Questões de Concurso Sobre história do rádio em jornalismo

Foram encontradas 90 questões

Q2585390 Jornalismo

Sobre alguns dos acontecimentos que permitem a compreensão acerca da história do rádio no Brasil, é possível depreender apenas:

Alternativas
Q2457643 Jornalismo
Em Rádio: o veículo, a história e a técnica, Ferrareto busca classificar os programas radiofônicos a partir de seus objetivos, separando-os em dois grupos: informativo e de entretenimento.
Integra o segundo grupo
Alternativas
Q2457624 Jornalismo
Para alguns, o rádio foi oficialmente inaugurado no país em 1922, quando houve a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa, como parte das comemorações do Centenário da Independência.
Contudo, o pioneirismo é reivindicado pela 
Alternativas
Q2359495 Jornalismo

Em relação aos veículos de comunicação de massa no Brasil, sua implantação, suas fases e sua importância, julgue o item a seguir.


A transmissão do programa A voz do Brasil, das 19 h às 20 h, em cadeia nacional de rádio é obrigatória.

Alternativas
Q2359492 Jornalismo

Em relação aos veículos de comunicação de massa no Brasil, sua implantação, suas fases e sua importância, julgue o item a seguir.


A invasão dos estudantes à rádio Record durante a Revolução Constitucionalista de 1932 evidenciou o reconhecimento da abrangência e da persuasão do rádio, levando o então presidente Juscelino Kubistschek a criar o programa A hora do Brasil.

Alternativas
Q2359491 Jornalismo

Em relação aos veículos de comunicação de massa no Brasil, sua implantação, suas fases e sua importância, julgue o item a seguir.


Nos anos 30 do século passado, a programação radiofônica passou por mudanças, evidenciando-se seu potencial comercial a partir de aportes financeiros provenientes de publicidade, e o rádio tornou-se o primeiro meio de comunicação de massa no Brasil, no lugar do jornalismo impresso, devido ao alto índice de analfabetismo da população no início do século XX.

Alternativas
Q2254713 Jornalismo
A respeito dos meios de comunicação, das características e dos processos de produção no jornalismo, analise o item. 
No Brasil, o rádio tornou‑se um dos principais veículos de comunicação de massa e acaba de completar, agora em 2023, o centenário da primeira transmissão no País, evidenciando sua importância.
Alternativas
Q2250331 Jornalismo
O Brasil comemorou, recentemente, os 100 anos da primeira transmissão radiofônica oficial, na qual o presidente Epitácio Pessoa discursou na abertura da Exposição Nacional de 1922.
A repercussão dessa transmissão inspirou Henrique Morize e Edgard Roquette Pinto a fundarem, no ano seguinte, a Rádio
Alternativas
Q2250316 Jornalismo
Nascido no Brasil, em meio à Era de Ouro do Rádio, para atender à necessidade de se conhecer melhor a audiência, com base em pesquisas de opinião feitas a partir de um método sistemático e cientificamente reconhecido, atuou por mais de 70 anos, chegando a ser considerado sinônimo de audiência.
Essa apresentação refere-se ao Instituto 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRM - MG Prova: Quadrix - 2023 - CRM - MG - Jornalista |
Q2199672 Jornalismo
A respeito da história e do funcionamento de veículos de comunicação de massa no Brasil, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2135178 Jornalismo
O rádio é um meio de comunicação sonoro. Portanto, o texto radiofônico prescinde de algumas características para ser eficaz em sua proposta.
Quais são as particularidades do texto radiofônico?
Alternativas
Q2135177 Jornalismo
Com o advento da internet, o rádio, assim como outros meios de comunicação, buscou se adaptar a esse novo cenário. A respeito da evolução do rádio até os dias atuais analise as afirmações a seguir.

I – O rádio foi, durante décadas, reconhecido como uma mídia de massa, cuja informação poderia ser transmitida em ondas curtas, médias, frequência modulada ou bytes.
II – O rádio é um meio dinâmico, com alta capacidade de adaptação, e evoluiu de acordo com a cultura da portabilidade.
III – O conceito de rádio evoluiu de uma proposta técnica para uma proposta tecnológica com o advento da rede mundial de computadores.
IV – A partir dos anos 1990 a radiodifusão sonora tornou-se plural, ampliou-se para além das ondas médias e curtas, chegou às antenas parabólicas e à internet.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2117562 Jornalismo
No dia 25 de agosto de 1961, o então presidente Jânio Quadros renunciou. O vice-presidente, João Goulart, estava em visita à China. Os militares não aceitavam a posse do vice-presidente e ameaçavam prendê-lo tão logo voltasse ao país. Em Porto Alegre, o governador Leonel Brizola resolveu resistir e passou a transmitir discursos por rádio, contra aqueles que não queriam a posse de João Goulart. Por decisão do governo federal três emissoras de rádio haviam sido fechadas por divulgarem os manifestos do governador gaúcho. Brizola transferiu os estúdios da rádio Guaíba para os porões do palácio Piratini. Foi criado um pool de emissoras de rádio do Brasil e do exterior para divulgar os discursos de Brizola e defender a posse do vice-presidente.
Esse pool de emissoras era chamado de 
Alternativas
Q2097488 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relativo à história e tendências da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.


