Questões de Concurso
Sobre estética da comunicação em publicidade e propaganda
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O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.
Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da
( ) A flexografia é um sistema rotativo com fôrma em alto relevo muito utilizado em impressão em papel, polietileno, pvc, celofane etc.
( ) Driografia é um processo de impressão planográfico indireto, muito parecido com o offset, mas sem utilizar água.
( ) Fotocomposição é a composição tipográfica formada por tipos de liga metálica em alto relevo.
( ) A rotogravura é um processo de impressão com chapas flexíveis gravadas em baixo-relevo e ajustadas em cilindros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
I – É uma ferramenta de gestão de marcas que utiliza o som como principal elemento de persuasão. Porém, na maioria dos casos, passa desapercebido pelos consumidores.
II – É uma estratégia que se dá por meio do reconhecimento da marca utilizando o som e, assim, fortalecendo a sua imagem de marca.
III – Pode ser reconhecido por meio de peças sonoras como jingle, tornando-se memoráveis pelos consumidores.
IV – Pode ser reconhecido por vários termos: audio branding, sound branding, sonic branding, acoustic branding, acoustic identity, corporate sound, sound identity.
É correto apenas o que se afirma em
Assinale a alternativa que apresenta o termo que identifica esse tipo de anúncio.
A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.
Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004
Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.
Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes
habilidades:
O objetivo da técnica na arte é tornar os objetos não familiares, fazer as formas difíceis, aumentar a dificuldade e capacidade de percepção porque o processo de percepção na arte tem um fim em si e deve ser prolongado. Arte é sempre um caminho da experiência artística de um objeto. O objeto não é importante. Em outras palavras, a arte apresenta as coisas numa nova, estranha forma, desfamiliarizando o caminho do conhecido pela manipulação formal.
Chklovski, V. A arte como procedimento. In: TOLEDO, D. de O. (Org.)
Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976.
A publicidade e a arte têm uma relação orgânica, sendo a arte uma referência para que a publicidade alcance os consumidores da seguinte forma: