Questões de Concurso Sobre vestígios e evidências biológicas de interesse forense em criminalística

Foram encontradas 60 questões

Q2895196 Criminalística

A interpretação de manchas de sangue em um local de crime pode revelar importantes elementos para a elucidação da dinâmica do evento. Que formato de mancha de sangue pode indicar o sentido de direção em que uma vítima imprimiu, após ser atingida por um projétil de arma de fogo?

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Papiloscopista |
Q2635429 Criminalística

A qualidade de um microscópio não depende apenas da ampliação, mas também do poder de resolução, que é a capacidade de distinguir pontos situados muito próximos (adjacentes) no objeto observado. Quanto maior essa capacidade, melhor a definição da imagem. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q2591107 Criminalística

O uso de métodos e técnicas para análise facial, com o objetivo de identificação, deve considerar o envelhecimento da face. Assinale a alternativa que mostra uma alteração facial ocorrida em razão do envelhecimento.

Alternativas
Q2591075 Criminalística

Imagem associada para resolução da questão

VELHO, Jesus Antônio et al. Ciências forenses: uma introdução às principais áreas da Criminalística moderna. 3. ed. Campinas: Millenium Editora, 2017.


Pelo resultado da associação de luminol e luz UV, para revelação de manchas de sangue latentes no piso, como mostrado na figura, é correto afirmar que foi

