Questões de Concurso
Sobre internet das coisas em jornalismo
Foram encontradas 24 questões
Em relação ao tema, avalie se as seguintes afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Um RTOS é um sistema operacional projetado para aplicações que requerem processamento de dados em tempo real, garantindo tempos de resposta previsíveis para o processamento de tarefas críticas em sistemas embarcados e dispositivos IoT.
( ) O MQTT é um protocolo de mensageria que emprega um modelo de publicação/assinatura (pub/sub) para otimizar a comunicação entre dispositivos IoT, sendo conhecido por sua leveza e eficiência em ambientes de largura de banda limitada.
( ) LoRaWAN é uma tecnologia conhecida por seu baixo consumo de energia e capacidade de oferecer altas taxas de dados, o que o torna ideal para aplicações IoT que demandam transmissão intensiva de dados em áreas urbanas densas.
( ) CoAP é um protocolo de aplicação Web especializado que suporta interações no modelo RESTful entre dispositivos IoT, facilitando a interoperabilidade.
As afirmações são, respectivamente,
Relacione as camadas listadas a seguir com suas respectivas funções.
1. Sensores
2. Edge
3. Cloud
( ) Coleta de dados físicos para conversão em sinais digitais processáveis.
( ) Centraliza armazenamento e análise de dados.
( ) Realiza processamento local de dados.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
No que se refere a tecnologias e produção de mídias eletrônicas, julgue o item subseqüente.
Os elementos gráficos animados de uma página de Internet,
tais como banners de propaganda com links, devem ter
animação configurada no programa Macromedia Flash para
que possam ser executadas nos navegadores de Internet.
No que se refere a tecnologias e produção de mídias eletrônicas, julgue o item subseqüente.
Um pequeno anúncio interativo em página de Internet,
mostrando informações e imagens animadas interativas, pode
não ser visualizado em todos os navegadores.
A Web, na visão de alguns pesquisadores, alterou as relações de leitura e, por esse motivo, o discurso jornalístico também está sendo mudado de acordo com a plataforma de veiculação das notícias. No chamado “Jornalismo Online”, segundo a professora Silvana Monteiro, os jornalistas podem usar de um recurso que se configura não só como um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura, alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite __________, _____________ sem limites de espaço físico e de margens.
(http://twixar.me /TFHK. Adaptado)
Os conceitos que completam a declaração da docente são:
A possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade física, social ou intelectual, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso.
(Adaptado de www.w3c.br)
Trata-se da
Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.
Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.
As novas tecnologias têm investido em experiências estéticas
que sejam simulacros da realidade, incluindo-se entre elas a
realidade aumentada, que insere objetos virtuais em ambientes
reais.
Eventualmente, jornalistas precisam processar grande volume de dados para subsidiar reportagens especiais multimídia. Assim, um sistema que possibilite consultar de forma automatizada o material em questão, a formação de uma equipe de profissionais para se dedicar exclusivamente à função e a existência de ferramentas que possibilitem a chamada “apuração distribuída”, isto é, com a participação da sociedade no uso de plataforma aberta de dados, são procedimentos que resultam em conteúdo jornalístico diferenciado e de qualidade.
Com relação ao chamado jornalismo de dados, infere-se que:
Um experimentado repórter da área do Jornalismo Investigativo de um certo jornal impresso não utiliza os desktops da redação por motivo de segurança dos dados. Dessa maneira, para resguardar sua produção até o momento de apresentá-la para a Direção de Jornalismo da empresa, o repórter leva diariamente seu notebook para a jornada de trabalho.
Para coibir acesso físico não autorizado ao equipamento desse profissional, destacam-se procedimentos como:
A Internet e os sistemas de localização como o GPS criaram novos paradigmas, como o ciberespaço e a cibercultura, que permitem ao usuário de redes digitais acessar, por exemplo, obras de arte de um museu sem sair de casa.