Questões de Concurso Sobre teorias do jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 426 questões

Q3266756 Jornalismo
Nas teorias avançadas de jornalismo, o “fato jornalístico” não é simplesmente um reflexo automático de ocorrências do mundo real. Sua importância reside na capacidade de mediar a relação entre os acontecimentos e a sociedade, funcionando como um pilar essencial para a formação de opinião, o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Ele contribui para informar, contextualizar e estimular o debate público, sendo uma peça-chave na compreensão e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Assim, há um debate contínuo sobre até que ponto o fato jornalístico corresponde objetivamente ao que “aconteceu” e em que medida esse processo de construção confere novos sentidos ao evento original. Assinale como um “acontecimento” se transforma em “fato jornalístico” no contexto da prática profissional e das rotinas de produção de notícias. 
Alternativas
Q3266755 Jornalismo
A ideia de “interesse público” costuma ser apontada como o fundamento ético e social do jornalismo. Porém, há debates que questionam até que ponto as produções jornalísticas, sobretudo em ambientes competitivos e comerciais, conseguem de fato priorizar questões relevantes para a coletividade. Entre o que interessa ao público (aquilo que desperta curiosidade ou audiência) e o que é efetivamente de interesse público (temas que impactam direitos, deveres, políticas e responsabilidade social) há uma tensão contínua. Além disso, fatores como a influência de grupos econômicos ou políticos e a busca por audiência podem desvirtuar o compromisso com a cidadania. Considerando os desafios que envolvem a definição e a prática do interesse público no jornalismo, expressa uma compreensão teórica e prática consistente sobre essa categoria fundamental da profissão: 
Alternativas
Q3266748 Jornalismo
A noticiabilidade é um conceito fundamental para o jornalismo, pois se refere aos critérios utilizados pelas redações para selecionar e hierarquizar os acontecimentos que serão transformados em notícia. Entre esses critérios se destacam a relevância social, a atualidade, a proximidade (geográfica ou cultural), o impacto, o ineditismo e o interesse público, entre outros. No entanto, a definição de quais fatos merecem cobertura e destaque não é um processo meramente técnico: envolve valores jornalísticos, pressões de mercado e perspectivas políticas e éticas. Assim, compreender o que torna um evento “noticiável” exige um olhar crítico sobre as rotinas produtivas e as implicações sociais do jornalismo. Considere que a editoria de um grande jornal receba uma denúncia sobre a possível contaminação no sistema de abastecimento de água de uma pequena cidade do interior. A fonte afirma que uma substância química, liberada por uma fábrica local, estaria se infiltrando e em lençóis freáticos, com potencial de causar doenças graves a longo prazo. Ao mesmo tempo, a redação está voltada à cobertura de uma crise política que mobiliza as atenções em nível nacional. Diante desse cenário, os editores debatem se a notícia local sobre contaminação tem “peso” suficiente para disputar espaço com o noticiário político já em curso. Com base nos critérios de noticiabilidade, para decidir se a pauta sobre a suposta contaminação na água deverá ser publicada e como ela poderá ser enquadrada, é necessário: 
Alternativas
Q3222185 Jornalismo
Das opções a seguir, qual delas diz respeito ao processo de seleção de notícias, algo tão relevante no tempo presente com tantas Fake News, e cujas origens estão no campo da Psicologia?
Alternativas
Q3199885 Jornalismo

Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.


Para a teoria do agenda setting, a mídia é responsável por determinar os temas discutidos pelas pessoas.

Alternativas
Q3199883 Jornalismo

Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.


Gatekeeper é a teoria que analisa como as notícias são produzidas e selecionadas nas redações dos meios de comunicação.

Alternativas
Q3199882 Jornalismo

Acerca de histórias e conceitos, julgue o item a seguir.


O conceito de newsmaking refere‑se a um indivíduo ou a um grupo que tem o poder de filtrar se a informação passa a ser notícia ou se é bloqueada. 

Alternativas
Q3196999 Jornalismo
A popularização dos canais de comunicação digitais fez surgir, para a imprensa em geral, outros modelos de relacionamento com o leitor. Apesar de ainda existir jornais no formato impresso, o jornalismo vem deixando o papel de gatekeeper, na medida em que a tecnologia online avançou e oportunizou o crescimento de sites alternativos de notícias. Esses Portais agilizaram a produção de seus conteúdos para a cobertura e discussão dos eventos noticiosos sem se preocupar com o ineditismo dos mesmos e buscou no leitor maior protagonismo. Se antes exercia um papel mais voltado para o consumo passivo da notícia, atualmente o leitor participa mais do processo. Na mídia online, ele pode engajar, compartilhar ou bloquear, deixar de seguir seus veículos de comunicação no mundo digital. A esse processo de participação e interação, deu-se o nome de:
Alternativas
Q3184506 Jornalismo
Um caso clássico de uma teoria da opinião pública pode ser verificado no esquema eleitoral. Muitas vezes, os candidatos que estão à frente nas pesquisas recebem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e, provavelmente,serão eleitos. Além disso, essa mecânica também aparece nas próprias relações de bairro, quando muitas pessoas evitam discordar dos vizinhos com medo de ficarem isoladas, ou seja, as pessoas imaginam que pensam diferente da maioria, calam-se e, posteriormente, adaptam-se à opinião contrária. Assim, aquela ideia que talvez não fosse majoritária acaba prevalecendo. A pesquisadora Noelle-Neuman relacionou essa ideia e desenvolveu a teoria:
Alternativas
Q3184505 Jornalismo
A história das teorias da comunicação é a história das separações e das diversas tentativas de articular ou não os termos do que frequentemente surgiu sob a forma de dicotomias e oposições binárias, mais do que de níveis de análise. Daí resultou um conjunto de conhecimentos, métodos e pontos de vista tão heterogêneos e discordantes que tornam não só difícil, mas também insensata qualquer tentativa para se conseguir uma síntese satisfatória e exaustiva.

(WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Editorial Presença, Lisboa, 1995.)

Considere que uma jornalista descobre uma denúncia de assédio moral envolvendo o diretor de uma grande empresa local. A fonte da denúncia é um ex-funcionário que decidiu contar a sua história. Ele afirma ter provas, como e-mails e gravações, e está disposto a compartilhá-las. O caso, se confirmado, poderia prejudicar a imagem da empresa. Após uma reunião com a equipe, o redator-chefe analisa a matéria e decide não publicar a notícia com os argumentos de verificação insuficiente e implicações legais e éticas. Podemos afirmar que tal caso é uma exemplificação da teoria:
Alternativas
Q3174986 Jornalismo
Ao analisar o processo de formação da agenda setting e as suas variáveis, é possível compreender, do ponto de vista da comunicação, os vetores que influenciam um problema social, fazendo com que resultem em uma política pública. Em especial, o vetor principal da agenda setting é, portanto: 
Alternativas
Q3164299 Jornalismo
As teorias do jornalismo oferecem fundamentos essenciais para compreender as práticas profissionais e o impacto das decisões editoriais na sociedade. Acerca dessas teorias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)A Teoria do Espelho afirma que o jornalismo deve refletir a realidade de forma objetiva, sem interferências, mas reconhece a subjetividade inevitável nas práticas jornalísticas.
(__)A Teoria do Gatekeeping destaca o papel do jornalista como "porteiro", mas considera que ele deve publicar todas as informações para garantir a transparência.
(__)A Teoria do Agenda Setting sugere que os jornalistas têm o poder de influenciar as opiniões do público ao definir como determinados temas devem ser interpretados.
(__)A Teoria do Framing analisa como a maneira de apresentar uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o tema abordado.
A sequência está correta em:
Alternativas
Q3164289 Jornalismo
As teorias da comunicação de massa fornecem subsídios importantes para compreender o impacto dos meios de comunicação na sociedade e nos indivíduos. Acerca dessas teorias, analise as afirmativas abaixo:
(__)A Teoria Hipodérmica considera que os meios de comunicação têm um efeito imediato e uniforme em todos os indivíduos, ignorando fatores como contexto social e experiências pessoais.
(__)A Teoria dos Efeitos Limitados sugere que as mensagens midiáticas influenciam de forma restrita, sendo mediadas por aspectos sociais e interpessoais.
(__)A Teoria do Agenda-Setting destaca a imprevisibilidade dos meios de comunicação ao definir quais temas são relevantes para a sociedade.
(__)A Teoria do Framing explora como a forma de apresentação de uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o assunto tratado.
A sequência é correta em: 
Alternativas
Q3191508 Jornalismo
A teoria hipodérmica, também conhecida como bullet theory, foi uma das primeiras abordagens a tentar explicar os efeitos da comunicação de massa. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a principal premissa dessa teoria?
Alternativas
Q3137739 Jornalismo
No campo das Teorias do Jornalismo, a Teoria do Gatekeeping ocupa uma posição central, explicando como ocorre a seleção e filtragem das informações que chegam ao público. A Teoria do Gatekeeping, uma das mais discutidas nas Teorias do Jornalismo, refere-se ao processo de: 
Alternativas
Q3125190 Jornalismo
"É informação de fatos correntes, devidamente interpretados e transmitidos periodicamente à sociedade, com o objetivo de difundir conhecimento e orientar a opinião pública no sentido de promover o bem comum". Esse conceito foi formulado por um dos precursores do pensamento sobre jornalismo no Brasil, em seu livro Teoria e prática do jornalismo . Marque a opção que apresenta esse teórico:
Alternativas
Q3125169 Jornalismo
Sobre jornalismo e meios de comunicação de massa, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3120421 Jornalismo
Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
Alternativas
Q3104649 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



O conceito de gatekeeping tornou-se obsoleto com o advento das redes sociais e das plataformas digitais, uma vez que os jornalistas perderam o controle exclusivo sobre a seleção e a disseminação das informações.

Alternativas
Q3104648 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



De acordo com a teoria da espiral do silêncio, indivíduos tendem a silenciar suas opiniões quando percebem que elas estão em desacordo com a opinião majoritária, por medo do isolamento social.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: C
6: E
7: E
8: A
9: E
10: C
11: C
12: A
13: A
14: C
15: C
16: B
17: A
18: A
19: E
20: C