Questões de Concurso
Sobre cibercultura em jornalismo
Foram encontradas 196 questões
Considerando as políticas de comunicação, a comunicação pública e o processo democrático no contexto da sociedade digital, julgue o item subsequente.
As conversas e as interações políticas entre o público e o
privado pela Internet permitem que indivíduos, sociedade
civil e órgãos públicos dialoguem de forma fácil e
instantânea e, para que a rede mundial de computadores seja
de fato democrática, é preciso que as pessoas tenham seus
próprios computadores, por isso a promoção do acesso
digital está diretamente ligada à venda de computadores.
Considerando as políticas de comunicação, a comunicação pública e o processo democrático no contexto da sociedade digital, julgue o item subsequente.
Qualquer cidadão é capaz de, a partir de seus próprios
anseios, sentimentos e liberdade de escolha, discernir a
informação que consome na Internet e avaliá-la quanto à
adequação ou inadequação, de acordo com suas necessidades
sociais e políticas, não sendo necessária qualquer mediação
ou controle dessa mídia.
Considerando as políticas de comunicação, a comunicação pública e o processo democrático no contexto da sociedade digital, julgue o item subsequente.
No cenário da sociedade digital, onde o monopólio de
informação está concentrado em grandes empresas de
tecnologia, é preciso repensar a atuação dessas empresas
bem como o conteúdo informativo que é oferecido na rede.
Que prática é essa?
(Nádia Maria Lebedev Martinez Moreira, 2021.)
São considerados conceitos fundamentais do jornalismo digital, EXCETO:
Assinale a alternativa que demonstra a relação entre política e cultura no terreno da cibercultura.
Em relação à Web e a pesquisas, julgue o item.
A cibercultura é o conjunto de técnicas (materiais e
intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de
pensamento e de valores que se desenvolvem
separadamente do ciberespaço.
Em relação à Web e a pesquisas, julgue o item.
O ciberespaço é um meio de comunicação que surge da
interconexão mundial dos computadores.
“Parecia ser uma quinta-feira como outra qualquer. Milhares de pessoas seguiam para o trabalho ou para a escola, recheando os vagões do metrô e os conhecidos ônibus vermelhos de dois andares. Em menos de uma hora, quatro explosões atingiram um ônibus e três trens do metrô no centro de Londres, matando 52 pessoas e ferindo outras 700. A agitada manhã de 7 de julho de 2005 entrou para a história como um triste ato terrorista, mas foi também um marco na linha do tempo da mídia britânica. Segundo o jornalista Torin Douglas, foi um ponto de virada no uso de conteúdo não profissional no noticiário. Para o especialista, o 7/7 ‘democratizou’ a mídia. Não foi um exagero. Os atentados provocaram muitas vítimas e uma enxurrada nas redações de material produzido por amadores. Num único dia, a BBC, por exemplo, recebeu 22 mil mensagens de textos e e-mails com relatos e informações, mais de 300 fotos e diversos vídeos feitos com câmeras fotográficas comuns e telefones celulares. Pela primeira vez, a cúpula diretiva da criteriosa e tradicional BBC considerou aqueles vídeos amadores mais jornalisticamente relevantes que o material profissional. O Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) recebeu um outro tratamento.”
Comunicação e Sociedade, vol. 25, 2014, pp. 267 – 277 - Preocupações éticas no jornalismo feito por não jornalistas Rogério Christofoletti.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto acima e com seus conhecimentos.
1. As tecnologias trouxeram a aproximação da audiência, o que pode ser bem empregado na construção do material jornalístico, mas isso gera preocupações com a ética da profissão.
2. A aproximação da audiência na construção da notícia deve ser evitada a todo custo, porque põe em risco a credibilidade dos veículos de comunicação.
3. A participação cada vez maior do público na construção da informação no jornalismo exige maior apuração por parte dos veículos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A tecnologia trouxe novas formas de narrativas. Os veículos tradicionais tiveram de se adaptar a essas mudanças. As possibilidades de fundir vários meios de comunicação (hipermídias) tornou-se realidade.
2. As tecnologias aproximaram a audiência: houve uma ampliação cada vez maior da participação do público na construção da notícia, seja por meio de vídeos, seja por áudio.
3. A interatividade, com colaboração dos espectadores na construção do material jornalístico, trouxe também preocupação com a ética no jornalismo, haja vista que muitas pessoas, sem formação profissional, passaram a produzir informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação ao jornalismo praticado na Internet (história e características), julgue o item.
Entrevistas, fóruns e enquetes são formatos
empregados por cibergêneros jornalísticos dialógicos,
que renovaram gêneros tradicionais a partir do
desenvolvimento do webjornalismo.
A cibercultura alterou sensivelmente o fluxo de transmissão da informação no ciberjornalismo, garantindo a capacidade de articulação e interação entre atores comunicacionais.
A característica do tráfego informacional na contemporaneidade difere da verificada quando surgiram telégrafo, telefone, rádio e TV por ser