Questões de Concurso Sobre produção audiovisual, digital, fotográfica, gráfica e sonora em publicidade e propaganda

Foram encontradas 22 questões

Q3185831 Publicidade e Propaganda
Na publicidade, a fotografia desempenha um papel crucial na criação de narrativas visuais que atraem e engajam o público. Uma imagem bem composta pode transmitir a mensagem de forma mais eficaz, gerar emoção e aumentar a conexão com a marca. Dentro das técnicas de composição fotográfica, a regra dos terços é amplamente utilizada. Ela sugere que a imagem seja dividida em nove partes iguais, com duas linhas horizontais e duas verticais, criando pontos de interesse nos cruzamentos dessas linhas. Considerando uma fotografia onde o horizonte ocupa uma grande parte da imagem, assinale, a seguir, a alternativa que melhor descreve o impacto da regra dos terços na composição visual.
Alternativas
Q3185830 Publicidade e Propaganda
No cenário atual da publicidade, os vídeos se tornaram uma das formas mais poderosas de comunicação, devido a sua capacidade de transmitir mensagens de maneira rápida e envolvente. Plataformas como YouTube, Instagram e TikTok têm impulsionado o consumo de conteúdo audiovisual, tornando os vídeos uma ferramenta essencial para as marcas se conectarem com seus públicos. Nesse contexto, em que os consumidores buscam conteúdos dinâmicos e de alta qualidade, o profissional de publicidade deve estar atento a diversos fatores técnicos que impactam na qualidade do vídeo. A forma como o movimento é retratado em um vídeo, a captação de áudio e a iluminação, por exemplo, podem alterar a maneira como a mensagem é transmitida, seja criando uma sensação de realismo, suavidade ou dinamismo. Portanto, conhecer as configurações técnicas adequadas para cada tipo de mídia, bem como o objetivo da campanha, é crucial para garantir uma experiência visual que atenda às expectativas do público-alvo e seja eficaz em termos de comunicação publicitária. Considerando o exposto, é correto afirmar que o frame rate em um projeto de edição de vídeo:
Alternativas
Q3185828 Publicidade e Propaganda
O CorelDRAW é um software amplamente utilizado no design gráfico, oferecendo uma vasta gama de ferramentas que permitem aos usuários criar desde logotipos até ilustrações complexas. Com sua interface intuitiva e recursos avançados, o programa facilita a manipulação de objetos vetoriais, oferecendo ao designer a flexibilidade necessária para trabalhar com formas, cores e texturas. A utilização eficaz dessas ferramentas pode transformar um projeto simples em uma obra profissional, garantindo agilidade e precisão. Entre essas ferramentas, o CorelDRAW oferece opções como a de “soldar” objetos, que são fundamentais para combinar e editar formas de maneira fluida e eficiente, atendendo a diversas necessidades de design gráfico. Diante do exposto, assinale, a seguir, a alternativa que descreve corretamente o funcionamento da ferramenta “soldar”.
Alternativas
Q3185826 Publicidade e Propaganda
No Photoshop, a utilização de “máscaras de camada” é uma técnica fundamental para editar partes específicas de uma imagem sem afetar o conteúdo total da camada. Com isso, o usuário pode aplicar ajustes ou efeitos em áreas selecionadas, tornando o processo de edição mais preciso e controlado. O comportamento de uma “máscara de camada” ao se aplicar a cor preta é:
Alternativas
Q3164293 Publicidade e Propaganda
O planejamento e a edição de produtos digitais e audiovisuais são essenciais para a eficácia comunicacional, variando conforme as necessidades de cada área. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I.No Jornalismo, a edição de produtos digitais prioriza o conteúdo textual, limitando o uso de elementos multimídia para manter a objetividade das reportagens.
II.Em Publicidade e Propaganda, a edição criativa de vídeos promocionais e conteúdos interativos é projetada para captar a atenção do público e persuadi-lo, utilizando narrativas visuais impactantes.
III.Em Produção Editorial, a adaptação para formatos digitais, como e-books e blogs, é irrelevante, pois o foco principal é manter os formatos impressos tradicionais.
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2456899 Publicidade e Propaganda

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

Alternativas
Q2434599 Publicidade e Propaganda

A teleobjetiva mais curta para os usuários de câmeras monorreflex com sensores fullframe ou de câmeras de formato de 35mm é a de:

Alternativas
Q2388978 Publicidade e Propaganda
Recorrendo a uma estrutura aristotélica da retórica, constatam-se três aspectos considerados fundamentais para a criação de roteiros no campo audiovisual: Logos, Pathos e Ethos.
Seguindo esse pensamento e aplicando correspondências entre os temas, descreve-se o Pathos como
Alternativas
Q2388973 Publicidade e Propaganda

O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.


Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da

Alternativas
Q2382857 Publicidade e Propaganda
        A impressão offset imprime a imagem primeiro em um cilindro de borracha, depois a espelhando e transferindo para o papel da impressão final, onde ela é estampada em sua posição normal. 

Joaquim da Fonseca. Tipografia e design gráfico. São Paulo: Grupo A, 2011 (com adaptações).

Considerando a descrição apresentada no texto anterior, assinale a opção correta, acerca do processo de impressão offset
Alternativas
Q2382854 Publicidade e Propaganda
Com relação à hierarquia visual na diagramação, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2382853 Publicidade e Propaganda
Se utilizadas de forma adequada, as cores podem formar uma atmosfera agradável e apropriada ao espírito da mensagem ou ao próprio produto, dado seu poder de evocar sentimentos e sensações. Assinale a opção correta a respeito das diferentes associações de ideias ou estados de espírito provocados pelas cores. 
Alternativas
Q2382852 Publicidade e Propaganda
Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é 
Alternativas
Q2382851 Publicidade e Propaganda
A impressão que utiliza um clichê em baixo relevo é a 
Alternativas
Q2382850 Publicidade e Propaganda
No contexto da variação das famílias tipográficas, algumas possuem a mesma tipografia em diversas espessuras, tal variação é denominada 
Alternativas
Q2382849 Publicidade e Propaganda
Em fotografia, a profundidade de campo refere-se a quanto uma fotografia parece estar em foco e se relaciona com outros parâmetros, tais como 
Alternativas
Q2135181 Publicidade e Propaganda
Analise as afirmações a seguir sobre branding sonoro.

I – É uma ferramenta de gestão de marcas que utiliza o som como principal elemento de persuasão. Porém, na maioria dos casos, passa desapercebido pelos consumidores.

II – É uma estratégia que se dá por meio do reconhecimento da marca utilizando o som e, assim, fortalecendo a sua imagem de marca.

III – Pode ser reconhecido por meio de peças sonoras como jingle, tornando-se memoráveis pelos consumidores.

IV – Pode ser reconhecido por vários termos: audio branding, sound branding, sonic branding, acoustic branding, acoustic identity, corporate sound, sound identity.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1978405 Publicidade e Propaganda
Sobre as especificações, tipos e formatos de papel, assinale a alternativa no qual a afirmação é VERDADEIRA. 
Alternativas
Q1792993 Publicidade e Propaganda
Quando se utiliza em um projeto de comunicação um par de cores do disco cromático como Verde e Magenta ou então Amarelo e Roxo, diz-se que o esquema se baseia em cores
Alternativas
Q1792991 Publicidade e Propaganda
Mesmo com a grande expansão das mensagens publicitárias online, mostra-se ainda muito relevante a produção de materiais gráficos, porque
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: B
6: E
7: B
8: E
9: A
10: C
11: B
12: A
13: C
14: E
15: A
16: A
17: E
18: D
19: B
20: C