Questões de Concurso Sobre jornalismo comunitário em jornalismo

Foram encontradas 22 questões

Q3137762 Jornalismo
As plataformas de mídia social como Instagram, Twitter (X), TikTok, LinkedIn e Thread, entre outras, impactam as relações sociais e a comunicação, pois desempenham um papel fundamental na maneira como interagimos, compartilhamos informações e nos conectamos uns com os outros. Contudo, a rede social também gera oportunidades positivas em vários campos para a comunicação, como:
Alternativas
Q1907854 Jornalismo

Acerca das relações com a comunidade, julgue o item que se segue. 


Denomina-se comunicação comunitária o processo comunicativo em que uma comunidade se mostra envolvida como protagonista dos conteúdos e gestora dos meios de comunicação, indo além da simples recepção passiva. 

Alternativas
Q1907853 Jornalismo

Acerca das relações com a comunidade, julgue o item que se segue. 


O conceito de catalisação preconiza que os projetos a serem realizados com a comunidade devam assegurar a não dependência em relação à empresa para sua continuidade, garantindo-se sua apropriação por outros atores sociais. 

Alternativas
Q1907852 Jornalismo

Acerca das relações com a comunidade, julgue o item que se segue. 


Folkmarketing consiste no tipo de ação comunicacional caracterizado pela mobilização da memória coletiva da comunidade e apropriação dos saberes da cultura popular para divulgar produtos e serviços de uma empresa. 

Alternativas
Q1862142 Jornalismo
“Valorização da realidade local; participação da comunidade durante todo o processo de produção; consagração das ideias da mobilização e da transformação; resgate de um viés pedagógico e educativo; e, articulação com a produção independente e de resistência” são consideradas características marcantes do seguinte tipo de jornalismo: 
Alternativas
Q1792980 Jornalismo
Uma variante alternativa de comunicação de massa que se caracteriza por um projeto de mobilização da coletividade, fazendo uso tanto de mídias tradicionais como novas tecnologias digitais, vem sendo conhecida desde o final do século passado como Comunicação
Alternativas
Q1792969 Jornalismo
A Radiodifusão Comunitária foi um marco histórico na democratização dos meios. Ela foi criada para integrar as comunidades, difundir ideias, prestar serviços de utilidade pública, ampliar o direito de expressão, entre outras finalidades. Essas emissoras
Alternativas
Q1259217 Jornalismo
Considere as afirmativas abaixo:

I. O jornalismo regional, em geral, aborda assuntos que afetam diretamente a vida das populações em seu local de moradia e na vida cotidiana. A mídia local se ancora na informação gerada dentro do território de pertença e de identidade em uma dada localidade ou região.
II. Os canais de uso gratuito na tevê a cabo – canais universitários, legislativos e educativo-culturais − e as rádios, os jornais e as tevês comunitárias são outros exemplos de jornalismo regional.
III. Não é comum existir a tendência de a mídia local reproduzir a grande-imprensa, ao imitar o estilo de tratamento da informação ou dedicar amplos espaços para notícias nacionais e internacionais, às vezes por exigência das matrizes, como no caso das redes de televisão.
IV. Pressupõe-se que o jornalismo local seja aquele que retrate a realidade regional ou local, trabalhando a informação de proximidade. Um instrumento bastante usado em cidades do interior são os press releases emitidos pelas assessorias de comunicação dos poderes executivo e legislativo, principalmente, mas também de instituições privadas.

(Textos adaptados de: PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. In: Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, SP: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1º sem. 2005)

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q996280 Jornalismo

A respeito dos gêneros de redação relativos ao jornalismo factual e opinativo, julgue o item a seguir.


