Questões de Concurso
Sobre história das relações públicas no brasil em relações públicas
Foram encontradas 42 questões
O Brasil foi o primeiro país do mundo a regulamentar a profissão de relações públicas. No entanto, o licenciamento da profissão era prematuro, porque naquela época as atividades de relações públicas não foram reconhecidas nem pela academia, nem pela sociedade, apesar dos esforços feitos nesse sentido, por exemplo, pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas).
KUNSCH, Margarida. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional, 1997 p. 22.
A profissão de relações públicas foi regulamentada no Brasil em
I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
( ) Eduardo Pinheiro Lodo se tornou patrono dos relações públicas no Brasil. Ele estava à frente da criação do departamento de relações públicas da São Paulo Tramway Light and Power, em 1914. ( ) O primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional, criado em 1951, foi chefiado pelo percursor da linha administrativa da profissão, Evaldo Simas Pereira. ( ) Em 1953, a escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas iniciou o primeiro curso regular de relações públicas, integralmente nacional e com professores nativos do Brasil. ( ) Para esclarecer e difundir o real significado e a importância da profissão, em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Assessores de Imprensa, com foco na atividade de relações públicas. ( ) Com o desenvolvimento industrial, na década de 1960, pesquisas de opinião e de mercado dão mais força para a área de relações públicas instalar-se na atividade empresarial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As relações públicas trabalham com valores, conceitos e princípios voltados para processos administrativos nas organizações.
II. a primeira empresa brasileira especializada em organização de congressos e de convenções foi a “Paulistur Feiras e Promoções Ltda”.
III. a principal função do São Paulo Convention and Visitors Bureau (SPCVB) é fazer a captação de eventos para o Estado de São Paulo para aumentar o fluxo de turistas.
IV. a Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) foi criada para gerar eventos, fundamentalmente os congressos cíclicos, visando ao desenvolvimento nacional.
V. a sigla ABACCEF quer dizer Associação Brasileira de Centros de Convenções Estaduais e Federais. Qual a alternativa correta?
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
O pai da atividade de relações públicas foi o jornalista Ivy Lee,
na década de 1960, com a abertura do primeiro escritório de
relações públicas do mundo, na Flórida.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Academicamente criada no campo da comunicação social, a
atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional
e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e
associando-se cada vez mais à administração, por constituir
função estratégica nas empresas.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se
concentravam com prioridade na área externa, planejando e
operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo
período de tempo, a comunicação interna das organizações
esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava
tensões com o setor de relações públicas.
Ombudsman, em empresas públicas ou privadas, é o indivíduo encarregado do estabelecimento de um canal de comunicação entre consumidores, empregados e diretores.
No Brasil, o primeiro veículo impresso a adotar esse
profissional foi: