Questões de Concurso
Sobre teorias do jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 415 questões
(WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Editorial Presença, Lisboa, 1995.)
Considere que uma jornalista descobre uma denúncia de assédio moral envolvendo o diretor de uma grande empresa local. A fonte da denúncia é um ex-funcionário que decidiu contar a sua história. Ele afirma ter provas, como e-mails e gravações, e está disposto a compartilhá-las. O caso, se confirmado, poderia prejudicar a imagem da empresa. Após uma reunião com a equipe, o redator-chefe analisa a matéria e decide não publicar a notícia com os argumentos de verificação insuficiente e implicações legais e éticas. Podemos afirmar que tal caso é uma exemplificação da teoria:
(__)A Teoria do Espelho afirma que o jornalismo deve refletir a realidade de forma objetiva, sem interferências, mas reconhece a subjetividade inevitável nas práticas jornalísticas.
(__)A Teoria do Gatekeeping destaca o papel do jornalista como "porteiro", mas considera que ele deve publicar todas as informações para garantir a transparência.
(__)A Teoria do Agenda Setting sugere que os jornalistas têm o poder de influenciar as opiniões do público ao definir como determinados temas devem ser interpretados.
(__)A Teoria do Framing analisa como a maneira de apresentar uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o tema abordado.
A sequência está correta em:
(__)A Teoria Hipodérmica considera que os meios de comunicação têm um efeito imediato e uniforme em todos os indivíduos, ignorando fatores como contexto social e experiências pessoais.
(__)A Teoria dos Efeitos Limitados sugere que as mensagens midiáticas influenciam de forma restrita, sendo mediadas por aspectos sociais e interpessoais.
(__)A Teoria do Agenda-Setting destaca a imprevisibilidade dos meios de comunicação ao definir quais temas são relevantes para a sociedade.
(__)A Teoria do Framing explora como a forma de apresentação de uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o assunto tratado.
A sequência é correta em:
Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.
O conceito de gatekeeping tornou-se obsoleto com o advento das redes sociais e das plataformas digitais, uma vez que os jornalistas perderam o controle exclusivo sobre a seleção e a disseminação das informações.
Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.
De acordo com a teoria da espiral do silêncio, indivíduos tendem a silenciar suas opiniões quando percebem que elas estão em desacordo com a opinião majoritária, por medo do isolamento social.
Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.
Segundo a teoria do agenda setting, a mídia não apenas influencia o que as pessoas pensam, mas também como elas pensam sobre determinados assuntos, afetando a opinião pública diretamente.
Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.
O conceito de newsmaking enfoca as rotinas de produção jornalística, destacando como as decisões editoriais e os processos organizacionais moldam a construção das notícias.
“(...) a notícia nasce de uma pauta, passa pelas mãos do repórter e/ou do redator e chega ao editor. A ele cabe decidir se a notícia será aproveitada, ou como será aproveitada. Essa decisão em geral obedece a “critérios técnicos” (não perguntem quais, pois cada veículo tem os seus). Se o editor decidir que tal notícia será aproveitada, ela receberá um tratamento de praxe para ficar no formato do veículo.”
Nesse contexto, o editor desempenha o papel de
Em suma, o jornalismo colaborativo é a participação da _______ nos espaços jornalísticos. Com a digitalização do jornalismo, é cada vez ______ que o leitor ______ conteúdos de caráter _______ para o profissional. Uma forma ______ de fazer jornalismo.
(Fonte: Academia do Jornalista)
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os termos que completam, respectiva e corretamente, as lacunas do texto.
Em termos de estrutura de governança, qual a crítica recorrente às grandes agências de notícias como Reuters, AP e AFP?
(A Ciência do Comum: Notas para o Método Comunicacional (2006).
A definição acima, de autoria de Muniz Sodré, pesquisador brasileiro referência no campo da comunicação e do jornalismo, faz referência à
( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: