Questões de Concurso Sobre papiloscopia em criminalística

Foram encontradas 160 questões

Q2635605 Criminalística

Decalque é a modalidade de levantamento que consiste na transferência de um vestígio, via de regra latente, revelado, do lugar ou objeto em que se encontra, para outro suporte, de fácil transporte e maior praticidade, onde fique eficazmente preservado. Assinale a alternativa que apresente o vestígio, ao qual o decalque seja a técnica mais indicada.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635432 Criminalística

Enquanto Sistema de Identificação, o Sistema Vucetich tem como originalidade, dentre outras coisas:


I. Redigir e ler a fórmula datiloscópica do polegar direito até o mínimo esquerdo, em sequência, ao contrário de Henry que coletava as impressões em ordem, mas não as lia da mesma forma.

II. Representar as presilhas com 2 ou 3, considerando-as 2 tipos distintos, ao contrário de Galton que as tratava em relação aos ossos da mão (rádio e cúbito). O sentido radial é do polegar para o mínimo e o sentido cubital é o oposto.

III. Simbolizar os polegares com números e os outros dedos com letras.

IV. Chamou de Serie e Sección à semifórmula da mão direita e esquerda, respectivamente. Fundamental à letra inicial do polegar direito e aos dedos restantes de Divisiones. Subclasificación à letra inicial do polegar esquerdo e Subdivisiones aos dedos restantes.


Após análise, admite-se como corretas

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635417 Criminalística

Sobre o postulado datiloscópico da Individualidade, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635412 Criminalística

Sobre a técnica do vapor de iodo para revelação de uma Impressão Papilar Latente - IPL, atribua, para as afirmativas, V (verdadeira) e F (falsa):


( ) O iodo molecular é um sólido de cor acinzentada que sublima a temperaturas um pouco superiores à temperatura ambiente, liberando vapores violetas.

( ) O vapor de iodo, por ser constituído de moléculas de iodo molecular que são apolares, adere facilmente à IPL (por meio de adsorção) que contenha gorduras, que também são moléculas apolares, ocorrendo uma interação do tipo dispersão de London, fazendo assim a revelação da impressão papilar latente.

( ) Ao entrar em contato com a IPL, o vapor de iodo revela um produto de cor preta.

( ) O vapor de iodo é muito eficiente para revelar IPLs em pequenos objetos, como por exemplo uma maçaneta. Para isso, o perito põe o objeto dentro de um saco plástico contendo alguns cristais de iodo e agita. O pequeno calor gerado pela agitação é suficiente para fazer o iodo sublimar e revelar a IPL.


Respondidas as afirmativas, a sequência correta é

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635411 Criminalística

Segundo BRUNI et al (2012), existem três tipos de impressões digitais que podem ser encontradas em uma cena de crime: a latente ou oculta, a visível e a modelada. A latente é aquela invisível que é deixada pela transferência de suor e gordura humanos presentes na pele. O trabalho do perito é colher vestígios que possam solucionar o caso, e a revelação de impressões digitais latentes é um mecanismo muito utilizado para provar a presença de um suspeito na cena de um crime. Sobre a Revelação de Impressões, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q2591111 Criminalística

Com relação à papiloscopia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2413615 Criminalística

A utilização de luzes forenses, lupa para a pesquisa de vestígios numa cena de crime e fotografia do suporte que contém o vestígio, bem como sua localização espacial, constituem técnicas gerais de levantamento de local. A aplicação de pós reveladores com os respectivos aplicadores individuais, pincéis, uso de luvas e máscaras como EPI, com fito de observar o contraste entre o suporte e o que se procura, constituem uma técnica específica para o levantamento de qual vestígio:

Alternativas
Ano: 2004 Banca: ESAF Órgão: MPU Prova: ESAF - 2004 - MPU - Técnico de Segurança |
Q2253639 Criminalística
Impressões plantanares são vestígios deixados no local de um crime por 
Alternativas
Q2207186 Criminalística
Em relação aos tipos de documentos utilizados na perícia bem como aos métodos de identificação policial ou judiciária, julgue o item que se segue.

No sistema dactiloscópico de Vucetich, a amputação de um dedo é assinalada com o número 0 (zero).
Alternativas
Q2079095 Criminalística
Uma mulher foi sequestrada e um dos agressores utilizou fita adesiva transparente para fixar uma mordaça na vítima. Após as investigações policiais, o cativeiro foi descoberto e a vítima foi resgatada ilesa. Ao exame pericial no local, a fita adesiva utilizada por um dos sequestradores foi encaminhada para análise papiloscópica. No laboratório de papiloscopia, foi encontrado um fragmento de impressão digital situado na parte colante da fita adesiva. Este fragmento foi devidamente revelado e a parte adesiva da fita foi colocada em contato com um suporte secundário, de cor branca, que permitiu a identificação e análise dos pontos característicos - vide figura abaixo. Considerando este caso pericial hipotético e os fundamentos de papiloscopia, assinale a alternativa correta e que contém, respectivamente, o tipo fundamental do datilograma relacionado ao dedo do criminoso (que era o dedo mínimo da mão direita), além da posição e do código na fórmula datiloscópica.  
85.png (291×327) 
Alternativas
Q2065175 Criminalística
A identificação científica de um cadáver é de fundamental importância por conta das diversas repercussões jurídicas, como no direito das sucessões e extinção de pena. Por isso, os métodos de identificação devem ter certas características que confiram confiabilidade e viabilidade de utilização. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1995909 Criminalística
Para a detecção de impressões digitais latentes podem ser utilizadas diversas técnicas, onde substâncias corantes interagem com componentes do suor deixado em um objeto ou superfície. Para o caso de superfícies porosas, como papel e paredes de alvenaria, costuma-se utilizar o método da ninidrina, substância que reage com certas moléculas orgânicas presentes no suor, resultando em um produto de coloração púrpura.
A ninidrina detecta um grupo funcional que contém nitrogênio, encontrado tipicamente em moléculas de
Alternativas
Q1995575 Criminalística

No resultado de um levantamento papiloscópico de qualidade, deve ser possível reconhecer na impressão

Alternativas
Q1951841 Criminalística
   Em um local de furto mediante arrombamento, observou-se que os autores do delito, em busca de dinheiro e objetos de valor, reviraram todos os cômodos do imóvel e remexeram gavetas e armários, além de terem manuseado inúmeros documentos e papéis diversos. Por circunstâncias não determinadas, foram encontrados somente fragmentos papilares mínimos sobre as superfícies dos armários e gavetas, todavia sem possibilidade qualitativa de revelação e seleção.

Nessa situação hipotética, os papéis manuseados pelos autores do crime 
Alternativas
Q1936312 Criminalística
Acerca da Papiloscopia Forense, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1936306 Criminalística
Conforme a classificação do Sistema Dactiloscópico de Vucetich, os tipos fundamentais denominados presilha
Alternativas
Q1936305 Criminalística
De acordo com a classificação do Sistema Dactiloscópico de Vucetich, assinale a opção que apresenta características dos tipos fundamentais denominados, respectivamente, verticilo e arco.
Alternativas
Q1936304 Criminalística
Ainda acerca da Papiloscopia Forense, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1936303 Criminalística
A respeito da Papiloscopia Forense, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1933922 Criminalística
Em relação à poroscopia, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: B
5: B
6: E
7: C
8: D
9: C
10: D
11: B
12: E
13: C
14: B
15: C
16: D
17: B
18: B
19: D
20: E