Questões de Jornalismo para Concurso
Foram encontradas 8.754 questões
• Recurso que possibilita a divulgação de fatos e/ou opiniões relacionados ao assessorado de uma forma dinâmica e com resultados abrangentes. Pode ocorrer de forma espontânea, sem a intervenção direta da assessoria de imprensa, ou de forma provocada, com intervenção direta da assessoria de imprensa, considerando as necessidades do assessorado e os critérios jornalísticos.
A característica acima define o(a):
( ) É um texto escrito em linguagem e conforme critérios jornalísticos, embora não se espere que seja aproveitado na íntegra, como texto pronto.
( ) Pode ser redigido em diferentes tipos, como padrão, de opinião, dirigido, especial, artigo, convocação, cobertura, nota oficial e comunicado.
( ) Tem por função básica levar às redações dos veículos de comunicação notícias que possam servir de apoio, atração ou pauta, instigando a solicitação de entrevistas ou de informações complementares.
( ) Trata-se de material de divulgação produzido por assessoria de imprensa e destinado a veículos de comunicação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação a produção de notícias e recursos interativos, julgue o seguinte item.
A criação de espaços de comentário e fóruns de discussão em plataformas de web jornalismo enfraquece a narrativa jornalística ao favorecer diferentes perspectivas dos leitores, prejudicando a qualidade do conteúdo jornalístico.