Questões de Concurso
Comentadas sobre objetividade e imparcialidade em jornalismo
Foram encontradas 216 questões
"Mesmo não dispondo de nenhum código sobre o assunto, os jornalistas funcionam apoiados em algum tipo de método [...] para testar e fornecer a informação − sua própria disciplina individual de verificação. Essa disciplina consiste..."
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo : Geração Editorial, 2003, p. 112.
Assinale a alternativa que corretamente completa o trecho em destaque:
O jornalismo institucional deve seguir os mesmos princípios éticos do jornalismo tradicional, como a objetividade, a imparcialidade e a veracidade, ainda que seu conteúdo seja voltado para promover a imagem da organização.
Com base nesse princípio, assinale a alternativa que NÃO está correta.
Entre os deveres do jornalista, incluem-se as seguintes afirmações, à exceção de uma, assinale-a.
Na literatura, é possível analisar vários estudos que procuram demonstrar a impossibilidade de se alcançar o objetividade total. Alguns desses dados teóricos foram descritos a seguir, porém um apresenta uma falha conceitual, assinale-o:
Para compreender alguns aspectos relativos à questão da imparcialidade e da objetividade, é possível analisar contextos anteriores e atuais. Assim, leia as asserções seguintes e destaque a alternativa correta.
Um jornalista descobre, por meio de uma fonte confidencial, informações que podem comprometer a carreira política de um candidato a um cargo público importante. O jornalista tem provas concretas, mas a divulgação poderia influenciar o resultado das eleições.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação aos fenômenos da comunicação, assinale a alternativa correta.
No que se refere às técnicas e às práticas da produção jornalística, assinale a alternativa correta.
I No processo produtivo de jornais impressos, atualmente, muitas redações extinguiram o posto de pauteiro, ficando a cargo de repórteres e editores a sugestão do fato a ser apurado.
II A diferença mais marcante do que é veiculado na Web e no jornal impresso é que, nos portais, a notícia é mais factual, ao passo que o jornal impresso costuma publicar uma versão mais alongada e aprofundada do mesmo fato.
III Uma quantidade maior de fontes permite cumprir melhor o papel informativo, com mais objetividade e imparcialidade, porque permite uma maior representatividade.
Assinale a opção correta.
No caso da cobertura jornalística de temas controversos como esse, recomenda-se adotar que posicionamento?
ANDRADE, R. ABC faz recomendações para avanço da inteligência artificial no Brasil. Disponível em: https://www.ipea.gov. br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/398-abc-fazrecomendacoes-para-avanco-da-inteligencia-artificial-no-br. Acesso em: 27 dez. 2023.
O texto acima tem as características essenciais para o formato de artigo. Se fosse publicado em um jornal impresso, ele seria submetido a práticas que garantem os princípios da isenção e da objetividade, adotados pelo jornalismo a partir de 1950.
Entre essas práticas está o(a)
Dessa forma, na contemporaneidade, cabe ao jornalista
A chamada "Teoria do Espelho" foi uma das mais caras no que diz respeito ao trabalho de imparcialidade da atuação profissional jornalística durante muitas décadas. Com base nela, leias os trechos a seguir e responda ao que se pede:
"Este pensamento enxerga o jornalista como um comunicador desinteressado que não reproduz nenhum tipo de ideologia ou opinião pessoal na reportagem, apenas conta os fatos como são da forma mais objetiva e imparcial possível"
PORQUE
"[...] as notícias jamais representaram a realidade como um todo, pelo contrário é apenas um fragmento de um fato, por isso a importância de uma apuração bem realizada, com dados e fontes para relatar o assunto."
Assinale a alternativa correta.