Questões de Concurso Sobre agenda setting em jornalismo

Foram encontradas 146 questões

Q3125169 Jornalismo
Sobre jornalismo e meios de comunicação de massa, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3120421 Jornalismo
Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
Alternativas
Q3104647 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



Segundo a teoria do agenda setting, a mídia não apenas influencia o que as pessoas pensam, mas também como elas pensam sobre determinados assuntos, afetando a opinião pública diretamente. 

Alternativas
Q3091929 Jornalismo
A teoria do Agenda Setting sugere que a mídia não só informa, mas também influencia o que o público considera importante. Segundo Maxwell McCombs e Donald Shaw, a mídia pode não dizer às pessoas o que pensar, mas é eficaz em dizer sobre o que pensar. Segundo os autores, em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. Diante deste cenário, qual das alternativas não está relacionada ao conceito de Agenda Setting?
Alternativas
Q3069523 Jornalismo
Sobre teorias da comunicação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: CRM-RR Prova: Quadrix - 2024 - CRM-RR - Jornalista |
Q3009753 Jornalismo
Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.

A hipótese da agenda setting concentra seus esforços no trabalho dos jornalistas e nos critérios utilizados pelos profissionais para publicarem ou para descartarem uma notícia.
Alternativas
Q2501564 Jornalismo
Acerca das teorias da comunicação e da informação, julgue as frases abaixo.

I. A teoria do agendamento afirma que a mídia não diz ao público o que pensar, mas é bem-sucedida ao dizer ao público sobre o que pensar.
II. A teoria da espiral do silêncio sugere que as pessoas tendem a permanecer em silêncio quando acreditam que suas opiniões são minoritárias.
III. A teoria do gatekeeping afirma que todos os indivíduos na sociedade têm igual oportunidade de ter suas vozes ouvidas na mídia.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
Alternativas
Q2476702 Jornalismo
Agenda-setting – em português, teoria da agenda ou do agendamento – é uma proposta teórica cunhada há mais de cinco décadas com base na constatação empírica dos efeitos que a seleção de assuntos feita pelos meios jornalísticos tem na agenda pública e, por extensão, na opinião pública. De sua proposição para cá, a teoria tem sido revisada, expandida e atualizada. Assim, é de extrema importância, principalmente, por mostrar a complexidade de processos comunicacionais que, muitas vezes, têm efeitos imprevistos. Assinale a afirmativa correta sobre os fundamentos do agenda-setting. 
Alternativas
Q2452439 Jornalismo
Benedita, 40 anos, mora em uma pequena cidade no Noroeste do Rio Grande do Sul. Diariamente ela lê jornais, assiste à TV e acompanha o noticiário pela internet. Ao chegar ao hospital onde trabalha, costuma compartilhar com os colegas os assuntos com a mesma proeminência que vê no noticiário. Consciente ou não, o comportamento de Benedita coloca em curso uma das teorias mais importantes do Jornalismo, que nasceu como uma hipótese na década de 1970, nos Estados Unidos. Nessa representação se evidencia qual modelo?
Alternativas
Q2449159 Jornalismo
Embora o Agenda Setting não determine diretamente as escolhas dos eleitores ou as decisões dos governantes, ele influencia a agenda de discussões sociais, políticas e culturais, direcionando a atenção do público para determinados temas e moldando, assim, a opinião pública sobre eles. Qual é o principal efeito do Agenda Setting na formação da opinião pública? 
Alternativas
Q2449158 Jornalismo
A teoria do Agenda Setting afirma que os meios de comunicação têm o poder de influenciar a agenda pública, determinando quais temas e questões são considerados importantes pela sociedade. Qual é o conceito central da teoria do Agenda Setting na comunicação? 
Alternativas
Q2295382 Jornalismo
Assinale, dentre as afirmativas a seguir, sobre a hipótese da agenda-setting, a que destoa dos conceitos estabelecidos por Donald Shaw e Maxwel McCombs.
Alternativas
Q2274762 Jornalismo
A respeito do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue o próximo item.

A teoria agenda setting defende que consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos selecionados pelo grupo social ao qual estão vinculados.
Alternativas
Q2269558 Jornalismo
McCombs e Shaw (1972) introduziram o conceito de agenda-setting, na década de 1970. Sobre este tema, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2213299 Jornalismo
“O processo de agenda-setting pode definir-se pela produção de efeitos cognitivos de natureza cumulativa ao longo de um período (ou enquadramento) de tempo (o referido time frame) durante o qual os news media propõem à audiência que atente em determinados temas” (SOUSA, 1999).
Indique, dentre as opções abaixo, aquela que NÃO apresenta um tipo de estudo específico sobre os quadros temporais. 
Alternativas
Q2171564 Jornalismo
A Teoria do Agendamento defende a ideia de que:
Alternativas
Q2105952 Jornalismo
Leia o trecho abaixo, integrante do artigo WebTV: Perspectivas para Construções Sociais Coletivas.
A evolução das transmissões digitais, atualmente concretizada pela Internet, vem traçando novos paradigmas de comunicação, como a vídeo e a áudio conferência. Meios de transmissão mais _____ e com maior alcance e poder de comunicação estão ampliando ainda mais _____, e esse cenário é válido também para a televisão. É visível atualmente a grande influência que os meios de comunicação de massa vêm sofrendo com os avanços tecnológicos. As grandes corporações, desde o início da comunicação de massa, sempre foram _____ que atuavam como _____. Diziam o que deveria ou não entrar para a agenda social cotidiana, influenciando assim na formação da opinião pública e gostos populares. Essas grandes corporações ainda existem atualmente, fortalecidas com o grande capital que gira em torno _____. Porém, com a entrada das novas tecnologias no cenário mundial, eliminaram-se muitos dos filtros intermediários das organizações de mídia, encolhendo o tamanho mínimo do seu funcionamento. Em muitos casos, a linha divisória entre receptores e fontes vem se tornando cada vez mais _____.
(RIBEIRO: 2008, p.5, adaptado)
Assinale a opção que completa o texto corretamente.
Alternativas
Q2097480 Jornalismo

Com relação à teoria da comunicação, julgue o item seguinte.


A hipótese do agenda setting parte do pressuposto de que a informação é um processo fechado. Em conseqüência, os meios de comunicação influenciam o receptor a curto prazo, impondo-lhe o que pensar a respeito de determinados temas, ou seja, uma agenda.

Alternativas
Q2088933 Jornalismo

Considerando as teorias da comunicação, julgue o item. 


Na hipótese da agenda setting, a questão fundamental não é o ponto de vista que os indivíduos vão receber das mídias, mas sim quais assuntos esses indivíduos discutirão com seus semelhantes e em quais assuntos eles pensarão. 

Alternativas
Q2056572 Jornalismo
A hipótese da agenda setting foi uma das linhas de estudos teóricos da comunicação mais debatida pelos acadêmicos nos anos 1970, advinda da escola norte-americana e que ganhou destaque, naquela ocasião, por conta do escândalo Watergate que levaria a renúncia do então presidente Richard Nixon.
A agenda setting, um tanto eclipsada por novos estudos da comunicação posteriores, volta à evidência na contemporaneidade. Seu retorno é na tentativa de explicar os novos processos comunicacionais, mas há uma diferença fundamental quando do seu surgimento.
Assinale a afirmativa abaixo que mostra a diferença da origem conceitual da agenda setting para a sua abordagem atual.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: A
6: E
7: E
8: B
9: D
10: C
11: B
12: D
13: E
14: B
15: D
16: C
17: B
18: E
19: C
20: E