Questões de Concurso
Sobre objetividade e imparcialidade em jornalismo
Foram encontradas 231 questões
"Mesmo não dispondo de nenhum código sobre o assunto, os jornalistas funcionam apoiados em algum tipo de método [...] para testar e fornecer a informação − sua própria disciplina individual de verificação. Essa disciplina consiste..."
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo : Geração Editorial, 2003, p. 112.
Assinale a alternativa que corretamente completa o trecho em destaque:
O jornalismo institucional deve seguir os mesmos princípios éticos do jornalismo tradicional, como a objetividade, a imparcialidade e a veracidade, ainda que seu conteúdo seja voltado para promover a imagem da organização.
Com base nesse princípio, assinale a alternativa que NÃO está correta.
Entre os deveres do jornalista, incluem-se as seguintes afirmações, à exceção de uma, assinale-a.
Na literatura, é possível analisar vários estudos que procuram demonstrar a impossibilidade de se alcançar o objetividade total. Alguns desses dados teóricos foram descritos a seguir, porém um apresenta uma falha conceitual, assinale-o:
Para compreender alguns aspectos relativos à questão da imparcialidade e da objetividade, é possível analisar contextos anteriores e atuais. Assim, leia as asserções seguintes e destaque a alternativa correta.
Um jornalista descobre, por meio de uma fonte confidencial, informações que podem comprometer a carreira política de um candidato a um cargo público importante. O jornalista tem provas concretas, mas a divulgação poderia influenciar o resultado das eleições.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
Nesse contexto, sobre o Jornalismo de Soluções, avalie as afirmativas a seguir.
I. Embora muitas vezes seja erradamente confundido com propaganda ou compilado de histórias positivas, o Jornalismo de Soluções é de uma prática jornalística criteriosa, cujo fio condutor da reportagem deve ser a solução, sem excluir a apresentação detalhada do problema nem esconder as limitações de sua resolução.
II. As reportagens de Jornalismo de Soluções devem se focar nas boas intenções, mesmo ainda sem resultados concretos. Histórias de superação, que oferecem protagonismo aos que cometem atos heroicos são inspiradoras e caracterizam esta vertente do Jornalismo.
III. O Jornalismo de Soluções não é inicialmente indicado para notícias de última hora. Contudo, elas podem servir de gancho, para uma reportagem que envolva uma pesquisa mais detalhada, análise de dados quantitativos ou qualitativos e conversas com especialistas.
Está correto o que se afirma em
Em relação aos fenômenos da comunicação, assinale a alternativa correta.
No que se refere às técnicas e às práticas da produção jornalística, assinale a alternativa correta.
I No processo produtivo de jornais impressos, atualmente, muitas redações extinguiram o posto de pauteiro, ficando a cargo de repórteres e editores a sugestão do fato a ser apurado.
II A diferença mais marcante do que é veiculado na Web e no jornal impresso é que, nos portais, a notícia é mais factual, ao passo que o jornal impresso costuma publicar uma versão mais alongada e aprofundada do mesmo fato.
III Uma quantidade maior de fontes permite cumprir melhor o papel informativo, com mais objetividade e imparcialidade, porque permite uma maior representatividade.
Assinale a opção correta.
POMPEU, J.C.B.; VIANA, A.R.; MAGALHÃES, L.C.G.; GONÇALVES, A.P.V.(org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 144. ISBN: 978-65-5635-064-6. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/978-65-5635-064-6
A Tabela acima está na página 144 do estudo “Dinâmica econômica, mudanças sociais e novas pautas de políticas públicas”, publicado pelo Ipea, em 2023. Logo abaixo, o texto esclarece: “O desenho da tabela 4 expressa, de certa forma, os cruzamentos ou as associações entre empregos ou posições de classe, ordenamentos da renda e categorias de status. Nos décimos de renda de todas as fontes, foi feito o recorte entre os 30% mais ricos e os 70% mais pobres.” A partir desse exemplo, constata-se que, para que uma pesquisa com muitos gráficos e tabelas seja compreendida pelo leitor leigo, os repórteres e editores devem
No caso da cobertura jornalística de temas controversos como esse, recomenda-se adotar que posicionamento?
ANDRADE, R. ABC faz recomendações para avanço da inteligência artificial no Brasil. Disponível em: https://www.ipea.gov. br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/398-abc-fazrecomendacoes-para-avanco-da-inteligencia-artificial-no-br. Acesso em: 27 dez. 2023.
O texto acima tem as características essenciais para o formato de artigo. Se fosse publicado em um jornal impresso, ele seria submetido a práticas que garantem os princípios da isenção e da objetividade, adotados pelo jornalismo a partir de 1950.
Entre essas práticas está o(a)
Dessa forma, na contemporaneidade, cabe ao jornalista