Questões de Criminalística - Entomologia Forense para Concurso

Foram encontradas 16 questões

Q2568282 Criminalística
O método de Grau Dia Acumulado (GDA) é uma ferramenta valiosa na entomologia forense. O GDA permite estimar o intervalo pós-morte (IPM), ou seja, o tempo decorrido desde a morte de um indivíduo até a data de sua descoberta. A estimativa do IPM tem importância na reconstrução de eventos e de circunstâncias da morte, na conexão do suspeito à cena do crime, ou à vítima, e no estabelecimento da veracidade das informações fornecidas por testemunhas. Assinale a alternativa que apresenta qual dos fatores abaixo gera menor interferência no cálculo de GDA.
Alternativas
Q2290897 Criminalística

Julgue o item que se segue.


A entomologia forense é uma disciplina que utiliza o estudo de insetos para ajudar a determinar o tempo decorrido desde a morte de uma vítima.

Alternativas
Q1950527 Criminalística
A respeito da entomologia forense e dos múltiplos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.  
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-MA
Q1193034 Criminalística
Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)
Alternativas
Ano: 2018 Banca: NUCEPE Órgão: PC-PI Prova: NUCEPE - 2018 - PC-PI - Perito Médico Legista |
Q915150 Criminalística

Sobre os primeiros insetos a chegarem ao cadáver em decomposição, analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.


I - Os da família calliphoridae e sarcophagidae.

II - Coleópteros

III - Lepidópteros.

IV - Acarídeos.

Alternativas
Q913272 Criminalística
Entomologia forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. A entomologia forense é mais comumente associada a investigações de morte, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e o estágio de desenvolvimento desta. Além de ser aplicada na comprovação de substâncias tóxicas no cadáver, na determinação do local do crime, entre outros.
(http://pontobiologia.com.br/csi-da-vida-real-entomologia-forense/)
Sobre a Entomologia forense é INCORRETO afirmar.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Perito Criminal Geral |
Q853566 Criminalística
No que se refere à coleta de larvas e insetos em cadáver humano, no local do crime afastado do laboratório, para posterior análise entomológica, recomenda-se:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IESES Órgão: IGP-SC Prova: IESES - 2017 - IGP-SC - Perito Criminal Geral |
Q853565 Criminalística
Sobre a entomologia forense assinale a afirmativa FALSA:
Alternativas
Q830851 Criminalística

A Entomologia Forense é a ciência que aplica os conhecimentos relativos à Biologia e Ecologia dos insetos com objetivo de esclarecer questões de interesse para a justiça. Os insetos podem auxiliar a elucidar casos de morte violenta, maus tratos, origem de entorpecentes, infestações em alimentos e pragas urbanas. Em relação aos principais grupos de insetos de interesse forense, relacione a Coluna 1 à coluna 2.


Coluna 1

1. Chysomya albiceps.

2. Cochliomya hominivorax.

3. Chysomya megacephala.

4. Bostrichidae.

5. Coprophanaeus lancifer.


Coluna 2

( ) Díptero de coloração verde-azulada ou roxa e com espiráculo protorácico escuro, relacionado por diferentes autores, como componente da fauna cadavérica nas fases iniciais da decomposição.

( ) Insetos associados à produção de lesões pós-morte irregulares e extensas em tecidos moles e desmembramentos de apêndices esqueléticos.

( ) Insetos cujas fêmeas adultas ovipõem em animais vivos e os imaturos se desenvolvem como parasitas alimentando-se de tecidos vivos produzindo miíases em humanos.

( ) Díptero de cor verde-dourada, com espiráculo protorácico branco e frequentemente associado com as fases iniciais da decomposição cadavérica.

