Questões de Concurso
Comentadas sobre principais teorias e escolas em jornalismo
Foram encontradas 929 questões
Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.
A abordagem dos “efeitos limitados” considera os meios de comunicação como apenas mais um componente do tecido social, atuando indiretamente na influência dos indivíduos.
I. O receptor é considerado um sujeito ativo no processo de comunicação, capaz de interpretar e ressignificar as mensagens jornalísticas.
II. A interpretação das mensagens jornalísticas é influenciada puramente pelo contexto sociocultural do receptor.
III. A Teoria da Recepção Jornalística descarta completamente a importância do conteúdo da mensagem, o centro é a interpretação do receptor.
IV. O conceito de "comunidade interpretativa" é fundamental para compreender como grupos sociais compartilham estratégias de leitura e interpretação das notícias.
V. A recepção jornalística é entendida como um processo linear e uniforme, independente das experiências individuais dos receptores.
Estão corretas apenas as afirmações:
I. A indústria cultural promove a democratização do acesso aos bens culturais, diluindo as fronteiras entre a chamada "alta cultura" e a cultura popular.
II. O processo de produção em série de bens culturais tende a padronizar o conteúdo, reduzindo a diversidade e a originalidade das expressões artísticas.
III. A lógica do mercado aplicada à cultura resulta na transformação da arte em mercadoria, priorizando seu valor de troca sobre seu valor estético ou simbólico.
IV. Os meios de comunicação de massa, como principais veículos da indústria cultural, exercem um papel neutro na formação da opinião pública e dos gostos estéticos.
V. A indústria cultural contribui para a manutenção do status quo social ao promover formas de entretenimento que favorecem a alienação e o conformismo.
Estão corretas as afirmações:
A esse respeito, é correto dizer que para Lippmann:
I.O modelo linear, baseado no paradigma de Lasswell, fundamentou a pesquisa dominante desde os anos trinta até os setenta e fazia parte do paradigma condutor baseado em um estudo de como o comunicador (que elabora estímulos determinantes) impacta um receptor (considerado como um sujeito estimulado) com a finalidade de conseguir efeitos a curto ou médio prazo.
II.O modelo de Lasswell é constituído de cinco aspectos, no qual, pressupõe-se que a iniciativa é do comunicador e os receptores são agentes passivos das mensagens.
Após análise, assinale a alternativa correta:
Qual ou quais itens melhor responde(m) a essa questão:
I.Amplitude (número de pessoas impactadas).
II.Apelo (curiosidade que a notícia possa despertar).
III.Empatia (identificação do leitor com personagem ou situação).
IV.Ineditismo (capacidade de surpreender).
V.Proximidade geográfica (ou simbólica entre o fato e o leitor).
É correto o que se afirma em:
FRANÇA, Vera. Curso básico de Teorias da Comunicação. Belo Horizonte: Autêntica. Editora, 2016.
Nas alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta corretamente o país mencionado, pela autora, no excerto:
( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Acerca de teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
De acordo com Lasswell, os estudos em comunicação
podem ser estruturados da seguinte forma: quem?;
diz o quê?; por meio de qual canal?; a quem?; com
que efeito?
Acerca de teorias da comunicação, julgue o item a seguir.
A indústria cultural expressa a concepção de que as
mídias de massa formam um sistema econômico e
social integrado, gerando produtos estandardizados
e de baixa qualidade cultural para o consumo
das massas.
A teoria da recepção, desenvolvida por Stuart Hall, propõe uma ruptura com o modelo tradicional de comunicação, que considerava o público como um receptor passivo de mensagens. Ao invés disso, a ênfase recai sobre a ___________ do público na construção do significado das mensagens midiáticas.
O sociólogo francês Pierre Bourdieu, em sua obra "Sobre a Televisão", analisa o papel da mídia na sociedade contemporânea, tecendo críticas à lógica do sensacionalismo e do espetáculo. A partir da perspectiva de Bourdieu, assinale a alternativa que melhor caracteriza a relação entre a imprensa marrom e o público:
Associe os conceitos da coluna A às suas descrições corretas na coluna B.
Coluna A
1 - Teoria Crítica da Indústria Cultural
2 - Paradigma Funcionalista
3 - Teoria da Recepção
4 - Estudos Culturais
5 - Escola de Frankfurt
Coluna B
( ) Analisa a cultura e a comunicação de massa sob a ótica da crítica social, focando na influência do poder econômico e político na produção cultural.
( ) Busca analisar o papel das mídias na sociedade ao procurar entender os conflitos que podem ser gerados pela mídia, enfatizando seu papel na manutenção da ordem social e na transmissão de valores culturais.
( ) Destaca o papel ativo dos destinatários na interpretação das mensagens da mídia, considerando a diversidade de leituras baseadas em contextos socioculturais distintos.
( ) Enfatiza a resistência cultural contra as narrativas dominantes e o papel da mídia na articulação de identidades subalternas e contraculturas.
( ) Privilegia a análise dos meios de comunicação de massa como instrumentos de dominação ideológica e cultural, enfatizando a produção cultural como mercadoria. Assinale a sequência correta:
A "teoria hipodérmica" no âmbito das teorias de comunicação de massa postula que: