Questões de Concurso Sobre direção de arte em publicidade e propaganda

Foram encontradas 36 questões

Q3063410 Publicidade e Propaganda

Julgue o item subsequente, no que se refere à linguagem e produção de textos em publicidade. 


Na produção de uma peça publicitária, é necessário que os textos sejam acompanhados de imagens que completem o seu sentido, sendo fundamental essa ideia de unidade no processo criativo. 

Alternativas
Q3063404 Publicidade e Propaganda

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


O conceito criativo é a expressão em texto do posicionamento da empresa, produto ou serviço, sendo responsabilidade do cliente passar essa visão em campanhas de propaganda. 

Alternativas
Q2875550 Publicidade e Propaganda

Na área de publicidade e propaganda, originalidade, significado e lembrança são princípios de criação. Esses princípios são úteis para a criação de

Alternativas
Q2476792 Publicidade e Propaganda
Contar uma história é uma ferramenta poderosa no arsenal de um diretor de arte, especialmente ao desenvolver narrativas audiovisuais. O texto publicitário é uma ferramenta crucial para influenciar a percepção e o comportamento do público-alvo em relação a um produto ou serviço dentro dessa narrativa. Para isso, diversos elementos são empregados na sua construção, incluindo o uso de técnicas persuasivas e estratégias de comunicação. Considerando as estratégias de persuasão em relação à função da “Regra de Três”, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2476790 Publicidade e Propaganda
O conhecimento sobre os diferentes tipos de imagens gráficas é fundamental para profissionais que trabalham com comunicação, design e edição de imagens. No contexto do Photoshop, é importante compreender as características e aplicações de imagens bitmap e elementos gráficos vetoriais. Considerando as imagens bitmap e elementos gráficos vetoriais, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2456899 Publicidade e Propaganda

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

Alternativas
Q2388982 Publicidade e Propaganda
Considere o texto a seguir, que aborda a questão do processo de criação.

O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado.
SANT’ANNA, A.; ROCHA JUNIOR, I; GARCIA L.E.D. Propaganda: Teoria, técnica e prática, São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 147.

Para se achar a ideia, ou o que dizer, a que o parágrafo acima se refere, existem alguns métodos que auxiliam na geração de alternativas. Um exemplo é o método de livre associação, chamado brainstorm.
Esse método auxilia no processo de criação de uma campanha publicitária por possibilitar a(o)
Alternativas
Q2388974 Publicidade e Propaganda
O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve
Alternativas
Q2382843 Publicidade e Propaganda
No processo de criação publicitária, exigem-se do profissional alguns requisitos básicos e capacidades, para que ele desenvolva determinados tipos de raciocínio e percepção diante do produto ou serviço em questão. A partir dessa abordagem, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2326341 Publicidade e Propaganda
A direção de arte publicitária trabalha regularmente com a determinação de um guia de atenção para o leitor/consumidor, definindo pontos de observação e relações de distância, por exemplo. A preocupação com a harmonia e com as relações faz da preparação de um layout a expressão da estrutura da peça publicitária.

Nesse sentido, a etapa desse processo que melhor representa a descrição acima é o(a)
Alternativas
Q2326328 Publicidade e Propaganda
Ao final de uma campanha, os resultados devem ser avaliados por toda a equipe envolvida. No caso do setor de mídia, algumas das variáveis avaliadas se referem à correlação entre frequência, cobertura e audiência.

A cobertura diz respeito ao(à)
Alternativas
Q2326327 Publicidade e Propaganda
Na publicidade digital, a medição de desempenho é fundamental para avaliar o sucesso das campanhas. Existe, por exemplo, uma métrica que é usada para aferir a porcentagem de usuários que realizaram uma ação desejada após interagir com um anúncio ou conteúdo, como preencher um formulário ou efetuar uma compra.

A métrica descrita acima é a seguinte:
Alternativas
Q2326326 Publicidade e Propaganda
A estrutura organizacional define a hierarquia, as responsabilidades e a comunicação entre as pessoas de uma empresa. Dentro de uma agência de publicidade, as funções e as responsabilidades são bem definidas para que o trabalho aconteça de forma a atingir os objetivos dos clientes.

O atendimento, dentro da estrutura organizacional de uma agência, é responsável, entre outras atividades, por
Alternativas
Q2326324 Publicidade e Propaganda
As escalas de cor mais usadas nos processos de criação de peças publicitárias lidam com a visualização das cores de formas diferentes: física ou digital.

No caso de uma arte digital (post, banner, e-mail, marketing …), para ser visualizada da forma correta, ela deverá ser elaborada usando a escala 
Alternativas
Q2215995 Publicidade e Propaganda
Sobre os conceitos de identidade visual discutidos por Strunck (2007), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2215993 Publicidade e Propaganda
Leia o trecho do documento.
“Os criativos atuam cortando, associando, unindo e, consequentemente, editando informações do repertório cultural da sociedade. A bricolagem, assim como o pensamento mítico, é a operação intelectual por excelência da Publicidade” (CARRASCOZA, 2008, p. 18).

Sobre os processos criativos na publicidade discutidos pelo autor, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2215979 Publicidade e Propaganda
Sobre as categorias conceituais fundamentais e as técnicas visuais aplicadas discutidas por Filho (2000), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2135181 Publicidade e Propaganda
Analise as afirmações a seguir sobre branding sonoro.

I – É uma ferramenta de gestão de marcas que utiliza o som como principal elemento de persuasão. Porém, na maioria dos casos, passa desapercebido pelos consumidores.

II – É uma estratégia que se dá por meio do reconhecimento da marca utilizando o som e, assim, fortalecendo a sua imagem de marca.

III – Pode ser reconhecido por meio de peças sonoras como jingle, tornando-se memoráveis pelos consumidores.

IV – Pode ser reconhecido por vários termos: audio branding, sound branding, sonic branding, acoustic branding, acoustic identity, corporate sound, sound identity.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2101670 Publicidade e Propaganda
A principal atribuição da cor na publicidade é chamar a atenção para vender. Todos os dias, a televisão, as revistas, os jornais, as malas diretas, os outdoors, a internet e tantos outros meios disputam espaço para a conquista dos consumidores. O fator visual nesse processo é determinante para reter a atenção do receptor. Sabendo da importância das cores neste processo, o profissional deve conhecer teoricamente os dois modelos de mistura totalmente diferentes – a síntese aditiva e a síntese subtrativa, para aplicá-las corretamente de acordo com as mídias a serem utilizadas. Sobre a síntese aditiva, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2101667 Publicidade e Propaganda
As ferramentas de curva são as melhores opções do CorelDRAW para a criação de ilustrações; elas possibilitam criar formas com o auxílio de segmentos e pontos de controle, que permitem ajustar com precisão o ponto no qual a curva irá mudar de direção. O CorelDRAW possui ferramentas capazes de criar formas de curvas simples e complexas. não se refere a uma ferramenta de curva do software CorelDRAW:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: C
6: E
7: C
8: E
9: A
10: E
11: A
12: A
13: E
14: A
15: D
16: D
17: C
18: E
19: A
20: D