplicidade e pela hierarquia de informações, a partir dos critérios de atualidade e interesse público?

Alternativas
Q2609256 Comunicação Social

Ao estruturar um texto jornalístico, alguns recursos corroboram para a efetividade da comunicação. Quanto à escrita especificamente, há sugestões importantes que auxiliam seu trabalho. Algumas orientações a respeito da redação do texto jornalístico em meios impressos foram propostas a seguir.


No entanto, há uma alternativa inconsistente, assinale-a:

Alternativas
Q2521845 Comunicação Social
Os pesquisadores constatam que o discurso da publicidade e da propaganda nasce da conjugação de vários fatores. Destacam-se entre esses fatores o uso de efeitos retóricos como figuras de linguagem e técnicas ar-gumentativas. Na frase “Cada biscoito é uma aventura diferente em sua boca”, o redator usou a seguinte figura de linguagem.
Alternativas
Q2499181 Comunicação Social
Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”.

Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado:
Alternativas
Q2499180 Comunicação Social
O editor de um telejornal de Mato Grosso do Sul precisa definir qual reportagem será o destaque da edição vespertina da primeira sexta-feira do mês de março. Para tanto, ele utilizou critérios de noticiabilidade como “proximidade geográfica”, “atualidade” e “consequências”.

O título que conjuga os três critérios estabelecidos pelo editor é:
Alternativas
Q2499179 Comunicação Social
Com o propósito de hierarquizar dados para posterior montagem de espelho de programação, foram estabelecidos quatro indexadores, elencados a seguir em ordem alfabética: editoria; lead flash; retranca; tags (5 palavras).

Quanto ao nível de detalhamento de informações, os indexadores são organizados em ordem crescente, a saber:
Alternativas
Q2436287 Comunicação Social

De acordo com Thompson (1998), o self pode ser explicado como um projeto simbólico que é construído pelo indivíduo a partir de materiais disponíveis com os quais ele cria narrativas “coerentes da própria identidade”.


THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

Alternativas
Q2433672 Comunicação Social

A Constituição Federal veta qualquer forma de censura de natureza política, ideológica ou artística. O jornalismo está nesse bojo e, teoricamente, há garantia de liberdade na informação jornalística. Contudo, as garantias legais de liberdade de imprensa e opinião não dão ao jornalista imunidade na divulgação de suas reportagens. Considerando que além das questões éticas, que são tratadas por uma Comissão de Ética eleita em Assembleia Geral da categoria, há os limites estabelecidos pela lei e o jornalista pode responder tanto civil quanto criminalmente, analise as afirmativas a seguir.


I. A Lei de Imprensa, de 1967, admite a indenização por dano moral e o respeito à vida privada.

II. No caso de calúnia ou difamação, se o autor da reportagem fizer uma retratação espontânea, fica imune a uma ação penal e ao pagamento de indenização.

III. Coletar de forma desautorizada e sub-reptícia a imagem de alguém que está no recesso do lar é um ato de violação de intimidade.

IV. A liberdade de opinião é um direito consagrado na democracia e garante a liberdade de informação.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2380463 Comunicação Social
A justificativa para fazer uma revisão de modo a alcançar maior concisão textual está explicitada entre colchetes em:
Alternativas
Q2380456 Comunicação Social
Texto XIV 









SILVA, E. R. A. et al. Gasto social com crianças e adolescentes: descrição metodológica. Nota Técnica n. 101. 2022. Brasília, DF: Ipea. Disponível em: https://portalantigo.ipea. gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/220510_62_ nt_disoc_101_web.pdf Acesso em: 4 dez. 2023. Adaptado.
A proposta de alteração contida entre colchetes mantém o sentido original e a acurácia gramatical do fragmento do Texto XIV em:
Alternativas
Q2380452 Comunicação Social
Texto XIII





FERNANDES JR., O. Cada vez mais distantes. Desafios do desenvolvimento, Brasília, DF, ano 2, n.16, nov. 2005. Disponível em: https:// repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12501/1/Desafios_Desenvolvimento_v.2_n.16_2005_cada_vez_mais_distante.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023. Adaptado.