( ) Insetos conhecidos por infestar diferentes tipos de alimentos produzidos a partir de cereais, em especial o trigo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q830850 Criminalística
Atualmente os métodos mais utilizados para a estimativa de Intervalo Pós-Morte Entomológico empregam os cálculos de Grau-Dia Acumulado (GDA) e Grau-Hora Acumulado (GHA), pois eles diminuem o peso das diferenças de temperatura entre as diferentes regiões. Em uma localidade do Rio Grande do Sul, insetos da espécie Chrysomya albiceps presentes em um cadáver levaram 20 dias para se desenvolver da incubação do ovo até a emergência do adulto a uma temperatura média de 23ºC e uma temperatura limiar de 13ºC. Se pudermos utilizar o GDA inferido nesse primeiro caso para analisar um outro caso de morte violenta, similar ao anterior, envolvendo o mesmo inseto e a mesma temperatura limiar, em uma outra localidade no estado de Mato Grosso, cuja temperatura média do período foi de 33ºC, provavelmente, quantos dias seriam estimados de IPM, considerando o intervalo de tempo entre a incubação do ovo até a emergência do adulto e ignorando outros fatores que por ventura pudessem influenciar o desenvolvimento do inseto?
Alternativas
Q806348 Criminalística

Para a elucidação da causa da morte, é necessária a associação de elementos observados tanto nos locais relacionados ao cadáver, especialmente onde for encontrado, quanto na sala de necropsia. Considerando esse tema e os procedimentos a serem adotados pelo médico-legista e as conclusões de suas observações, julgue o item subsequente.

Em abordagem interdisciplinar com a área tafonômica, o legista pode servir-se do auxílio de entomologista para o estudo da ação de artrópodes e insetos necrófagos, visando estabelecer a cronologia dos eventos relacionados à morte (cronotanatognose).

Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: FUNCAB - 2015 - PC-AC - Perito Médico-Legista |
Q619119 Criminalística
Na fauna cadavérica que coloniza o cadáver, alguns insetos costumam chegar primeiro, sobretudo, nas fendas palpebrais narinas e boca, são eles:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: FUNCAB - 2015 - PC-AC - Perito Criminal |
Q576229 Criminalística
A entomologia é utilizada em investigação de tráfico de entorpecentes, maus-tratos, danos em bens, imóveis, contaminação de materiais e produtos estocados ou morte violenta, entre inúmeros outros casos que se apresentam no âmbito judicial. Os conhecimentos entomológicos podem servir de auxílio para revelar o modo e a localização da morte do indivíduo, além de estimar o tempo de morte ou intervalo pós mortem (IPM). A diferença na exploração do cadáver ao longo de cada etapa de decomposição e o conhecimento do tempo ocupado por cada estágio de desenvolvimento do inseto, associado a parâmetros abióticos como temperatura e umidade, permitem a utilização desses artrópodes para auxiliar na estimativa do IPM. Os insetos frequentemente utilizados nesses estudos são dípteros pertencentes às famílias:
Alternativas
Q523110 Criminalística
A entomologia forense aplica conhecimentos sobre a biologia dos insetos e outros artrópodes a processos criminais. Com a ajuda desses conhecimentos, é possível, por exemplo, determinar o local e o tempo da ocorrência de incidentes, de acordo com a fauna encontrada no cadáver. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.
A entomologia forense urbana é um estudo específico sobre infestação de pragas provocada por artrópodes, aplicado a litígios que envolvam prestação de serviços entre contratantes e contratados para limpeza em geral, como em shopping centers.
Alternativas
Q474549 Criminalística
A respeito da entomofauna cadavérica no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Perito Criminal |
Q318061 Criminalística
As moscas das espécies Hemilucilia semidiaphana e Hemilucilia segmentaria são necrófagas e de comportamento e morfologia muito similares, porém diferem em suas taxas de crescimento e maturação. Ambas as espécies podem se apresentar em simpatria, em ambientes florestais naturais, e desse modo ambas podem colonizar um mesmo corpo em decomposição.

Considerando a entomologia forense, pode-se afirmar corretamente que essas espécies serão úteis para

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: C
6: D
7: D
8: D
9: A
10: C
11: C
12: B
13: A
14: E
15: A
16: B