Questões de Concurso
Sobre história do jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 562 questões
(__)A invenção do telégrafo, ao permitir a transmissão instantânea de informações a grandes distâncias, inaugurou a era da comunicação de massa no século XIX.
(__)Com o desenvolvimento da televisão, o modelo de comunicação tornou-se menos linear, já que os telespectadores passaram a interagir diretamente com os conteúdos veiculados em tempo real.
(__)A popularização da internet e das redes sociais descentralizou a produção de conteúdo, permitindo que usuários comuns produzam e disseminem informações amplamente.
(__)A evolução dos dispositivos móveis gerou uma mudança de paradigma, ao tornar o consumo de notícias on-line mais rápido e acessível em qualquer momento e lugar.
(__)A inteligência artificial, embora recente, já permite que veículos de comunicação automatizem a criação de reportagens complexas e análise de dados com total precisão e autonomia editorial.
A sequências correta é:
I.No Brasil, as primeiras tentativas de se trabalhar a imagem por meio de assessorias foram lançadas no início do século XX pela Light e Ministério da Agricultura. Em 1938, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), voltado mais para a censura. O golpe de 1964 reafirmou esse aspecto negativo.
II.As primeiras assessorias de imprensa surgiram na esfera governamental a partir de 1825. No setor empresarial, demorou para se criar tal tradição. A mudança iniciou-se apenas em 1906, quando John D. Rockfeller contratou o repórter Ivy Lee para esclarecer questões relacionadas à indústria de combustível e ferro do estado do Colorado, onde os mineiros encontravam-se em greve.
III.Os anos 1980 consolidam o setor da assessoria de imprensa nas empresas e instituições, mas somente a partir dos anos 2000 várias escolas de comunicação inseriram a matéria em seus currículos, disseminando a prática.
É correto o que se afirma em:
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.
Assinale a opção correta.
I A imprensa de massa foi adotada no Brasil a partir dos anos 50 do século passado, com o advento da publicidade e propaganda. II A televisão é responsável pelo modelo massivo do jornalismo no Brasil, antes mesmo do jornal impresso. III Em 1930, o potencial comercial do rádio foi explorado no Brasil e a programação passou por modificações com foco em programas de auditório, musicais, radioteatros e programas humorísticos.
Assinale a opção correta.
Sobre alguns dos acontecimentos que permitem a compreensão acerca da história do rádio no Brasil, é possível depreender apenas:
Retomando o contexto histórico da imprensa no Brasil, caracterizado pela Primeira República (1889-1930), destaque a alternativa incorreta.
Esse episódio marcante da história do rádio teve a direção e narração de
A televisão brasileira foi inaugurada oficialmente no dia 18 de setembro de 1950, em estúdios precariamente instalados _____, graças ao pioneirismo do jornalista Assis Chateaubriand. A primeira emissora, a _____ surgiu numa época em que o (a) _____ era o meio de comunicação mais popular do País, atingindo a comunidade brasileira em quase todos os estados. Ao contrário da televisão norte-americana, que se desenvolveu apoiando-se na (o) forte _____, a brasileira teve de se submeter à influência _____, utilizando inicialmente sua estrutura, o mesmo formato de programação, bem como seus técnicos e demais funcionários.
(MATTOS, S., 1990, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
O primeiro jornal a sair da Impressão Régia em território nacional foi
Um marco importante na história do jornalismo institucional no Brasil foi a criação da Revista Light, em 1928, um house organ publicado pelo departamento de publicidade da companhia Light até 1940, com o objetivo de orientar o processo de relacionamento e construção de imagem da empresa com públicos externo e interno.
O modelo de negócio da imprensa no Brasil estruturou‑se com base na venda de espaços para a publicidade, seja comercial ou governamental, como principal forma de sustentação econômica.
A Tribuna da Imprensa, jornal comandado por Samuel Weiner, foi um importante veículo da década de 1950, que marcou a história por promover modernização gráfica e editorial e por se posicionar contrariamente ao getulismo da época.