Questões de Publicidade e Propaganda - A Direção de Arte Publicitária - Processos Criativos para Concurso

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Q3063410 Publicidade e Propaganda

Julgue o item subsequente, no que se refere à linguagem e produção de textos em publicidade. 


Na produção de uma peça publicitária, é necessário que os textos sejam acompanhados de imagens que completem o seu sentido, sendo fundamental essa ideia de unidade no processo criativo. 

Alternativas
Q3063404 Publicidade e Propaganda

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


O conceito criativo é a expressão em texto do posicionamento da empresa, produto ou serviço, sendo responsabilidade do cliente passar essa visão em campanhas de propaganda. 

Alternativas
Q2456899 Publicidade e Propaganda

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

Alternativas
Q2388982 Publicidade e Propaganda
Considere o texto a seguir, que aborda a questão do processo de criação.

O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado.
SANT’ANNA, A.; ROCHA JUNIOR, I; GARCIA L.E.D. Propaganda: Teoria, técnica e prática, São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 147.

Para se achar a ideia, ou o que dizer, a que o parágrafo acima se refere, existem alguns métodos que auxiliam na geração de alternativas. Um exemplo é o método de livre associação, chamado brainstorm.
Esse método auxilia no processo de criação de uma campanha publicitária por possibilitar a(o)
Alternativas
Q2388974 Publicidade e Propaganda
O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve
Alternativas
Q2326341 Publicidade e Propaganda
A direção de arte publicitária trabalha regularmente com a determinação de um guia de atenção para o leitor/consumidor, definindo pontos de observação e relações de distância, por exemplo. A preocupação com a harmonia e com as relações faz da preparação de um layout a expressão da estrutura da peça publicitária.

Nesse sentido, a etapa desse processo que melhor representa a descrição acima é o(a)
Alternativas
Q2326324 Publicidade e Propaganda
As escalas de cor mais usadas nos processos de criação de peças publicitárias lidam com a visualização das cores de formas diferentes: física ou digital.

No caso de uma arte digital (post, banner, e-mail, marketing …), para ser visualizada da forma correta, ela deverá ser elaborada usando a escala 
Alternativas
Q2215993 Publicidade e Propaganda
Leia o trecho do documento.
“Os criativos atuam cortando, associando, unindo e, consequentemente, editando informações do repertório cultural da sociedade. A bricolagem, assim como o pensamento mítico, é a operação intelectual por excelência da Publicidade” (CARRASCOZA, 2008, p. 18).

Sobre os processos criativos na publicidade discutidos pelo autor, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2135181 Publicidade e Propaganda
Analise as afirmações a seguir sobre branding sonoro.

I – É uma ferramenta de gestão de marcas que utiliza o som como principal elemento de persuasão. Porém, na maioria dos casos, passa desapercebido pelos consumidores.

II – É uma estratégia que se dá por meio do reconhecimento da marca utilizando o som e, assim, fortalecendo a sua imagem de marca.

III – Pode ser reconhecido por meio de peças sonoras como jingle, tornando-se memoráveis pelos consumidores.

IV – Pode ser reconhecido por vários termos: audio branding, sound branding, sonic branding, acoustic branding, acoustic identity, corporate sound, sound identity.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2101670 Publicidade e Propaganda
A principal atribuição da cor na publicidade é chamar a atenção para vender. Todos os dias, a televisão, as revistas, os jornais, as malas diretas, os outdoors, a internet e tantos outros meios disputam espaço para a conquista dos consumidores. O fator visual nesse processo é determinante para reter a atenção do receptor. Sabendo da importância das cores neste processo, o profissional deve conhecer teoricamente os dois modelos de mistura totalmente diferentes – a síntese aditiva e a síntese subtrativa, para aplicá-las corretamente de acordo com as mídias a serem utilizadas. Sobre a síntese aditiva, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2101667 Publicidade e Propaganda
As ferramentas de curva são as melhores opções do CorelDRAW para a criação de ilustrações; elas possibilitam criar formas com o auxílio de segmentos e pontos de controle, que permitem ajustar com precisão o ponto no qual a curva irá mudar de direção. O CorelDRAW possui ferramentas capazes de criar formas de curvas simples e complexas. não se refere a uma ferramenta de curva do software CorelDRAW:
Alternativas
Q2101665 Publicidade e Propaganda
Os filtros de desfoque no Photoshop são indicados para retocar imagens, pois possibilitam suavizar transições através da criação de pixels intermediários próximos às arestas sólidas e às áreas sombreadas da imagem. O filtro que possui uma elipse ajustável e preserva os elementos da imagem, desfocando toda a área exterior denomina-se desfoque
Alternativas
Q1979494 Publicidade e Propaganda
O processo criativo é a base da estruturação de boas ideias para um projeto. Times e profissionais devem guiar-se por etapas que permitem os estudos da situação para, então, chegarem à solução do problema, ou seja, o desenvolvimento da campanha ou da ação. Assinale a alternativa que apresenta o nome da primeira fase desse processo. 
Alternativas
Q1979493 Publicidade e Propaganda
Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica utilizada nas agências de publicidade para ajudar os criativos a criar ideias, em uma reunião que tenha um ambiente favorável à livre exposição de pensamentos e ideias, sem julgamentos. 
Alternativas
Q1944247 Publicidade e Propaganda

Em relação aos elementos que compõem a campanha publicitária, julgue os itens seguintes.


I Briefing é o documento que guia o planejamento e a criação da campanha.

II É o cliente que direciona os pontos principais da campanha, tais como objetivo e tipo de estratégia de comunicação.

III Prescinde-se do briefing quando os profissionais da agência são muito experientes, com conhecimento suficiente para o planejamento da campanha.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Q1932463 Publicidade e Propaganda
Uma campanha publicitária é baseada em anúncios, veiculados na mídia impressa, compostos apenas por letras, sem a inserção de nenhuma imagem ou ilustração.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que identifica esse tipo de anúncio. 
Alternativas
Q1932455 Publicidade e Propaganda
Nas campanhas publicitárias, os processos de brainstorming acontecem:
Alternativas
Q1932448 Publicidade e Propaganda

Uma campanha publicitária para TV usou como estratégia o plot twist.


Assinale a alternativa que descreve corretamente essa estratégia.

Alternativas
Q1932447 Publicidade e Propaganda
As campanhas publicitárias de sustentação possuem o objetivo de:
Alternativas
Q1889916 Publicidade e Propaganda
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas.Acerca desse tema, julgue o item que se segue.
O brainstorming propicia o desenvolvimento verbal e a agilidade mental.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E
6: E
7: A
8: D
9: E
10: A
11: D
12: A
13: B
14: D
15: C
16: B
17: C
18: A
19: D
20: C