Com o advento das possibilidades de interação em tempo real entre pessoas do público e profissionais de imprensa, surgiu num novo gênero redacional, o jornalismo colaborativo no qual a produção de textos conta com a participação direta de coautores externos às redações.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FUNRIO Órgão: AL-RR Prova: FUNRIO - 2018 - AL-RR - Jornalista |
Q909230 Jornalismo

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em

Alternativas
Ano: 2018 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2018 - UFRJ - Jornalista |
Q881046 Jornalismo
As emissoras de televisão aberta têm buscado criar nos telejornais editorias mais rentáveis para atrair mais público e anunciantes. A pesquisadora Samaria Araujo de Andrade confirma, em sua obra Jornalismo em mutação (2015), a identificação de um recurso que vem sendo comprovadamente utilizado para renovar a estrutura desses telejornais. Identifique qual das respostas a seguir descreve esse recurso.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IADES Órgão: CFM Prova: IADES - 2018 - CFM - Jornalista |
Q880259 Jornalismo
Uma das consequências do incremento do jornalismo colaborativo proporcionado pela evolução tecnológica na última década é a (o)
Alternativas
Q859713 Jornalismo

“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país.

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu).


Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:

Alternativas
Q859707 Jornalismo

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”.

(BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).


Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:

Alternativas
Q830307 Jornalismo

Um grupo de pessoas de certa comunidade resolveu criar uma rádio comunitária com o apoio da Associação de Moradores. Entretanto, embora faltassem verbas para investir em equipamentos, instalações físicas e equipe técnica, foi formulado projeto de obtenção de outorga para operar na modalidade de rádio comunitária. Durante tramitação do processo, optou-se por produzir programação diária e ao vivo, no modelo “música e informação”, de terça a domingo, com quatro horas de duração, das 18h às 22h. Para alavancar financeiramente a emissora, foi proposto financiamento coletivo e veiculação de apoios culturais. Nessa fase de implantação, não houve transmissão sem fios. Dessa forma, utilizavam-se metros de cabos para ligar as caixas de som, localizadas na principal praça da comunidade, ao estúdio de produção e transmissão.


Sobre a proposta dessa rádio comunitária, é correto afirmar que:

Alternativas
Q765220 Jornalismo
O jornalismo que apresenta segmentação e atividades especializadas é aquele que se conhece por jornalismo especializado. Não são formas de jornalismo especializado o
Alternativas
Q632496 Jornalismo
Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2014 - UFPE - Jornalista |
Q489706 Jornalismo
Podemos considerar um jornal ou uma emissora de rádio como meios de comunicação comunitária, se eles:
Alternativas
Q443129 Jornalismo
Chama-se jornalismo comunitário a especialização da profissão jornalística nos fatos que ocorrem dentro de uma comunidade (bairro, vila, vilarejo, aldeia, povoado, distrito, concelho, município, favela etc.) ou que sejam de interesse para os moradores de tal comunidade. Julgue as afirmativas sobre suas características e marque a alternativa correta.

I. Apresenta textos geralmente mais opinativos que os da grande mídia.

II. Privilegia e valoriza a cultura local.

III. A redação costuma usar linguagem mais informal e coloquial, até mesmo gírias locais.

IV. Devido à proximidade entre jornalistas e leitores dentro da comunidade, é mais clara a identificação de interesses, opiniões e posicionamentos.

V. Rádio, rádio-poste, mural, jornal-mural, fanzine, TV e internet são exemplos de meios de comunicação comunitária.

VI. Geralmente, seus veículos de comunicação são sustentados por publicidade do comércio local ou patrocinadas por entidades filantrópicas ou assistencialistas.

VII. Como os jornais, rádios e TVs comunitárias costumam basear-se fortemente no voluntariado, suas fontes são apenas pessoas da comunidade.

Quantas afirmativas estão corretas?
Alternativas
Q260383 Jornalismo
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
Ao denunciarem práticas ameaçadoras à sociedade — como, por exemplo, o consumo de crack —, os meios de comunicação operam de acordo com a abordagem funcionalista da comunicação social.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: C
6: B
7: B
8: D
9: C
10: A
11: E
12: C
13: D
14: B
15: B
16: C
17: E
18: B
19: B
20: C