Alternativas
Q2567392 Criminalística
A utilização de recursos técnicos científicos por agentes policiais é fundamental para a prevenção e a resolução de crimes. ______ é uma substância química especial utilizada na investigação de vestígios de sangue. Este produto químico é capaz de evidenciar vestígios sanguíneos até́ então invisíveis a olho nu, sendo, portanto, um grande aliado dos peritos forenses para revelar cenas ocultas de um crime.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q2565308 Criminalística
Quanto a coleta de amostras com agulhas, é correto afirmar:
Alternativas
Q2565306 Criminalística
Quanto ao descarte de tubos contendo material biológico, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535674 Criminalística
Considere o caso hipotético a seguir: “Uma mulher foi ameaçada de morte, por meio de um bilhete de papel anônimo deixado na caixa de correspondências de sua casa. Após acionar a polícia, o mesmo foi encaminhado para análise pericial e foram encontrados quatro fragmentos de impressão digital passíveis de confronto, sendo que em um destes, havia a presença de um delta”. Tendo em vista o caso descrito e os conhecimentos aplicáveis no campo da dactiloscopia forense, em especial a revelação, classificação e análise das impressões digitais, marque a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535668 Criminalística
A Tafonomia Forense interpreta as circunstâncias ao redor do tempo da morte por meio da análise de processos naturais e artificiais que alteram a composição dos remanescentes mortais, incluídos os tecidos esqueléticos. Sobre esta área do conhecimento pericial, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IDECAN Órgão: SSP-SE Prova: IDECAN - 2023 - SSP-SE - Perito Odonto-Legal |
Q2535664 Criminalística
A identificação de vítimas de desastres em massa demanda um planejamento logístico estratégico, a fim de otimizar o desempenho das equipes periciais. Sobre o protocolo de identificação de vítimas de desastres em massa, adotado no Brasil, pela Polícia Federal, e internacionalmente advogado pela INTERPOL, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2199630 Criminalística
Um dos vestígios de interesse forense é o pelo humano. Considere que, em um local de estupro, o Perito Criminal designado ao atendimento do local coletou pelos com raiz (bulbo) e outros sem raiz do autor do crime. Diante da situação narrada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2079103 Criminalística
Uma mulher foi encontrada morta no interior de um apartamento, ao lado de um aquecedor de água metálico. Após ser transportada para o IML, o exame médico-legal constatou: I) Eritema na mão direita associado a flictenas com conteúdo rico em albuminas e cloretos; II) A face encontravase em tonalidade rósea e o sangue também estava fluido e róseo; III) A conclusão sobre a causa da morte foi asfixia do tipo mista, por monóxido de carbono. Tendo em vista o caso hipotético supradescrito no contexto da traumatologia médicolegal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2079095 Criminalística
Uma mulher foi sequestrada e um dos agressores utilizou fita adesiva transparente para fixar uma mordaça na vítima. Após as investigações policiais, o cativeiro foi descoberto e a vítima foi resgatada ilesa. Ao exame pericial no local, a fita adesiva utilizada por um dos sequestradores foi encaminhada para análise papiloscópica. No laboratório de papiloscopia, foi encontrado um fragmento de impressão digital situado na parte colante da fita adesiva. Este fragmento foi devidamente revelado e a parte adesiva da fita foi colocada em contato com um suporte secundário, de cor branca, que permitiu a identificação e análise dos pontos característicos - vide figura abaixo. Considerando este caso pericial hipotético e os fundamentos de papiloscopia, assinale a alternativa correta e que contém, respectivamente, o tipo fundamental do datilograma relacionado ao dedo do criminoso (que era o dedo mínimo da mão direita), além da posição e do código na fórmula datiloscópica.  
85.png (291×327) 
Alternativas
Q2079093 Criminalística
Um dos parâmetros para a identificação humana com finalidade pericial é a análise de imagens referentes à pessoa desaparecida que podem ser de face, de sorriso ou de tatuagens em pele. Para as imagens de tatuagem duradoura ou “definitiva”, em específico, considera-se que este método preenche o requisito da perenidade pelo fato dos pigmentos estarem inseridos profundamente à pele. No contexto de identificação humana pela análise de tatuagens “definitivas”, assinale a alternativa correta e que contém a camada específica da pele em que os pigmentos da tatuagem estão depositados
Alternativas
Q2079081 Criminalística
Sobre a técnica de reconstrução ou aproximação facial forense (AFF), a estimativa da morfologia dos caracteres faciais a partir do estudo do crânio e das diferentes populações é importante para a adequada condução da técnica. No contexto da AFF, analise as afirmações abaixo:
I. Dependendo da ancestralidade estimada para o crânio, o posicionamento das pálpebras tem como referências anatômicas o canal lacrimal e o tubérculo malar. II. No Brasil, uma técnica com bons resultados para estimar a posição da ponta do nariz (pronasale) vale-se de um ângulo reto a partir dos pontos rhinion e prosthion. III. Os estudos clássicos de análise de espessuras de tecidos moles faciais em brasileiros baseiam-se em exames por imagem de cadáveres frescos. IV. Em caso de perdas dentais postmortem, os alvéolos vazios podem ser utilizados como parâmetros indicativos da provável localização da comissura labial. V. As técnicas de reconstrução nasal mais recentes usam como referências principais os ossos nasais, o septo nasal ósseo, a espinha nasal anterior e abertura piriforme.
É verdadeiro o que se afirma em:  
Alternativas
Q2079079 Criminalística
Analise a seguinte situação hipotética: Fulano de Tal (indivíduo do sexo masculino, 23 anos) está desaparecido há seis meses e foi encontrada uma ossada com características antropológicas compatíveis com o desaparecido. Como não foram encontrados registros de tratamento médico ou odontológico que pudessem ser utilizados para a identificação, procedeu-se ao exame de DNA em um dos dentes da ossada e foi realizado o exame de paternidade com amostra-referência do pai e da mãe do desaparecido. Para marcadores do tipo STR autossômico, o perfil genético do dente do cadáver não amplificou e, alternativamente, foi realizado o sequenciamento do DNA mitocondrial do dente. No contexto da transmissibilidade de informações genéticas, assinale a alternativa correta e que possui o familiar do Fulano de Tal que poderia ser selecionado para servir como padrão de comparação utilizando DNA mitocondrial. 
Alternativas
Q2079073 Criminalística
Exames periciais acerca da maioridade legal no Brasil requerem técnicas para a estimativa de idade dental em um intervalo etário desafiador e a casuística que exemplifica este cenário é aquela relacionada com a questionada imputabilidade penal. Sobre o processo pericial de estimativa de idade que visa contribuir para elucidar fatos sobre a imputabilidade penal, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2079072 Criminalística
O processo de estimativa de idade pelos dentes pode ser utilizado em perícias no vivo e no morto. No vivo, o exame pericial pode ser solicitado em casos de dúvidas quanto à imputabilidade penal, migração clandestina, adoção e até mesmo no campo da prática esportiva. No morto, a estimativa de idade pode contribuir como informação em prol da identificação humana. Sobre as perícias de estimativa de idade pelos dentes realizadas especificamente no vivo, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2079071 Criminalística
O desenvolvimento esquelético é utilizado como fonte de informações etárias para o processo de estimativa de idade. Ossos do esqueleto apendicular, por exemplo, são analisados por meio de inspeção visual e por técnicas imaginológicas. O Grupo de Estudos em Diagnóstico Forense da Idade (Study Group on Forensic Age Diagnostics) promove as melhores práticas em prol das perícias em estimativa de idade. Sobre os parâmetros esqueléticos para a estimativa de idade e as práticas preconizadas pelo referido grupo, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2079070 Criminalística
Atualmente, as técnicas de amplificação e detecção de ácidos nucléicos estão entre as ferramentas mais valiosas na pesquisa biológica. A Reação em Cadeia da Polimerase (Polymerase Chain Reaction - PCR) se tornou a pedra angular da biologia molecular moderna em todo o mundo. Esta metodologia e suas variações permitem desde a amplificação do DNA de um dente de um cadáver esqueletizado até o diagnóstico da COVID-19 (RT-PCR). É sabido que a PCR tem três etapas que se repetem dezenas de vezes até que milhões de cópias de material genético sejam obtidas e, neste contexto, assinale a alternativa correta e que contém, respectivamente, o nome do equipamento que permite a realização da reação de PCR, bem como as duas primeiras etapas da PCR: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: D
6: A
7: D
8: B
9: C
10: D
11: B
12: D
13: D
14: E
15: E
16: C
17: E
18: C
19: D
20: E