Questões de Concurso Sobre teorias do jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 415 questões

Q3196999 Jornalismo
A popularização dos canais de comunicação digitais fez surgir, para a imprensa em geral, outros modelos de relacionamento com o leitor. Apesar de ainda existir jornais no formato impresso, o jornalismo vem deixando o papel de gatekeeper, na medida em que a tecnologia online avançou e oportunizou o crescimento de sites alternativos de notícias. Esses Portais agilizaram a produção de seus conteúdos para a cobertura e discussão dos eventos noticiosos sem se preocupar com o ineditismo dos mesmos e buscou no leitor maior protagonismo. Se antes exercia um papel mais voltado para o consumo passivo da notícia, atualmente o leitor participa mais do processo. Na mídia online, ele pode engajar, compartilhar ou bloquear, deixar de seguir seus veículos de comunicação no mundo digital. A esse processo de participação e interação, deu-se o nome de:
Alternativas
Q3184506 Jornalismo
Um caso clássico de uma teoria da opinião pública pode ser verificado no esquema eleitoral. Muitas vezes, os candidatos que estão à frente nas pesquisas recebem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e, provavelmente,serão eleitos. Além disso, essa mecânica também aparece nas próprias relações de bairro, quando muitas pessoas evitam discordar dos vizinhos com medo de ficarem isoladas, ou seja, as pessoas imaginam que pensam diferente da maioria, calam-se e, posteriormente, adaptam-se à opinião contrária. Assim, aquela ideia que talvez não fosse majoritária acaba prevalecendo. A pesquisadora Noelle-Neuman relacionou essa ideia e desenvolveu a teoria:
Alternativas
Q3184505 Jornalismo
A história das teorias da comunicação é a história das separações e das diversas tentativas de articular ou não os termos do que frequentemente surgiu sob a forma de dicotomias e oposições binárias, mais do que de níveis de análise. Daí resultou um conjunto de conhecimentos, métodos e pontos de vista tão heterogêneos e discordantes que tornam não só difícil, mas também insensata qualquer tentativa para se conseguir uma síntese satisfatória e exaustiva.

(WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Editorial Presença, Lisboa, 1995.)

Considere que uma jornalista descobre uma denúncia de assédio moral envolvendo o diretor de uma grande empresa local. A fonte da denúncia é um ex-funcionário que decidiu contar a sua história. Ele afirma ter provas, como e-mails e gravações, e está disposto a compartilhá-las. O caso, se confirmado, poderia prejudicar a imagem da empresa. Após uma reunião com a equipe, o redator-chefe analisa a matéria e decide não publicar a notícia com os argumentos de verificação insuficiente e implicações legais e éticas. Podemos afirmar que tal caso é uma exemplificação da teoria:
Alternativas
Q3174986 Jornalismo
Ao analisar o processo de formação da agenda setting e as suas variáveis, é possível compreender, do ponto de vista da comunicação, os vetores que influenciam um problema social, fazendo com que resultem em uma política pública. Em especial, o vetor principal da agenda setting é, portanto: 
Alternativas
Q3164299 Jornalismo
As teorias do jornalismo oferecem fundamentos essenciais para compreender as práticas profissionais e o impacto das decisões editoriais na sociedade. Acerca dessas teorias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)A Teoria do Espelho afirma que o jornalismo deve refletir a realidade de forma objetiva, sem interferências, mas reconhece a subjetividade inevitável nas práticas jornalísticas.
(__)A Teoria do Gatekeeping destaca o papel do jornalista como "porteiro", mas considera que ele deve publicar todas as informações para garantir a transparência.
(__)A Teoria do Agenda Setting sugere que os jornalistas têm o poder de influenciar as opiniões do público ao definir como determinados temas devem ser interpretados.
(__)A Teoria do Framing analisa como a maneira de apresentar uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o tema abordado.
A sequência está correta em:
Alternativas
Q3164289 Jornalismo
As teorias da comunicação de massa fornecem subsídios importantes para compreender o impacto dos meios de comunicação na sociedade e nos indivíduos. Acerca dessas teorias, analise as afirmativas abaixo:
(__)A Teoria Hipodérmica considera que os meios de comunicação têm um efeito imediato e uniforme em todos os indivíduos, ignorando fatores como contexto social e experiências pessoais.
(__)A Teoria dos Efeitos Limitados sugere que as mensagens midiáticas influenciam de forma restrita, sendo mediadas por aspectos sociais e interpessoais.
(__)A Teoria do Agenda-Setting destaca a imprevisibilidade dos meios de comunicação ao definir quais temas são relevantes para a sociedade.
(__)A Teoria do Framing explora como a forma de apresentação de uma notícia pode moldar a percepção do público sobre o assunto tratado.
A sequência é correta em: 
Alternativas
Q3137739 Jornalismo
No campo das Teorias do Jornalismo, a Teoria do Gatekeeping ocupa uma posição central, explicando como ocorre a seleção e filtragem das informações que chegam ao público. A Teoria do Gatekeeping, uma das mais discutidas nas Teorias do Jornalismo, refere-se ao processo de: 
Alternativas
Q3125190 Jornalismo
"É informação de fatos correntes, devidamente interpretados e transmitidos periodicamente à sociedade, com o objetivo de difundir conhecimento e orientar a opinião pública no sentido de promover o bem comum". Esse conceito foi formulado por um dos precursores do pensamento sobre jornalismo no Brasil, em seu livro Teoria e prática do jornalismo . Marque a opção que apresenta esse teórico:
Alternativas
Q3125169 Jornalismo
Sobre jornalismo e meios de comunicação de massa, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3120421 Jornalismo
Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
Alternativas
Q3104649 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



O conceito de gatekeeping tornou-se obsoleto com o advento das redes sociais e das plataformas digitais, uma vez que os jornalistas perderam o controle exclusivo sobre a seleção e a disseminação das informações.

Alternativas
Q3104648 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



De acordo com a teoria da espiral do silêncio, indivíduos tendem a silenciar suas opiniões quando percebem que elas estão em desacordo com a opinião majoritária, por medo do isolamento social.

Alternativas
Q3104647 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



Segundo a teoria do agenda setting, a mídia não apenas influencia o que as pessoas pensam, mas também como elas pensam sobre determinados assuntos, afetando a opinião pública diretamente. 

Alternativas
Q3104646 Jornalismo

Julgue o item seguinte, relacionados às teorias e aos critérios de noticiabilidade.



O conceito de newsmaking enfoca as rotinas de produção jornalística, destacando como as decisões editoriais e os processos organizacionais moldam a construção das notícias. 

Alternativas
Q3091929 Jornalismo
A teoria do Agenda Setting sugere que a mídia não só informa, mas também influencia o que o público considera importante. Segundo Maxwell McCombs e Donald Shaw, a mídia pode não dizer às pessoas o que pensar, mas é eficaz em dizer sobre o que pensar. Segundo os autores, em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. Diante deste cenário, qual das alternativas não está relacionada ao conceito de Agenda Setting?
Alternativas
Q3085959 Jornalismo
Sobre o processo de produção noticiosa, SEABRA (2018) nos explica:
“(...) a notícia nasce de uma pauta, passa pelas mãos do repórter e/ou do redator e chega ao editor. A ele cabe decidir se a notícia será aproveitada, ou como será aproveitada. Essa decisão em geral obedece a “critérios técnicos” (não perguntem quais, pois cada veículo tem os seus). Se o editor decidir que tal notícia será aproveitada, ela receberá um tratamento de praxe para ficar no formato do veículo.”
Nesse contexto, o editor desempenha o papel de
Alternativas
Q3082153 Jornalismo
Sobre os conceitos de jornalismo colaborativo ou crowdsourcing, leia o texto a seguir:

Em suma, o jornalismo colaborativo é a participação da _______ nos espaços jornalísticos. Com a digitalização do jornalismo, é cada vez ______ que o leitor ______ conteúdos de caráter _______ para o profissional. Uma forma ______ de fazer jornalismo.
(Fonte: Academia do Jornalista)

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os termos que completam, respectiva e corretamente, as lacunas do texto.
Alternativas
Q3082137 Jornalismo
Agências de notícias são responsáveis por fornecer conteúdos noticiosos para meios de comunicação em nível global.
Em termos de estrutura de governança, qual a crítica recorrente às grandes agências de notícias como Reuters, AP e AFP?
Alternativas
Q3082134 Jornalismo
“O jornalismo incorpora o senso comum sobre os fatos, mas principalmente um senso moldado pelo positivismo, doutrina cujo auge coincide com a ascensão prestigiosa da imprensa burguesa. A elaboração histórica da ideia de “objetividade jornalística” – segundo a qual o jornalismo informativo deveria funcionar como uma espécie de retrato do mundo real – é também uma doutrina, de caráter profissional-industrial, apenas sem garantias acadêmicas, como é o caso do positivismo.”

(A Ciência do Comum: Notas para o Método Comunicacional (2006).

A definição acima, de autoria de Muniz Sodré, pesquisador brasileiro referência no campo da comunicação e do jornalismo, faz referência à
Alternativas
Q3069523 Jornalismo
Sobre teorias da comunicação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: C
5: A
6: A
7: C
8: B
9: A
10: A
11: E
12: C
13: C
14: C
15: D
16: E
17: E
18: E
19: D
20: A