Como no restante do mundo, a comunicação no Brasil tem evoluído no sentido da convergência de mídias e de empresas. Essa tendência democratiza a propriedade dos meios de comunicação e favorece a pluralidade de pontos de vista veiculados no espaço público.

Alternativas
Q2097487 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relativo à história e tendências da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.


O modelo brasileiro de radiodifusão prevê a complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal. Essa definição constitucional permitiu a consolidação de uma rede pública de emissoras independentes. 

Alternativas
Q2060161 Jornalismo
Em 2002, um artigo de Walter Sampaio afirmava que o programa apresentado por José Paulo de Andrade na Rádio Bandeirantes de São Paulo “é campeão mundial em permanência no ar, no mesmo horário, mesmo prefixo e mesmo apresentador”. Ele é transmitido desde 2 de abril de 1973.
O programa apresentado pelo jornalista José Paulo de Andrade chama-se
Alternativas
Q2048906 Jornalismo
Em março de 1943, a Rádio Educadora Paulista foi adquirida e transformada na Rádio Gazeta AM PRA-6, com o slogan “A Emissora da Elite” (cultural). O novo proprietário contratou os melhores profissionais do mercado e comprou um dos maiores acervos de discos do país, com mais de 120 mil unidades. A emissora manteve por alguns anos uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores de nível internacional. Essa emissora foi criada por
Alternativas
Q2018687 Jornalismo
A primeira transmissão de rádio acaba de completar 100 anos. As principais mudanças do radiojornalismo na atualidade correspondem às seguintes afirmativas:
I. Todas as emissoras já migraram do AM para o FM. II. Emissoras com notícias 24 horas (all news). III. A presença do rádio no meio virtual criou novas interações com o conteúdo jornalístico. IV. Jornais de emissoras de rádio não podem ser exibidos no YouTube. V. O rádio ganhou um irmão: o podcast, um formato popular e que já tem no jornalismo um dos segmentos com mais potencial e criatividade.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Jornalista |
Q1998205 Jornalismo
Leia o texto abaixo:
As transformações vividas pelo Rio de Janeiro na virada do século e, a seguir, o impacto de uma Guerra Mundial e invenção do rádio, vieram abrir espaço para um novo conteúdo jornalístico atual, universal e com significação imediatamente referida a uma massa em formação. A pressa em ficar sabendo o que ocorre em todo o país, no mundo, começa a tomar corpo e cria um universo de leitores até então inexistente. A notícia empurra a opinião de grande parte das páginas de jornal; a necessidade de a cada dia conseguir levantar um novo mar de novidades, via telegrama, vai montar a manifestação-núcleo do jornal-notícia. Internacionalmente formam-se as agências de notícias, o telégrafo encurta as distâncias, o rádio dá informações “em cima da hora”; nas salas de redação uma modificação fundamental: do escritor, figura principal de produção individualizada, chega-se à criação anônima pelo corpo de repórteres. Esta passagem merece destaque especial no jornalismo brasileiro, sobretudo, no Rio de Janeiro, foco principal. O que originou uma pesquisa sobre a origem da reportagem em João do Rio.
MEDINA, Cremilda de Araújo – Notícia, um produto à venda – Ed. Alfa-omega, 1978, São Paulo, p. 61/62
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o texto e com seus conhecimentos.
1. A tecnologia impactou o jornalismo, tornando-o, no século XX, cada vez mais um processo industrial.
2. No processo de industrialização do jornalismo, a opinião vai sendo substituída pela notícia, pela pressa da informação.
3. A figura do escritor ganha cada vez mais importância diante do anonimato do repórter.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Jornalista |
Q1998198 Jornalismo
Leia o texto abaixo:
Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 100 anos no Dia da Independência
A primeira transmissão foi em comemoração ao centenário da República do Brasil, do então presidente Epitácio Pessoa, na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.
Por Poliana Alvarenga e Viviann Barcelos, G1 - ES 07/09/2022
No dia 07 de setembro de 1922, os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio durante a comemoração ao centenário da República do Brasil, do então presidente Epitácio Pessoa, na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.
100 anos depois, o hábito de escutar o rádio sobreviveu às transformações sociais e tecnológicas da sociedade. Na Grande Vitória, no Espírito Santo, esse meio de comunicação atinge cerca de 1.350.000 pessoas.
Analise as afirmativas abaixo sobre o rádio no Brasil.
1. O rádio no Brasil tornou-se popular ao longo dos anos 1930 e atingiu o apogeu na década seguinte. Com o advento da tevê, em 1950, começa o declínio desse meio de comunicação.
2. Com o declínio da audiência na década de 1950, o rádio brasileiro buscou se reinventar para sobreviver. Por isso, tornou-se local, fazendo jornalismo de serviço, de atendimento à comunidade.
3. Nessas mudanças para sobreviver, o rádio no Brasil perdeu uma de suas principais características: de ser companheiro, de não impedir a audiência de praticar outras atividades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: E
5: E
6: C
7: E
8: C
9: C
10: C
11: A
12: D
13: B
14: E
15: E
16: B
17: D
18: D
19: B
20: B