Questões de Concurso
Sobre tipologia em comunicação social
Foram encontradas 90 questões
I - A introdução apresenta o discurso inicial do livro e deve figurar na parte textual.
II - O posfácio, assim como o sumário, são integrantes da parte pré-textual.
III - As listas de ilustrações, abreviaturas e siglas fazem parte do pré-textual, mas podem também ser deslocadas para o pós-textual.
IV - O fólio deve ser colocado em todas as partes do livro, logo abaixo da mancha de texto.
V - O colofão é parte integrante do pós-texto e contém informações técnicas sobre a produção do livro: tipografia, tipo de papel (capa e miolo), gráfica, editor.
É correto apenas o que se afirma em
Com relação à produção gráfica, julgue o item.
Para efeitos de design, denomina-se tipografia o conjunto formado pelas letras do alfabeto, por numerais e por sinais diacríticos e de pontuação.
(títulos veiculados na Folha da Cidade – Ilha Solteira)
Considere a imagem a seguir.
Nela os detalhes do elemento tipográfico indicados pelos
números 1, 2 e 3 denominam-se, respectivamente:
Leia o texto a seguir sobre tipografia e relacione a primeira coluna com a segunda.
O conhecimento da anatomia tipográfica proporciona o fundamento para a comunicação concisa e consistente com o público. A capacidade de distinguir uma face, fonte ou família tipográfica é essencial para o desenvolvimento do senso estético de comunicadores e designers. À medida que o vocabulário tipográfico é dominado, torna-se mais fácil a escolha de um tipo de letra para comunicar significado e destacar a mensagem visual.
(Adaptado de CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 151)
I – Serifa.
II – Tracking.
III – Kerning.
IV – Entrelinhamento.
V – Justificado.
A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.
B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.
C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.
D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.
E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma
letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente
através do braço, haste ou cauda do caractere.
O termo tipologia refere-se ao estudo das medidas utilizadas para determinar o tamanho dos caracteres usados pela tipografia.
Em relação à diagramação, caminho de rato é um termo empregado para trilhas provocadas pela coincidência de espaços entre palavras em linhas subseqüentes comprometendo o visual do texto.Na maioria das vezes decorrem de justificação blocada ou forçada.
Composição a quente é um tipo de composição que utiliza letras e(ou) linhas de metal fundido.