Questões de Concurso Sobre história do jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 568 questões

Q3222198 Jornalismo
É um dos mestres do New Journalism, corrente que ganha mais e mais espaços na produção comunicacional brasileira:
Alternativas
Q3222192 Jornalismo
Muito bem sucedido tanto no mercado jornalístico como na pesquisa na área comunicacional, sendo reconhecido no Brasil e no exterior, foi também o autor de um dos mais emblemáticos livros do Brasil na segunda metade do século 20, chamado |Espírito do Jornalismo, cuja influência ainda reverbera. Estamos falando de:
Alternativas
Q3222179 Jornalismo
O chamado Patrono da Imprensa brasileira desempenhou papel fundamental no século 19, ainda que seu periódico fosse produzido a partir da Inglaterra. De quem estamos falando?
Alternativas
Q3211671 Jornalismo
A Revolução Constitucionalista de 1932 implementou o surgimento do radiojornalismo em São Paulo. A Rádio Record teve importante participação no episódio porque foi através de suas ondas sonoras que a “Voz da Revolução” conclamava o povo a pegar em armas por uma Carta Constitucionalista.

O nome do locutor da “Voz da Revolução” era
Alternativas
Q3211284 Jornalismo

No que diz respeito aos métodos e às técnicas de pesquisa, aos meios de comunicação de massa e aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o próximo item.


A primeira transmissão de um programa a cores pela televisão brasileira ocorreu no início da década de 80 do século XX.

Alternativas
Q3211283 Jornalismo

No que diz respeito aos métodos e às técnicas de pesquisa, aos meios de comunicação de massa e aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o próximo item.


O mais tradicional noticiário de rádio do Brasil, que divulga informações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, começou a ser veiculado na década de 30 do século XX, durante o governo de Getúlio Vargas.

Alternativas
Q3137738 Jornalismo
A evolução dos meios e das tecnologias da comunicação tem moldado significativamente a maneira como a informação é produzida, disseminada e consumida pela sociedade. Desde a imprensa escrita até a era digital, cada inovação tecnológica trouxe novos desafios e oportunidades para o jornalismo e a comunicação de massa. O entendimento dessas transformações é essencial para jornalistas que atuam em um cenário cada vez mais dinâmico e digitalizado. Analise as afirmativas abaixo e marque-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(__)A invenção do telégrafo, ao permitir a transmissão instantânea de informações a grandes distâncias, inaugurou a era da comunicação de massa no século XIX.

(__)Com o desenvolvimento da televisão, o modelo de comunicação tornou-se menos linear, já que os telespectadores passaram a interagir diretamente com os conteúdos veiculados em tempo real.

(__)A popularização da internet e das redes sociais descentralizou a produção de conteúdo, permitindo que usuários comuns produzam e disseminem informações amplamente.

(__)A evolução dos dispositivos móveis gerou uma mudança de paradigma, ao tornar o consumo de notícias on-line mais rápido e acessível em qualquer momento e lugar.

(__)A inteligência artificial, embora recente, já permite que veículos de comunicação automatizem a criação de reportagens complexas e análise de dados com total precisão e autonomia editorial.

A sequências correta é:
Alternativas
Q3125201 Jornalismo
Sobre o histórico envolvendo as assessorias de imprensa, pode-se afirmar que:

I.No Brasil, as primeiras tentativas de se trabalhar a imagem por meio de assessorias foram lançadas no início do século XX pela Light e Ministério da Agricultura. Em 1938, Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), voltado mais para a censura. O golpe de 1964 reafirmou esse aspecto negativo.
II.As primeiras assessorias de imprensa surgiram na esfera governamental a partir de 1825. No setor empresarial, demorou para se criar tal tradição. A mudança iniciou-se apenas em 1906, quando John D. Rockfeller contratou o repórter Ivy Lee para esclarecer questões relacionadas à indústria de combustível e ferro do estado do Colorado, onde os mineiros encontravam-se em greve.

III.Os anos 1980 consolidam o setor da assessoria de imprensa nas empresas e instituições, mas somente a partir dos anos 2000 várias escolas de comunicação inseriram a matéria em seus currículos, disseminando a prática.


É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3125178 Jornalismo
Sobre o Manual de Assessoria , lançado pela Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3048237 Jornalismo
Apreender a atenção do público é uma característica fundamental da narrativa na contemporaneidade e apareceu, em 2014, na Pesquisa Brasileira de Mídia da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), como forma de selecionar os veículos de comunicação para o emprego de recursos públicos.
Tendo como objetivo a captura da atenção do público, com relação à elaboração de um texto jornalístico para as plataformas digitais, verifica-se que
Alternativas
Q3007881 Jornalismo
A área de assessoria de imprensa no Brasil ganhou um novo e importante capítulo na história do jornalismo institucional em 1980. Julgue os itens a seguir, acerca da principal característica desse movimento que estava sendo implementado naquele ano no país.

I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística. II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs. III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Q3007877 Jornalismo
A respeito dos veículos de comunicação de massa no Brasil, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3007871 Jornalismo
Acerca do funcionamento e do contexto histórico de veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens a seguir.

I A imprensa de massa foi adotada no Brasil a partir dos anos 50 do século passado, com o advento da publicidade e propaganda. II A televisão é responsável pelo modelo massivo do jornalismo no Brasil, antes mesmo do jornal impresso. III Em 1930, o potencial comercial do rádio foi explorado no Brasil e a programação passou por modificações com foco em programas de auditório, musicais, radioteatros e programas humorísticos.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IF-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - IF-AL - Jornalista |
Q2933313 Jornalismo
Em suas origens históricas, o jornalismo brasileiro não contava com profissionais formados e era muito ligado às causas políticas ou sociais, como a abolição da escravatura e instauração da República. Essa situação perdurou até:
Alternativas
Q2585390 Jornalismo

Sobre alguns dos acontecimentos que permitem a compreensão acerca da história do rádio no Brasil, é possível depreender apenas:

Alternativas
Q2585389 Jornalismo

Retomando o contexto histórico da imprensa no Brasil, caracterizado pela Primeira República (1889-1930), destaque a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2570582 Jornalismo
Em 30 de outubro de 1938, véspera do Dia das Bruxas nos Estados Unidos, a rede de rádio CBS transmitiu o Mercury Theater, com a dramatização do romance de ficção científica A Guerra dos Mundos. Parte considerável dos ouvintes acreditou que a Terra estava, de fato, sendo invadida por marcianos, a ponto de deixar, em pânico, suas casas, o que gerou acidentes em série.

Esse episódio marcante da história do rádio teve a direção e narração de
Alternativas
Q2570557 Jornalismo
O primeiro logotipo da TV Globo foi um cata-vento. Ele foi primeiramente substituído por
Alternativas
Q2570556 Jornalismo
Lançado em 1822,o primeiro jornal a ser produzido e impresso na província do Grão-Pará, atual Estado do Pará, e pioneiro da imprensa no Norte do Brasil, foi
Alternativas
Q2570555 Jornalismo
O primeiro curso superior de jornalismo implantado no Brasil, em 1947, é atribuído
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: E
6: C
7: A
8: A
9: A
10: E
11: B
12: C
13: B
14: B
15: D
16: D
17: A
18: D
19: B
20: D