Questões de Concurso
Sobre história das relações públicas em relações públicas
Foram encontradas 71 questões
Com relação aos procedimentos na recepção de autoridades, julgue o item a seguir.
Em eventos com a presença do presidente da República, o credenciamento prévio da imprensa pode ser dispensado, dependendo da decisão dos organizadores.
No que se refere à atuação dos profissionais de relações públicas, julgue o item subsequente.
Em sua trajetória histórica, as relações públicas deixaram de ser entendidas como uma atividade relacionada às questões de imagem, reputação e relacionamento de uma organização com a imprensa e passaram a ser consideradas uma prática centrada no público.
Sobre esse documento, avalie as afirmativas a seguir.
I. No documento, havia a promessa que o serviço de imprensa seria feito às claras e basear-se-ia na divulgação de notícias combinada ao agenciamento de anúncios e matérias pagas conforme a necessidade dos veículos.
II. A declaração de princípios reafirmava o compromisso de fornecer notícias de interesse exclusivo de seus clientes estando à disposição dos jornalistas, sempre que solicitado, para o estabelecimento de contrapartidas pela publicação.
III. O plano expresso no documento era divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com franqueza, à imprensa e ao público, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.
Está correto o que se afirma em
O Brasil foi o primeiro país do mundo a regulamentar a profissão de relações públicas. No entanto, o licenciamento da profissão era prematuro, porque naquela época as atividades de relações públicas não foram reconhecidas nem pela academia, nem pela sociedade, apesar dos esforços feitos nesse sentido, por exemplo, pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas).
KUNSCH, Margarida. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional, 1997 p. 22.
A profissão de relações públicas foi regulamentada no Brasil em
I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
COLUNA I
1. Década de 1980 2. Década de 1990 3. Anos 2000 / 2005 4. 2005 aos dias atuais
COLUNA II
( ) Processo contínuo de mudanças; mundo do negócio regido pelas leis de mercado, dirigidas e orientadas por grandes grupos econômicos. Era da sociedade e dos indivíduos sem pertencimento. ( ) As preocupações, que no início dessa década eram voltadas à durabilidade do produto, agora se centram em sua qualidade, com a criação dos Centros de Controle de Qualidade (CQCs). ( ) Reconstrução da cultura e identidade organizacional. Fortalecimento da área de Recursos Humanos; nova visão de comunicação, em busca de um novo conceito empresarial, visando à construção de uma identidade, imagem e reputação positivas. ( ) Reestruturação das empresas, com a implementação dos processos de certificação ISO e dos programas de Qualidade Total; valorização das relações de consumo e foco no cliente.
Assinale a sequência correta.
( ) Eduardo Pinheiro Lodo se tornou patrono dos relações públicas no Brasil. Ele estava à frente da criação do departamento de relações públicas da São Paulo Tramway Light and Power, em 1914. ( ) O primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional, criado em 1951, foi chefiado pelo percursor da linha administrativa da profissão, Evaldo Simas Pereira. ( ) Em 1953, a escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas iniciou o primeiro curso regular de relações públicas, integralmente nacional e com professores nativos do Brasil. ( ) Para esclarecer e difundir o real significado e a importância da profissão, em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Assessores de Imprensa, com foco na atividade de relações públicas. ( ) Com o desenvolvimento industrial, na década de 1960, pesquisas de opinião e de mercado dão mais força para a área de relações públicas instalar-se na atividade empresarial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ética das relações públicas
A falta de responsabilidade social nos Códigos Éticos de Relações Públicas
Poucos campos profissionais conseguem provocar tanto o debate ético como o das relações públicas. A profissão de assessor de comunicação e de relações públicas tem‐se centrado, cada vez mais, em estratégias comunicacionais que provoquem o desenvolvimento de relações fortes, a construção de consensos e o posicionamento de responsabilidade social corporativa. No entanto, o comportamento não ético dos profissionais de relações públicas continua sob ataque, em grande medida, devido a obras muito críticas do seu desempenho.
Gisela Marques Pereira Gonçalves. Artigo apresentado no IX Congresso da IAMCR (International Association for Media and Communication Research), no Grupo de trabalho Ethics of society. Ethics of Communication, em Paris, a 24 de julho de 2007 (com adaptações).
Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item acerca da ética e da moral.
A moral não é influenciada por fatores sociais e históricos e a ética é verificada na ação reiterada no tempo e no espaço.
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Relações Públicas, é vedada aos profissionais da área a
utilização de qualquer método, meio ou técnica para
criar motivações inconscientes, como campanhas que
possam privar o público visado de seu livre arbítrio.
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
Os códigos de ética aplicados às profissões ligadas à
comunicação não são considerados como
deontológicos, uma vez que não possuem caráter
jurídico nem prescritivo sobre normas e condutas.
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
A partir do século XX, os meios de comunicação em
massa colocaram‐se como um componente cultural
importante na teoria das representações sociais e,
assim, passaram a ser reconhecidos por seu papel na
construção social da realidade.