Questões de Concurso Sobre principais escolas teóricas em relações públicas

Foram encontradas 60 questões

Q2723925 Relações Públicas

“É uma análise de fatos, estabelecendo conexões e sugerindo desdobramentos através da opinião de uma pessoa, pertencente ou não ao veículo de publicação.”


O trecho define um(a):

Alternativas
Q2723924 Relações Públicas

Com base nas teorias da comunicação nos estudos das relações públicas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2014 - IF-BA - Relações Públicas |
Q2714575 Relações Públicas
Marshall McLuhan elaborou importante contribuição aos estudos da comunicação a partir da constatação de que o “meio é a mensagem”. Outra de suas ideias básicas é a distinção entre veículos quentes e frios. Os quentes são aqueles
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2014 - IF-BA - Relações Públicas |
Q2714563 Relações Públicas
Segundo Peter Burke, quatro teóricos foram particularmente importantes para os praticantes da Nova História Cultural. Entre eles, aquele que trabalhou com conceitos básicos como "carnavalização", "destronar" e "realismo grotesco" é:
Alternativas
Q2389169 Relações Públicas
Leia o texto a seguir.

O pensamento frankfurtiano caracteriza-se por seu embasamento marxista na apreciação do homem e suas relações na sociedade, aprofunda-se no estudo dos meios de comunicação de massas trazendo, talvez como um dos maiores benefícios, o conceito de Indústria Cultural, onde os bens culturais da humanidade são apropriados pelo capitalismo onde passam a operar como mais uma ferramenta de dominação social e desvalorização ou esvaziamento do conceito de arte. 
DE CAMPOS, Renato. Teorias da Comunicação: as correntes teóricas no estudo da comunicação de massa. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 10, n. 2, p. 139-152, 2006. 

São autores que fazem parte da Escola de Frankfurt:
Alternativas
Q1981836 Relações Públicas
Nos estudos da comunicação social, o grupo que é formado por indivíduos anônimos, os quais estabelecem pouca interação entre si, e que possui uma organização frágil, não sendo capaz de agir de forma integrada, é chamado de 
Alternativas
Q1981835 Relações Públicas
Etimologicamente, o significado da palavra “comunicação”, originada do latim, é  
Alternativas
Q1898968 Relações Públicas
A expressão “indústria cultural” está relacionada a
Alternativas
Q1889915 Relações Públicas
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 
Criar uma situação onde cada parte atinja a compreensão a partir do ponto de vista do outro é chamado de janela de Johari.
Alternativas
Q1868033 Relações Públicas
De acordo com a Teoria da Excelência em Relações Públicas, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1868026 Relações Públicas

Analise as seguintes assertivas sobre aspectos relacionados ao conceito de Baldissera para Comunicação Organizacional e assinale a alternativa correta.


I. Organização Falada, Organização Comunicante e Organização Comunicada são denominações para as dimensões da comunicação organizacional. Essas dimensões integram um conceito de Comunicação Organizacional que não a restringe ao âmbito da fala autorizada e dos processos formais de comunicação da e/ou na organização.

II. Os instrumentos formais de comunicação, os quais concretizam a fala autorizada da organização (como campanhas publicitárias, materiais informativos; jornais institucionais; newsletters; eventos; e conteúdos para sites e mídias sociais oficiais) são exemplos da dimensão da Organização Falada da Comunicação Organizacional.

III. Um tipo de barreira na comunicação organizacional são as comunicações incompletas ou parciais. Esse tipo de barreira ocorre quando informações são sonegadas ou não transmitidas ou quando se disponibiliza informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas.

Alternativas
Q1841903 Relações Públicas
De acordo com os pensadores da Escola de Frankfurt, o conceito de indústria cultural, que é fundamental para os estudos da comunicação, parte do princípio de que 
Alternativas
Q1781996 Relações Públicas
Um dos processos de Relações Públicas considerado como um dos mais adequados às organizações em geral, pela sua praticidade e pelo caráter global das atividades propostas e desenvolvidas, prevê seis fases para a sua implementação, assim estabelecidas:
• 1ª fase: Determinação do grupo e a sua identificação como público. • 2ª fase: Apreciação do comportamento do público. • 3ª fase: Levantamento das condições internas. • 4ª fase: Revisão e ajuste da política administrativa. • 5ª fase: Amplo programa de informações. • 6ª fase: Controle e avaliação dos resultados.
Qual teórico articulou esse processo?
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761690 Relações Públicas
Sobre a Teoria Geral da Excelência em Relações Públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761687 Relações Públicas
A perspectiva que concebe as organizações como sistemas de construção social de significados compartilhados, com base em uma experiência vivenciada pelos sujeitos e os significados atribuídos a essas ações, é a
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761683 Relações Públicas
Acerca da Teoria Funcionalista da Mídia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761681 Relações Públicas
São características comuns aos estudos da Mass Communication Research, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Relações Públicas |
Q1761680 Relações Públicas
Para Kunsch (2009), são princípios indispensáveis para a eficácia da atividade do profissional de relações públicas comunitárias, EXCETO:
Alternativas
Q1103700 Relações Públicas

[...] precisam demonstrar a respectiva contribuição também como um valor econômico para as organizações. Isto é, suas atividades têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir os respectivos objetivos, cumprir a própria missão, desenvolver a própria visão e cultivar os respectivos valores.

KUNSCH, M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação

integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003 (fragmentos), com adaptações.

Assinale a alternativa que indica a instância da comunicação à qual se refere a citação de Kunsch, apresentada no texto.

Alternativas
Q1092529 Relações Públicas
Alguns teóricos definem comunicação como um “contato bem-sucedido entre emissor e receptor”. Outros, por sua vez, afirmam que “comunicar é promover a partilha de dados”. Desse modo, vamos imaginar sistemas de informação adotados por Assessorias de Imprensa de instituições públicas que apresentem modos distintos de lidar com a comunicação. O primeiro, denominado hipoteticamente CREW1, é do “tipo aberto”, permitindo trocar informação com entes como stakeholders, público consumidor e órgãos governamentais reguladores. Já o segundo, denominado hipoteticamente CREW2, é do “tipo fechado”, não permitindo trocar informação com os entes supracitados. Se aceitamos como verdadeiras as duas correntes teóricas que procuram circunscrever a comunicação como via de mão dupla, inferimos que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: C
6: D
7: B
8: D
9: E
10: C
11: D
12: C
13: A
14: D
15: A
16: C
17: A
18: C
19: C
20: E