Questões de Concurso
Sobre apuração em jornalismo
Foram encontradas 545 questões
A atividade de organizar e conservar cultural e tecnicamente o arquivo redatorial, procedendo à pesquisa dos respectivos dados para a elaboração de notícias, é atribuída ao:
Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.
Esse projeto chama-se
Lançado em 2020, esse serviço chama-se
Em processos de apuração, as fontes não oficiais podem fornecer informações importantes, mas são consideradas menos confiáveis que as fontes oficiais, pois sua identidade e suas motivações podem ser desconhecidas, o que pode comprometer a credibilidade da informação fornecida.
I Pelo conceito de credibilidade, o jornalismo deve ser confiável como serviço que provê informação à sociedade.
II O conceito de apuração diz respeito à obrigação moral e profissional de verificar todas as informações que se decidir publicar.
III O plágio consiste em se apropriar de trabalho alheio e assumir a autoria de algo do qual não se é o criador.
Assinale a opção correta.
Pesquisa, observação, levantamento de dados, documentação e checagem são etapas fundamentais da apuração jornalística, independentemente do meio de publicação das notícias.
A apuração jornalística é um processo contínuo e que pode exigir ajustes e atualizações, à medida que novas informações surgem, ou exigir que a história se desenvolva, considerando o compromisso com a precisão e a deontologia jornalística.
I. Elas podem distorcer ou simplificar arbitrariamente o mundo dos acontecimentos. II. Ao promoverem padrões de cobertura noticiosa, assim como de redação e edição, elas diminuem os constrangimentos dos jornalistas. III. A utilização rotineira de fontes oficiais e a recorrência a especialistas para descodificação facilitam a manipulação. IV. A utilização frequente da informação de agência traz, por consequência, a diminuição da polifonia democratizante em favor da uniformidade.
Sobre elas, pode-se dizer que
Assinale a alternativa que apresenta a técnica à qual se refere o texto acima.