Questões de Concurso
Sobre jornalismo de dados em jornalismo
Foram encontradas 76 questões
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.
I. O termo Jornalismo de Precisão foi proposto por Philip Meyer para defender o uso de métodos científicos para coleta e análise de dados, em oposição às técnicas literárias do New Journalism.
II. A RAC foi usada pela primeira vez em 1940 por uma rede de TV norte-americana, mas foi abandonada devido à falta de expertise dos jornalistas, sendo retomada apenas nos anos 2000.
III. O Jornalismo de Precisão pode ser desempenhado por qualquer profissional graduado em Jornalismo, já a RAC e o Jornalismo de Dados exigem que o profissional seja graduado também em TI.
Está correto o que se afirma em
Acerca de publicações jornalísticas empresariais e métodos e técnicas de pesquisa, julgue o item a seguir.
Do ponto de vista epistemológico, o método congrega a
concepção do mundo e da ciência que embasa a pesquisa e,
ao mesmo tempo, as técnicas e os instrumentos de coleta de
dados a serem utilizados para realizá-la.
I A disciplina da verificação é um dos pressupostos do jornalismo, pois é preciso confirmar as informações antes de repassá-las ao público.
II Às vezes, as fontes fornecem dados errados, mas o jornalista não é responsável por isso.
III Uma disciplina de verificação é o melhor antídoto contra o jornalismo de afirmação.
Assinale a opção correta.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica à qual se refere o texto acima.
I. O jornalismo de dados é uma das áreas de especialização do jornalismo.
II. Essa modalidade diz respeito à produção analógica de notícias e reportagens que utilizam grandes bases de dados para elaborar seus conteúdos.
III. O jornalismo de dados utiliza diversos recursos gráficos e interativos para tornar mais agradável a experiência de visualização do usuário que consome esses conteúdos.
IV. O jornalismo de dados mantém a lógica tradicional do jornalismo.
V. O jornalismo de dados é um método de produção de notícias orientado pelo uso de dados como fonte de informação.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
“O termo jornalismo de dados se tornou popular desde a última década com a chegada do Datablog do jornal britânico The Guardian. A prática dos dados é vista como um novo método de investigar e contar histórias de maneira a informar e engajar o público em maior escala. Além disso, os jornalistas de dados têm papel importante para ajudar a diminuir as barreiras à compreensão e à imersão em dados e aumentar a alfabetização em dados de seu público em larga escala. A prática utiliza da digitalização para lidar com grande quantidade de dados, que jamais poderiam ter sido imaginados, dando nova ênfase ao uso de ferramentas tecnológicas para o processo de produção de notícias. Jornalismo de dados serve como um lembrete de quão importante a análise de big data (grandes massas de dados) pode ajudar no processo de trabalho de notícias (HAMMOND, 2017).”
Mapeando a presença do jornalismo de dados no Brasil, Mathias Felipe DE LIMA-SANTOS Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha - Trabalho apresentado no GP Gêneros Jornalísticos, XIX Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Assinale a alternativa correta tendo o texto acima como ilustração em relação ao Jornalismo de Dados, ou Reportagem com Auxílio do Computador (RAC).
Com relação ao jornalismo praticado na Internet (história e características), julgue o item.
A adaptação e a inserção do webjornalismo no
mobile (celulares e tablets), com maior papel dos
softwares, dos algoritmos e das bases de dados, são
marcas do jornalismo digital de quinta geração.
Uma das grandes transformações provocadas pelo jornalismo de dados é a mudança da lógica da apuração e da produção da notícia.
No jornalismo de dados, ao contrário do jornalismo tradicional, a função primordial do jornalista, ao começar a produzir uma reportagem, é a
I– Apenas por não serem dispositivos móveis, meios como a televisão e o rádio estão fadados ao desaparecimento, já que não são reformulados diante das novas tecnologias. II– Por “sistemas tecnologicamente amigáveis” definem-se plataformas de fácil acesso ao usuário comum, como aplicativos, sites e programas para computadores. III– “Ecossistema informacional” é uma metáfora empregada pelo autor para definir a interdependência entre o jornalismo e as tecnologias da informação, sejam estas tradicionais ou inovadoras. IV– O autor celebra as “tecnologias digitais emergentes”, como as produzidas por startups, uma vez que elas não tratam o jornalismo como produto de comum, ao contrário das empresas tradicionais.
Uma das técnicas de coletas de dados para pesquisa é a análise documental.
São características dessa modalidade, EXCETO: