Questões de Concurso
Sobre jornalismo científico em jornalismo
Foram encontradas 102 questões
Esse setor é o(a)
A descrição acima mostra que, para além da tarefa de tornar públicas as descobertas científicas, a divulgação científica desenvolve importante trabalho de
Cabe ao jornalista científico buscar a fonte adequada para falar oficialmente sobre o tema, que, nesse caso, é
A redação científica tende a ser redigida para fora, para audiências além da estreita especialidade científica onde a informação se origina. O escritor de ciência torna-se parte de um sistema de educação e comunicação tão complexo como a ciência moderna e a sociedade mais ampla. Em seus alcances mais extremos, a redação científica ajuda a transpor a brecha entre cientistas e não cientistas.
Burkett, W. Jornalismo científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
A partir da definição apresentada, a redação científica no jornalismo tem como particularidade:
A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos em áreas específicas ou de promover elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes.
Adaptado de Bueno, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação,v. 15, n. 1 (esp.), 2010.
Além de explicitar seu propósito, o texto citado também permite identificar a seguinte
característica da comunicação científica:
Se, antes das mídias sociais, a divulgação científica seguia interesses dos veículos de comunicação de massa, atualmente as produções sobre o tema ultrapassam os modelos instaurados por esses canais.
Oliveira, T. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da
comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital.
Matrizes, São Paulo, v. 12, n. 3, 2018.
Com base na afirmação de Oliveira, pode-se fazer a seguinte inferência acerca da divulgação
científica:
A respeito das Dimensões éticas do jornalismo científico, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
I. Geralmente é proibido que um jornalista noticie fatos de uma companhia com a qual ele mantenha vínculos mais próximos, como por exemplo, sendo acionista.
II. Quando um profissional trabalha em mais de uma empresa de comunicação, é normalmente permitido que as informações obtidas em nome de uma delas sejam compartilhadas com as demais, antes que a notícia seja publicada no primeiro órgão.
III. Os canais de comunicação de massa não devem anunciar, junto às notícias científicas, produtos diretamente envolvidos com as matérias e nem mesmo aqueles que oferecem facilidades para a obtenção do saber científico.
IV. Quando o que se sabe comprometer a segurança ou a aceitação social de um indivíduo que não está colocando em risco a comunidade, o profissional da mídia deverá poupar a revelação da identidade desta pessoa.
Sobre o Jornalismo Científico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Press-release são frequentes as recomendações sobre as cautelas que devem ser tomadas quando da utilização de press-releases como fonte privilegiada na composição das notícias.
( ) O ideal é que os jornalistas leiam a versão integral dos estudos e relatórios em que se baseiam para compor suas matérias e ainda que busquem outras opiniões abalizadas sobre o assunto.
( ) É comum um pesquisador participar de uma reunião científica para expor hipóteses, discutir a viabilidade de um novo procedimento científico ou avaliar o desempenho de uma determinada tecnologia para, com isto, ouvir a opinião de seus colegas de saber. Nestes casos, o jornalista deve avaliar o que foi debatido e levar em consideração as críticas que foram feitas pelos especialistas ao teor do que foi apresentado no decorrer do evento.
( ) São frequentes as situações nas quais as universidades e os laboratórios industriais recorrem à mídia através de comunicados produzidos por seus departamentos de Relações Públicas. Tais comunicados, ao divulgar novas descobertas ou novas tecnologias, tendem a gerar expectativas junto ao público, pois, de regra, enfatizam que o novo conhecimento ou o novo produto apresenta melhor qualidade ou maior eficiência que seus similares. Nestas ocasiões, os jornalistas não precisam ponderar se as informações recebidas atendem exclusivamente ao interesse público ou se visam interesses comerciais ou promocionais.
A sequência, de cima para baixo, está correta em:
Quanto à Linguagem do Jornalismo Científico, julgue as assertivas a seguir:
I. Para melhor comunicar os fatos da ciência, os jornalistas recorrem a múltiplas estratégias permitidas pela linguagem, inclusive uma profusão de metáforas e analogias.
II. Um ponto que está articulado com a questão da linguagem do jornalismo científico localiza-se no afã do divulgador em estabelecer sintonia com um público que o emissor nutre uma imagem demasiadamente imprecisa, quer o considerando com a mesma capacidade que o locutor para a intelecção de assuntos geralmente complexos, quer como alguém destituído de potencialidade para entender o vocabulário básico da ciência ou mesmo da língua do seu país.
III. A redação de um texto jornalístico pressupõe uma interrogação em sua origem e uma resposta em seu conteúdo, escrita em forma opinativa, interpretativa ou informativa, de acordo com o gênero jornalístico proposto inicialmente; ou seja, o jornalista sempre responde a uma ou mais perguntas, quando opina, interpreta ou informa sobre os fatos.
Está (estão) correta(s):
Na incansável missão de provar que o nosso planeta é plano, os chamados terraplanistas estão planejando um encontro em Cólon, na Argentina, em que contarão com conferência de imprensa, palestras e workshops. Entretanto, a reunião está causando ainda mais polêmica por ser realizada em um espaço do governo argentino. No dia 20 de fevereiro, a cidade anunciou em sua página do Facebook que o Lago y Complejo Polideportivo Municipal seria sede do 1º Encontro Nacional e Internacional de Terraplanistas, evento que teria participação de pessoas de países como Chile, Espanha e Estados Unidos. O apoio fez com que o município recebesse críticas, como da Associação Argentina de Astronomia, que reclamou e confirmou que sem dúvida o planeta é uma esfera. O grupo emitiu um comunicado expressando sua "profunda preocupação" pelo encontro de terraplanistas. "A promoção de instituições públicas reivindicando atividades de ideias claramente errôneas e descartadas há séculos, como a Terra ser plana, é inaceitável", disse o grupo. "Ainda mais no contexto de subfinanciamento que atualmente está sofrendo todo o aparato científico e tecnológico do país."
(Site da revista Galileu, 1/3/2019. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/03/convencao-deterraplanistas-causa-polemica-na-argentina.html>)
O fato jornalístico em torno do qual se construiu essa notícia é
1. Um problema no jornalismo científico é o oficialismo excessivo das fontes de informação, ou seja, a dependência de dados vindos de fontes governamentais de pesquisa. 2. No jornalismo científico, os jornalistas restringem seu público a um grupo muito específico, menor que o público normalmente contemplado pelo campo acadêmico. 3. O investimento em estratégias narrativas mais atraentes como o uso de técnicas literárias pode auxiliar na construção de matérias acessíveis sobre temas científicos.
Assinale a alternativa correta.
( ) A divulgação científica trata-se da utilização de técnicas, processos, recursos e canais de comunicação para veicular informações de ciência, tecnologia e inovação ao público leigo. ( ) A comunicação científica refere-se à transferência de informações sobre ciência, tecnologia e inovação a especialistas de áreas específicas do conhecimento. ( ) Os públicos envolvidos nos processos de comunicação científica e de divulgação científica são análogos.