Questões de Concurso
Sobre teoria da imagem em jornalismo
Foram encontradas 216 questões
Observe a imagem a seguir:
(WARHOL, Andy. Tomato history and origins Campbell's soup. Disponível em: https://ogimg.infoglobo.com.br/.Acesso em: novembro de 2024.)
Andy Warhol, um dos nomes mais icônicos do movimento Pop Art, revolucionou o mundo da arte ao trazer elementos da cultura popular e do cotidiano para suas criações. Em 1962, ele apresentou uma de suas obras mais conhecidas: a série de pinturas das latas de sopa Campbell's. Inspirado por produtos comuns e facilmente reconhecíveis, Warhol escolheu um objeto simples e cotidiano, destacando a presença dessas imagens na vida de milhões de pessoas. Ao transformar as latas de sopa em arte, o artista eternizou um símbolo da cultura americana, combinando o mundano com o extraordinário. Warhol, ao utilizar a imagem das latas de sopa Campbell's, faz uma crítica:
Em teoria das cores, a combinação entre ________(1) e ________(2) cria um contraste visual que facilita a leitura e a clareza das informações em meios impressos e digitais.

Observe as imagens:
Após a sua observação, identifique a opção correta:
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.”
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Levando em consideração esses sistemas, é correto afirmar que o modelo
A respeito de jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.
O modelo semiótico-informativo é muito relevante, pois
indica à pesquisa em mídia que é indispensável
englobar, na estratégia para medicação dos mecanismos
de comunicação, a determinação dos efeitos
macrossociais.
Na história das teorias da comunicação, houve divergências e várias tentativas de articulação dos termos criados por diferentes pensadores. A esse respeito, julgue o item que se segue.
De acordo com algumas teorias da comunicação de massa, a
reprodução em série do quadro da Mona Lisa cria uma áurea
que a destaca das demais obras de Michelangelo,
transformando-a no seu trabalho mais conhecido.
O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.