Questões de Concurso
Sobre assessoria de imprensa no jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 1.327 questões
( ) O estilo jornalístico deve seguir critérios rigorosos de seleção e tratamento da informação. É caracterizado por frases breves, palavras curtas, vocabulário usual, ordem direta, uso de adjetivos somente quando necessário e verbos vigorosos preferencialmente na voz ativa. O uso de frases longas é aceitável, desde que seja possível empregar uma linguagem mais elaborada, o que confere maior sofisticação ao texto.
( ) A maioria dos releases deve seguir a técnica da pirâmide invertida, apresentando as informações em ordem decrescente de importância. Apenas categorias não jornalísticas, como convocações, notas oficiais e comunicados, podem fugir a essa regra.
( ) Na assessoria de imprensa, a instituição geralmente é mais forte que os seus representantes. Em alguns casos, como na divulgação de pesquisas e levantamentos, pode-se afirmar que a fonte da informação é a entidade representada pela pessoa que passa os dados aos jornalistas, enquanto o indivíduo assessorado atua como analista das informações.
( ) Frequentemente, o assessor lida com terminologia especializada, que deve ser mantida para preservar a autenticidade e o rigor técnico da mensagem.
( ) Os releases são vistos com desconfiança por muitos jornalistas, por isso devem ser redigidos com cuidado, incluindo a fonte nas ocasiões em que, de outra forma, a passagem da informação possa parecer baseada em interesses não jornalísticos.
A sequência está correta em
(__)Nas redações de veículos de imprensa, onde a priori o trabalho do jornalista é movido pelo interesse público, o release é interpretado como uma sugestão de pauta, de onde deve ser extraída sua essência e separados os interesses dissimulados e excessos.
(__)A maior parte dos manuais de assessoria de imprensa recomenda que o release não seja extenso, não ultrapassando uma lauda.
(__)Em caso de envio de conteúdos complementares, como fotografias ou outros recursos multimídia, é importante que os mesmos sejam acompanhados de sugestões de legenda, identificação de autoria e data.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
"A assessoria de imprensa é a prática do jornalismo no ambiente e no agir da fonte, para assegurar aos meios de comunicação informações de boa qualidade, sob o ponto de vista da técnica jornalística e da relevância social. Por esse entendimento, a assessoria de imprensa deve existir somente em instituições que, por dever e/ou competência, geram atos e fatos de interesse público."
Assinale a alternativa que apresenta o(a) teórico(a) que defende esse posicionamento:
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna:
O atendimento à imprensa pela assessoria de comunicação deve ser reativo, respondendo apenas às demandas dos jornalistas, para evitar a exposição excessiva da organização na mídia.
A elaboração de um media kit completo, que inclua informações institucionais, dados financeiros e perfis dos principais executivos, é uma prática recomendada para facilitar o trabalho da imprensa e promover uma imagem transparente da organização.
A assessoria de comunicação em uma organização tem múltiplas atribuições, incluindo gestão da imagem institucional, relacionamento com a imprensa, produção de conteúdo, comunicação interna e gerenciamento de crises.
Na elaboração de releases para a imprensa, é considerado ético e profissional que a organização priorize seus interesses promocionais, mesmo que isso implique a não divulgação de informações potencialmente negativas.
Considerando as características, as rotinas e os conceitos que envolvem o jornalismo institucional e a assessoria de imprensa, julgue o item a seguir.
Considera‑se sugestão de pauta de uma assessoria para a imprensa apenas aquela que é feita, com exclusividade, por meio de contato direto com jornalista ou colunista, que fará a entrevista em primeira mão para obter a informação desejada.
Sobre as tarefas que fazem parte da rotina dos profissionais de comunicação que atuam na área, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Entre as tarefas do assessor de imprensa, está a manutenção de contato permanente com os veículos de comunicação efetuando pagamento para garantir a veiculação nas mídias.
( ) O assessor de imprensa não precisa acompanhar as entrevistas de suas fontes, respeitando a autonomia e autoridade do assessorado.
( ) O assessor de imprensa deve evitar participar na definição das estratégias de comunicação da organização assessorada, por ser atividade exclusiva do setor de relações públicas.
( ) Dentre as funções mais específicas do assessor de imprensa, está a clipagem, que é o controle e armazenamento das informações publicadas de interesse do cliente.
( ) Entre as funções de um assessor de imprensa, está a de divulgar informações de interesse do assessorado.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”/Reprodução Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) - 2023
Na condição de jornalista como qualquer outro/a, o/a Assessor/a de Imprensa tem os mesmos direitos daqueles/as que atuam nas redações de jornais. O artigo 303 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina a jornada especial de trabalho dos jornalistas. Já o artigo 304 da CLT prevê a possibilidade de ampliação da carga horária.
Sobre a jornada de trabalho dos assessores, assinale a alternativa CORRETA.