Observa-se, no desenvolvimento do Texto XIII, o uso da figura de retórica
Alternativas
Q2380451 Comunicação Social
Texto XIII





FERNANDES JR., O. Cada vez mais distantes. Desafios do desenvolvimento, Brasília, DF, ano 2, n.16, nov. 2005. Disponível em: https:// repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12501/1/Desafios_Desenvolvimento_v.2_n.16_2005_cada_vez_mais_distante.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023. Adaptado.

Observando-se as três ocorrências do articulador textual mas no Texto XIII, entende-se que o autor
Alternativas
Q2380443 Comunicação Social
Texto X (este texto é a sinopse de um artigo, que sofreu algumas alterações)


O presente artigo, meticulosamente elaborado, tem como objetivo apresentar breve revisão de literatura, que se destaca pela sua abrangência, abordando o vasto campo das cidades inteligentes (smart cities) para subsidiar a proposição de uma agenda de pesquisa. Mais especificamente, procedemos a uma contextualização detalhada do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para geração de novas oportunidades econômicas e sociais no âmbito da vida urbana e para o desenvolvimento de soluções para diversos problemas relacionados às demandas urgentes por equipamentos de infraestrutura e por acessibilidade aos serviços urbanos. Buscando ir além da superficialidade do tema, direcionamos nosso olhar crítico para o espectro da ação governamental, explicitando os arranjos de política, seus mecanismos de governança e indicando possibilidades de avaliar impactos efetivos, decorrentes da adoção das TICs para soluções digitais inovadoras.


SILVA, M. S.; AVELLAR, A. P.; FURTADO, B. A.; POMPERMAYER, F. M.; KUBOTA, L. C. Tecnologias digitais para cidades inteligentes: notas para uma agenda de pesquisa. Boletim Radar, n.74, dez. 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/ radar/temasrdar/ciencia-tecnologia-2/14813-teconologias-digitais-para-cidades-inteligentes-notas-para-uma-agenda-de-pesquisa. Acesso em: 17 dez. 2023. Adaptado.
Considerando-se que o Texto X é uma sinopse e buscando-se sua máxima concisão, sem a perda de informações relevantes, pode ser feita a transformação do fragmento
Alternativas
Q2380442 Comunicação Social
Texto IX (este texto sofreu algumas alterações de ordem gramatical)





KUBOTA, L. C. A Infraestrutura sanitária e tecnológica das escolas e a retomada das aulas em tempos de Covid-19. Nota Técnica n. 70. Brasília, DF: Ipea, 2020. p.15. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/200715_nt_diset_n_70_ web.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023. Adaptado.
Uma das passagens do Texto IX apresentadas a seguir atingirá plenamente a adequação à norma-padrão da língua portuguesa, desde que seja observado o procedimento proposto.
Essa adequação será alcançada, na passagem
Alternativas
Q2380439 Comunicação Social
Texto VII





DELGADO, G. Diagnóstico do mercado de trabalho para a Previdência Social - 1980-2006. Nota Técnica n. 3. Brasília, DF: Ipea, 2007. p. 7. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/ portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/2007_nt03_marco_ disoc.pdf . Acesso em: 29 nov. 2023. Adaptado.
Os gráficos abaixo são os que foram referenciados no segundo parágrafo do Texto VII.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando-se os gráficos acima, constata-se que a ordem em que eles devem aparecer para dar prosseguimento ao Texto VII, mantendo-se sua coesão, está adequadamente apresentada em
Alternativas
Q2380420 Comunicação Social
Texto I




TERAMATSU, G.; STRAFORINI, R. Capítulo 3 – do ENEM ao SISU: Cartografia da interiorização do acesso à educação superior no Brasil. In: Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília, DF: Ipea, 2022. Adaptado. Disponível em: https://portalantigo.ipea. gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/214076_lv_ut_ miolo_cap03.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023. [Outras passagens dessa publicação serão utilizadas na formulação de algumas questões desta prova].  
Quanto à sua adequação, a citação, no Texto I, está
Alternativas
Q2380418 Comunicação Social
A referência que atende às normas técnicas da ABNT é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: B
5: E
6: C
7: A
8: B
9: B
10: B
11: C
12: B
13: E
14: B
15: E
16: B
17: C
18: D
19: E
20: B