Questões de Concurso
Sobre vestígios e evidências biológicas de interesse forense em criminalística
Foram encontradas 60 questões
A interpretação de manchas de sangue em um local de crime pode revelar importantes elementos para a elucidação da dinâmica do evento. Que formato de mancha de sangue pode indicar o sentido de direção em que uma vítima imprimiu, após ser atingida por um projétil de arma de fogo?
A qualidade de um microscópio não depende apenas da ampliação, mas também do poder de resolução, que é a capacidade de distinguir pontos situados muito próximos (adjacentes) no objeto observado. Quanto maior essa capacidade, melhor a definição da imagem. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.
O uso de métodos e técnicas para análise facial, com o objetivo de identificação, deve considerar o envelhecimento da face. Assinale a alternativa que mostra uma alteração facial ocorrida em razão do envelhecimento.
VELHO, Jesus Antônio et al. Ciências forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística moderna. 3. ed. Campinas: Millenium Editora, 2017.
Pelo resultado da associação de luminol e luz UV, para revelação de manchas de sangue latentes no piso, como mostrado na figura, é correto afirmar que foi
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
I. Dependendo da ancestralidade estimada para o crânio, o posicionamento das pálpebras tem como referências anatômicas o canal lacrimal e o tubérculo malar. II. No Brasil, uma técnica com bons resultados para estimar a posição da ponta do nariz (pronasale) vale-se de um ângulo reto a partir dos pontos rhinion e prosthion. III. Os estudos clássicos de análise de espessuras de tecidos moles faciais em brasileiros baseiam-se em exames por imagem de cadáveres frescos. IV. Em caso de perdas dentais postmortem, os alvéolos vazios podem ser utilizados como parâmetros indicativos da provável localização da comissura labial. V. As técnicas de reconstrução nasal mais recentes usam como referências principais os ossos nasais, o septo nasal ósseo, a espinha nasal anterior e abertura piriforme.
É verdadeiro o que se afirma em: