Questões de Concurso
Sobre história da comunicação organizacional em jornalismo
Foram encontradas 52 questões
I.No Brasil, as primeiras tentativas de se trabalhar a imagem por meio de assessorias foram lançadas no início do século XX pela Light e Ministério da Agricultura. Em 1938, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), voltado mais para a censura. O golpe de 1964 reafirmou esse aspecto negativo.
II.As primeiras assessorias de imprensa surgiram na esfera governamental a partir de 1825. No setor empresarial, demorou para se criar tal tradição. A mudança iniciou-se apenas em 1906, quando John D. Rockfeller contratou o repórter Ivy Lee para esclarecer questões relacionadas à indústria de combustível e ferro do estado do Colorado, onde os mineiros encontravam-se em greve.
III.Os anos 1980 consolidam o setor da assessoria de imprensa nas empresas e instituições, mas somente a partir dos anos 2000 várias escolas de comunicação inseriram a matéria em seus currículos, disseminando a prática.
É correto o que se afirma em:
I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.
Assinale a opção correta.
Um marco importante na história do jornalismo institucional no Brasil foi a criação da Revista Light, em 1928, um house organ publicado pelo departamento de publicidade da companhia Light até 1940, com o objetivo de orientar o processo de relacionamento e construção de imagem da empresa com públicos externo e interno.
A situação atual da imprensa de saúde é o ponto culminante de uma evolução muito rápida e ainda em processo de mudança. Foi no ano de 1978 que o The New York Times criou uma seção de ciência, o primeiro suplemento no qual eram publicadas especificamente notícias relativas aos avanços médicos. Essa ideia se globalizou e começaram a surgir, nos jornais de todo o mundo, páginas especializadas semanais nas quais, com tempo, espaço e dose de reflexão maior do que o habitual, médicos e jornalistas abordavam temas de saúde.
.
TABAKMAN, R. A saúde na mídia: medicina para jornalistas, jornalismo para médicos.
Summus Editorial, 2013, com adaptações.
.
A mídia tem um papel social relevante na difusão de conhecimentos relacionados à ciência. Quanto à responsabilidade social da mídia, assinale a alternativa correta.
Desde que começaram a atuar no mercado editorial, no final do século XIX, em Londres e Nova York, o número de agentes literários cresceu paulatinamente, e suas funções adquiriram contornos mais claros.
O agente literário é um
Os primeiros jornais corporativos surgiram na Inglaterra, no final do século XVIII, durante a Revolução Industrial, quando empresas começaram a reconhecer a importância de manter os funcionários informados a respeito de atividades da empresa, políticas, normas e demais eventos.
1. O Jornalismo tradicional e o institucional, apesar de trabalharem em ambientes diversos, têm os mesmos objetivos na construção da informação: buscar o contraditório e preservar o interesse público. 2. A construção da imagem positiva da instituição é função primordial do Jornalismo institucional. A busca do contraditório poderá ocorrer desde que esteja inserida dentro da estratégia da organização. 3. O Jornalismo institucional preocupa-se com o desenvolvimento da marca, fortalecimento da imagem da organização; portanto, não responde aos preceitos éticos da informação. 4. A comunicação institucional se reserva apenas ao público interno.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto ao jornalismo institucional e ao trabalho da assessoria de imprensa, julgue o item.
O jornalismo praticado no âmbito de uma organização é
resultado do fortalecimento da imprensa sindical, no
início do século XX, como forma de oposição aos jornais
tradicionais, que não davam espaço suficiente ao
movimento dos trabalhadores.
No que se refere a jornalismo institucional e aos diversos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item.
Os primeiros registros do uso da prática de assessoria de
imprensa e relações públicas no Brasil são do início do
século XX, por iniciativa do Ministério da Agricultura,
Indústria e Comércio, durante a gestão do presidente
Nilo Peçanha (1909-1910).
A respeito do jornalismo institucional e do trabalho na assessoria de imprensa, julgue o item.
O jornalismo institucional desenvolveu-se no Brasil
devido à regulamentação dos cursos de relações
públicas, na década de 1970, que determinou quais
seriam as funções dos jornalistas dentro de organizações
públicas ou privadas.
“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”.
I. O texto se trata da chamada “Declaração de Princípios”, escrita pelo jornalista americano Ivy Lee, em 1906, e distribuída aos veículos de comunicação, considerada o marco inicial da atividade de assessoria de imprensa, bem como das relações públicas.
II. A partir do estabelecimento de algumas diretrizes éticas e morais, e do compromisso em fornecer notícia e acesso às fontes das organizações, a carta sugere orientações a assessores que balizam a atividade de assessoria de imprensa ainda nos dias de hoje.
III. No Brasil, a atividade de assessoria de imprensa é executada principalmente por profissionais de relações públicas, que conferem maior credibilidade à organização.
Quais estão corretas?
I. No Brasil, o release surgiu no início do século XX, com a finalidade de divulgar atos e ações dos governos, o que conferiu má fama e preconceito ao trabalho de assessoria de imprensa naquela época.
II. Quando o release é utilizado na íntegra, o veículo sempre credita a autoria do texto à assessoria de imprensa que o encaminhou.
III. Chama-se de embargado quando um release é encaminhado ao jornalista com o compromisso de que não seja divulgado antes de uma determinada data ou horário.
Quais estão corretas?
A fotografia foi incorporada aos veículos de comunicação brasileiros desde o primeiro momento em que a tecnologia de impressão permitiu sua reprodução, a partir do século XIX. Nos jornais, incluindo os empresariais, serviu para aumentar a credibilidade dos textos, tendo em vista sua capacidade de atestar a realidade.
Considerando a importância capital do uso da fotografia, o jornalista que atua na comunicação institucional deve ter como requisito conhecer: